Dragon Ball Episode of Bardock | Análise

por Renato Sousa
OVA Dragon Ball Episode of Bardock

Dragon Ball voltou neste Inverno para nos apresentar um pequeno episódio sobre o pai de Son Goku.

Esta foi, portanto, uma maneira de conhecermos melhor Bardock. Uma personagem que, até à data, apenas tinha aparecido num filme da série. Será que valeu a pena este novo episódio? Vamos ver!

 

Dragon Ball Episode of Bardock | A História

O episódio começa começa com Freeza a aniquilar Bardock, o Planeta Vegeta e os restantes Guerreiros do Espaço.

Contudo, sem se perceber muito bem como, Bardock acorda de seguida noutro planeta, num regresso ao passado. O pai de Son Goku foi acolhido por Ippana e pelo seu filho, Berry. Dois habitantes do Planeta Plant, que, supostamente, tomaram conta de Bardock antes deste acordar.

Sentindo-se enfraquecido e ainda um pouco confuso sobre esta viagem no tempo, Bardock decide ir treinar para uma caverna para recuperar as forças. A tranquilidade e a paz reinavam então no Planeta Plant.

No entanto, as coisas mudaram com a chegada de Chilled ao planeta. Depois de não ter resposta dos subordinados que tinha mandado para Plant (eliminados por Bardock), este suposto antecessor de Freeza decidiu passar pessoalmente pelo planeta.

Com a chegada de Chilled, começou o caos e a destruição naquela terra, até que Berry foi avisar Bardock do que se estava a passar. O Guerreiro do Espaço partiu então para o local dos acontecimentos, ficando frente a frente com Chilled.

Se quiser salvar a sua própria vida e o Planeta Plant, Bardock terá mesmo de levar a melhor sobre Chilled. Será que vai conseguir? Ou não terá hipótese, à semelhança do que aconteceu quando enfrentou Freeza?

 

Dragon Ball Episode of Bardock | Bardock

 

Dragon Ball Episode of Bardock | Ambiente e Enredo

Como já deu para perceber, este episódio passa-se no Planeta Plant. Um local onde habita uma espécie com uma fisionomia nunca antes vista no universo de Dragon Ball.

Ora estando nós a falar de um vídeo de 20 minutos, como se compreende é difícil formar um enredo em tão pouco tempo. Contudo, de referir que tudo gira em torno de Bardock e de Freeza. Este último nem aparece, a não ser em recordações de Bardock. Porém, por se retratar um acontecimento com o seu antecessor (Chilled), a rivalidade que sempre existiu entre estas duas personagens acaba por se manter.

 

Dragon Ball Episode of Bardock | As Personagens

Nesta secção podemos referir o inevitável Bardock. À imagem daquilo que são os Super Guerreiros, o protagonista apresenta um espírito um pouco selvagem. Este pormenor nota-se na forma como inicialmente trata Berry, a par da despreocupação que tem para com a destruição da vila onde se encontra.

De mencionar também Ippana e Berry. As duas personagens que representam os habitantes do Planeta Plant. Como já foi dito, foi esta dupla que acolheu Bardock na sua chegada ao planeta.

Olhando para a parte inimiga, temos o já muito falado Chilled. O grande adversário de Bardock neste capítulo. Esta personagem é mesmo muito parecida com Freeza em termos físicos. Como se percebe, não é possível comparar em termos de poder, dada a curta duração deste episódio.

Não há muito mais a salientar por aqui. Freeza, Zarbon e Dodoria só aparecem nos dois primeiros minutos e esses nós já conhecemos bem.

 

Anime Dragon Ball Episode of Bardock | Chilled

 

Dragon Ball Episode of Bardock | Juízo Final

Após tudo isto, tenho a dizer que este anime, baseado numa manga spin-off de Dragon Ball, demonstra bem a diferença entre algo feito por Akira Toriyama e por outro mangaká.

Nota-se bem a falta de qualidade. Por vezes é preciso ter cuidado com estas OVAs e vídeos que são lançados depois do sucesso que as respectivas séries tiveram. Isto porque por um lado podem nos fazer sentir aquela onda de nostalgia agradável, mas por outro podem denegrir um pouco a imagem do anime.

Com tudo isto não quero dizer que este episódio está péssimo. No entanto, não passa do razoável.

Há certamente que compreender o outro lado da questão. Ou seja, 20 minutos é muito pouco. Todavia, quando temos um inimigo de Bardock que não é interessante, uma ligação entre o presente e o passado bastante desconexa, e um enredo que poderia ser melhor, não podemos usar o tempo como desculpa.

Termino então esta análise dizendo a todos os interessados em ver esta OVA para o fazerem. Contudo, lembrem-se de a colocar no lugar onde esta pertence e de não fazerem comparações com aquilo que foi o Dragon Ball de Akira Toriyama.

Se já viram “Dragon Ball Episode of Bardock”, então partilhem aqui a vossa opinião pois é importante.

 

 

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.