Faleceu Takao Yaguchi – Mangaka de Tsurikichi Sampei

por Pedro Costa
Faleceu Takao Yaguchi - Mangaka de Tsurikichi Sampei

Foi revelado que o mangaka Takao Yaguchi faleceu no passado dia 20 de novembro num hospital em Tóquio, devido a cancro no pâncreas. Tinha 81 anos.

O anúncio foi feito pela sua filha Kaoru no Twitter do mestre, esta quarta-feira (25 de novembro). Kaoru disse ainda que o seu pai estava doente há meio ano, desde que foi diagnosticado com cancro pancreático em maio.

 


O Museu de Manga Yokote Masuda, um museu na cidade de Yokote dedicado às obras de Yaguchi-sensei, anunciou, também esta quarta-feira, que organizará um ajuntamento para celebrar e recordar o mestre, em data a definir.

 

Faleceu Takao Yaguchi – Mangaka de Tsurikichi Sampei:

 

Yaguchi-sensei nasceu em 1939 em Yokote, na prefeitura de Akita. É talvez mais conhecido pelo seu manga de pesca Tsurikichi Sampei, o qual foi serializado na Weekly Shounen Magazine (Kodansha) entre 1973 e 1983, e compilado em 65 volumes. A obra inspirou uma série anime, transmitida entre 1980 e 1982, e um filme live-action em 2009.

 

Faleceu Takao Yaguchi - Mangaka de Tsurikichi Sampei

Faleceu Takao Yaguchi – Mangaka de Tsurikichi Sampei

 

O Ministro da Edução, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia atribuiu ao mestre o Prémio de Pessoa de Mérito Cultural Regional em 2009. Esse ano marcou o seu 50.º aniversário enquanto artista profissional.

Mais recentemente, a 7 de julho, Yaguchi-sensei e Katsumi Tatsuzawa terminaram o manga Versus Gyoshin-san!. A obra era um spinoff de Tsurikichi Sampei.

 


É com grande tristeza que noticiamos este óbito e oferecemos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Takao Yaguchi-sensei. A longa carreira do aclamado mestre reflecte-se nas suas criações, as quais sem dúvida o eternizarão no coração de todos os fãs. Que descanse em paz. 🙁

 

Fonte: Anime News Network
Imagem de destaque editada a partir de foto na SANSPO.COM

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.