PlayStation 5 – Data de Lançamento e Funcionalidades

por André Rodrigues
PlayStation 5 - Data de Lançamento e Funcionalidades

Esta terça-feira (8 de outubro 2019), o novo presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, anunciou no Playstation Blog oficial que a PlayStation 5 será a consola da Sony na próxima geração (9ª geração) e será lançada no Natal de 2020.

 

PlayStation 5 – Data de Lançamento e Funcionalidades:

Modelo 3D do DevKit da PS5

 

Finalmente a consola foi oficialmente anunciada e com diversas funcionalidades reveladas! Sendo que muita dessa informação foi redigida num artigo da Wired com a participação de Mark Cerny, o principal arquitecto da PS5.

Para começar, a nova PlayStation terá um SDD mais veloz e eficaz permitindo assim reduzir drasticamente os tempos de espera nos momentos de loading e acelerar a leitura dos jogos. Como sabemos, em diversos jogos com mundos gigantescos é normal haver repetição de certos elementos, como bancos e candeeiros ou até mesmo NPCs não relevantes, mas com este novo SDD essa informação repetida não será lida centenas de vezes, poupando imenso espaço no disco e aumentando drasticamente a velocidade de leitura.

As mudanças no SDD não ficarão apenas dentro nos jogos, mas também irão melhorar a forma de como os instalamos. Na nova consola, será possível instalar apenas o singleplayer ou o multiplayer de um jogo, ou até mesmo podemos instalar ambos os modos, mas depois teremos a possibilidade de desinstalar apenas um deles.

Mesmo com um SDD potente a consola correrá discos de 100GB com o seu leitor Blu-ray 4K.

 

Comparação do tempo de renderização entre PS5 e PS4

 

O IU da consola será outro aspecto a ser drasticamente melhorado. Comparado com a interface estática da PS4, a PS5 será muito mais dinâmica permitindo ter acesso a informação dos jogos sem ter que estar a “entrar e sair, entrar e sair”, como Cerny falou: “servidores de jogos multiplayer fornecem à consola uma série de partidas a que podem se juntar, em tempo real. Jogos single player irão fornecer informação como, que tipo de missões podes fazer e que recompensas poderás ter ao completá-las, e todas essas escolhas estarão visíveis no IU…”

 

O comando terá também novidades, mais especificamente na forma de como o jogo interage com o jogador. Referido no PlayStaion Blog, uma das grandes diferenças será a implementação de feedback háptico, por palavras de Jim Ryan, “com háptica, realmente sentes um feedback maior, portanto bater numa parede com um carro será muito diferente de cortar a bola num campo de futebol. Podes ainda ter uma noção de variadas texturas ao correr em campos de relva ou ao te arrastares em lama.”

Outra grande mudança está nos triggers do comando (L2 e R2), onde passaremos a ter triggers adaptativos” permitindo assim aos desenvolvedores controlar e ajustar a resistência destes botões.

(Para uma informação mais detalha e profunda da consola, é recomendado lerem o artigo da Wired onde terão toda a informação necessária)

 

 

A PlayStation 5 irá incluir uma funcionalidade para suspender o gameplay com um consumo de energia inferior ao do PlayStation 4, com um estimado poder de consumo à volta de 0.5W. O CEO da SEI referiu que se 1 milhão de utilizadores da consola utilizarem essa funcionalidade, irão poupar electricidade consumida equivalente a 1000 casas americanas.

Adicionalmente, a consola poderá ter a capacidade de ser retro compatível com jogos da PS4, já que este novo sistema é parcialmente baseado na arquitectura da antecessora.

Em abril (2019), de acordo com Mark Cerny, a consola estava em desenvolvimento há já 4 anos.

 

Fontes: Anime News Network, PlayStation Blog, Wired

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.