Faleceu Isabel Wolmar – Artista Nacional e Dobradora em Sailor Moon

por Pedro Costa

É com enorme pesar que noticiamos que, a 21 de julho 2019, faleceu a icónica Isabel Wolmar. A notícia foi avançada pelo seu amigo, Júlio Isidro.

Tinha 86 anos.

 

Faleceu Isabel Wolmar – Artista Nacional e Dobradora em Sailor Moon:

Faleceu Isabel Wolmar - Artista Nacional e Dobradora em Sailor Moon

 

Depois de uma grande carreira na rádio, Isabel entrou para a RTP em 1961 como locutora, locutora de continuidade e apresentadora de televisão. Foi ainda repórter e chegou a apresentar o Telejornal.

Júlio Isidro assinalou (excerto da sua publicação):

A Isabel Wolmar foi apresentadora do primeiro talk show na televisão portuguesa, «A minha vida dava um filme». O fim chegou, apesar de tudo, um happy end para quem viveu tanto e fez tanto na música, no teatro, cinema, publicidade, rádio e televisão.

 

Tal como recorda Júlio Isidro, as contribuições de Isabel Wolmar estendem-se a todos os campos do panorama artístico, incluindo a dobragem de séries animadas. É neste sector que a sua personalidade e talento se intersecta com o “nosso mundo”.

Isabel emprestou a sua voz nas dobragens nacionais de Sailor Moon – Navegante da Lua (Sailor Moon) e Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya).

 

Faleceu Isabel Wolmar - Artista Nacional e Dobradora em Sailor Moon

 

Em Sailor Moon, Isabel desdobrou-se, dando voz a vários inimigos, embora o destaque vá para as vozes das Navegantes de Mercúrio e Saturno.

Em Saint Seiya, a emblemática artista foi a voz em Portugal de Shun, o Cavaleiro de Andromeda, durante os primeiros 73 episódios da série.

 


É com enorme tristeza que noticiamos este óbito e oferecemos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Isabel Wolmar. Mesmo após a sua partida, todos os seus contributos para o mundo artístico e informativo jamais serão esquecidos. No que concerne à sua contribuição para o mundo anime, as vozes que protagonizou vão sem dúvida imortalizá-la no “panteão” das dobragens nacionais.

 

Fontes: Público e Wikipédia (Isabel Wolmar)

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.