Num dos nossos scrolls pelo Instagram, tivemos a sorte de nos cruzarmos com um projecto nacional de grande qualidade: o Celensi Studio.
Este estúdio nacional foca-se inteiramente no desenvolvimento de animação e banda desenhada com fortes inspirações em anime e manga. Decidimos entrar em contacto para os conhecer melhor e para os dar a conhecer aos leitores do ptAnime.
Antes de avançar, quero agradecer à Telma e ao Raul pelo tempo disponibilizado e pelas respostas detalhadas que nos forneceram.
Entrevista ao Celensi Studio – Estúdio Português de Anime e Manga
ptAnime: O que é o Celensi Studio? Como surgiu a ideia de o criar?
Celensi Studio: Ainda que tenhamos nascido do lado ocidental, aquilo que consumíamos na infância era animes como Naruto, Sailor Moon, Dragon Ball, Doraemon, Shaman King e Do-Re-Mi (aquilo que vocês já sabem haha). Isto fez com que o anime se tornasse uma parte importante da nossa cultura. Com este modelo em mente decidimos criar a Celensi com o intuito de fazer o primeiro estúdio de anime no ocidente.
Certo dia, eu (Telma) e o Raul conhecemo-nos na Ilha da Madeira pela maior das coincidências. Falamos e adoramos o trabalho um do outro. Felizmente, como costumamos dizer, complementamos aquilo que o outro não domina. O caminho foi longo, tínhamos muita paixão mas pouco conhecimento sobre o mundo de negócio (haha ups..) então foi preciso muita tentativa e erro nesta parte, quer dizer, continuamos a aprender… Mas daqui surgiu uma dupla completamente determinada, profissional e dedicada à animação e desenho.
ptAnime: Quem são os integrantes?
Celensi Studio: O produtor e director de cor sou eu, Telma Henriques e o Realizador é o Raul Abreu. Todos os outros membros são pessoas que vêm para partes especificas dos projectos.
ptAnime: Quais são os objectivos para o futuro?
Celensi Studio: O nosso objectivo é inicialmente lançar o nosso One Shot de Mangá e mais tarde fazer a nossa longa-metragem de Anime. No meio destes projectos nossos vamos fazendo comissões, como adaptações, videoclips e promos.
ptAnime: Estão a trabalhar em algum projecto actualmente? Se sim, querem aproveitar para falar dele?
Celensi Studio: Sim, estamos agora a trabalhar na nossa Mangá, não podemos divulgar muito sobre a história ainda mas o teaser está aqui:
Ver esta publicação no Instagram
Vamos divulgar todas as nossas novidades no nosso Instagram. E agora somos mais activos nas nossas redes sociais por isso podem falar connosco e interagir com as nossas produções. Estamos também a desenvolver um videoclip de lo-fi anime com um amigo nosso. Estamos a fazer uma adaptação em anime para um livro (mas apenas um trailer, por enquanto…). E ainda uma intro de um gaming streamer da Twitch.
ptAnime: Algum dos integrantes já fez algum projecto mais conhecido ou que tenha sido visto por muita gente?
Celensi Studio: Sim, o Raul costumava desenhar para a Image Comics para a BD “Saga”, e também publicou o seu Art book “Project Agony” em Nova Iorque sob o seu pseudónimo DecadentKitty. Eu, como tenho bases de Pintura, tinha exposições por todo o nosso país.
ptAnime: Quais são as vossas inspirações?
Celensi Studio: As nossas inspirações de Anime são: FLCL, Kill la Kill, Evangelion, Steins;Gate, Mob Psycho 100, Tengen Toppa Gurren Lagann, Tekkonkinkreet, Keep your hands off Eizouken;
E em Mangá são: Oyasumi PunPun, I am a Hero, Vagabond, Evangelion, The Promised Neverland, Platinum End;
De animação ocidental são: The Amazing World of Gumball, Adventure Time.
ptAnime: Qual a vossa opinião quanto ao mercado de animação nacional?
Celensi Studio: Achamos que a animação em portugal é existente mas muito pequena e muito mal divulgada. Existem coisas experimentais, e provavelmente muita coisa que nem sabemos… Honestamente não é algo que nos orgulhamos. Pouco a pouco vamos descobrindo o trabalho de pessoas com coisas espectaculares, e felizmente criando algumas amizades pelo caminho.
Galeria de artwork do estúdio:
Podem acompanhar os projectos destes talentosos, e muito trabalhadores, artistas nas seguintes plataformas:
Podes ler aqui todas as entrevistas ptAnime, bem como todas as entrevistas traduzidas: