DualSense – Comando Wireless para PlayStation 5 revelado

por Pedro Sanches
DualSense PS5 PlayStation 5 - Destaque

A Sony revelou no dia 07 de abril 2020 o comando oficial para a sua consola de nova geração – PlayStation 5.

 

DualSense – Comando Wireless para PlayStation 5 revelado

 

DualSense PS5 PlayStation 5 touch

 

Segundo a publicação no site PlayStation Blog efetuada pelo Vice Presidente da Sony, Hideaki Nishimo, desde o lançamento da PlayStation 4 que a empresa recebeu um feedback positivo relativamente ao comando DualShock 4, tanto pelas equipas de desenvolvimento dos jogos, como pela própria comunidade. Ainda assim, foram realizadas mudanças a nível visual e a nível de funcionalidades para este novo modelo.

 

Após uma análise cuidadosa, decidimos manter intacto o que os jogadores adoram no DualShock 4, além de adicionar novas funcionalidades e refinar o design.

 

A diferença mais drástica é o design do comando com uma carcaça mais uniforme. Os cantos onde se encontram os botões direcionais e os 4 botões principais de ação (circulo, cruz, quadrado e triângulo), são dotados de uma curvatura maior para um maior conforto no posicionamento das mãos dos jogadores.

O mesmo se aplica à zona superior ao Touchpad (que também ganhou uma maior área) que une as duas extremidades onde se encontra os Triggers, assim como a zona inferior onde estão posicionados os Joysticks. Para além disso, o comando foi desenhado para parecer mais pequeno e ter o menor peso possível.

Outro aspeto visual que sobressai é o uso de dois tons para o comando principal: branco e preto.

 

Tradicionalmente, os nossos comandos básicos têm uma única cor. Como é possível ver, desta vez seguimos uma direção diferente e decidimos por um design em dois tons.

 

A barra de luz que na versão do DualShock 4 se encontrava na parte superior do comando, em posição contrária ao jogador que está a usar o comando, também foi modificada, ficando agora posicionada lateralmente ao Touchpad.

Quanto aos botões e funcionalidades, há diferenças e adições.

Uma diferença visível está na forma do botão com o logótipo PlayStation. O seu formato circular do DualShock 4 foi substituído pelo formato do logótipo. 

 

Com base nas nossas discussões com os desenvolvedores, concluímos que a sensação de toque na jogabilidade, assim como o áudio, não têm sido um grande foco para muitos jogos. Tivemos uma grande oportunidade com a PS5 para inovar, oferecendo aos criadores de jogos a capacidade de explorar como eles podem aumentar esse sentimento de imersão por intermédio do nosso comando.

 

O fator imersão foi tido em conta com a adição de um sistema háptico para feedback de toque em 3D, oferecendo uma perceção tátil superior.

 

É por isso que adotamos o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que o jogador sente quando toca, como a lentidão de conduzir um carro na lama.

 

O mesmo se aplica à construção dos novos Triggers que contém um medidor de tensão que oferece o feedback correspondente ao jogador.

 

Também incorporamos Triggers adaptativos nos botões L2 e R2 do DualSense para que o jogador possa realmente sentir a tensão das suas ações, como ao puxar um arco para disparar uma flecha.

 

DualSense PS5 PlayStation 5

 

Uma das adições do DualShock 4 mais elogiadas pela comunidade, o botão “Share”, mudou o seu nome para botão “Create”.  A ideologia mantém-se: partilhar conteúdo relacionado com as sessões de jogo, em formato de vídeo e/ ou imagem. Mais detalhes serão acrescentados em breve.

A última novidade revelada trata-se da inclusão de um microfone a pensar nos jogadores que não possuem um headset. Um botão de mute foi adicionado por baixo do botão PlayStation.

A Sony começará a enviar as versões finais do DualSense para os desenvolvedores de jogos da PlayStation 5. A nova consola está agendada para a época natalícia de 2020, ainda não estando uma data definida. Mais detalhes relativos ao seu design serão disponibilizados nos próximos meses.

 


Artigos relacionados:


 

Fonte: PlayStation Blog

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.