O apoio de Eiichiro Oda: “Nunca o conheci, mas é como um companheiro de armas”
O mangaka responsável por outra obra extensa e muito popular, One Piece, felicitou Gosho Aoyama pela longevidade de Detective Conan na coluna Mangaka Musings da Weekly Shōnen Jump:
“Nunca o conheci, mas sinto que ele é como um companheiro de armas. Sei quão árduo é chegar ao 100º volume, Aoyama-san! Parabéns pelos cem volumes de Conan!”
A Viz Media publicou no blogue da editora a tradução do comentário de Eiichiro Oda.
Eiichiro Oda congratula autor de Detective Conan pelo seu 100º Volume
O centésimo volume de One Piece fora publicado cerca de um mês antes. A obra estreou-se em 1997, três anos depois de Meitantei Conan, tendo inspirado igualmente uma série televisiva de anime que continua a sua emissão. Embora os mangakas escrevam para revistas rivais (Weekly Shōnen Jump, do grupo Shueisha, no caso de Oda; Weekly Shōnen Sunday, do grupo Shogakukan, no caso de Aoyama), o comentário veio mostrar que a relação é pautada pelo respeito e pela admiração.
Detective Conan – Sinopse
Meitantei Conan tem como protagonista Shinichi Kudou, um talentoso estudante do ensino secundário que ganha fama ao resolver vários casos criminais complicados. No decurso de uma das suas investigações, Kudou testemunha um crime que envolve substâncias ilegais, o que resulta na sua captura; os criminosos regam-no com uma droga experimental e deixam-no à sua sorte.
Quando Kudou volta a si, descobre-se no corpo de um miúdo de sete anos, apesar de manter intactos o intelecto e as memórias. Para continuar a trabalhar como investigador e talvez descobrir quem fez o seu corpo recuar no tempo, ele assume uma nova identidade, Conan Edogawa (inspirando-se nos nomes de dois mestres da literatura de mistério, Arthur Conan Doyle e Edogawa Ranpo), e torna-se assistente do detetive Mouri.