O Fila K Cineclube, uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objectivo divulgar e desenvolver a cultura cinematográfica e defender o cinema como arte e como linguagem, apresenta em outubro de 2020 o clico “Os Filmes da Minha Vida” que serão exibidos todas as terças-feiras no ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
Entre as quatro obras as serem apresentadas podemos contar com duas do país do sol nascente: o filme de animação Sarusuberi: Miss Hokusai e ainda o filme de horror a preto e branco Kuroneko. Os dois filmes serão exibidos nos dias 6 e 20 de outubro pelas 21h30.
Filmes Japoneses em Coimbra – Outubro 2020
Sarusuberi: Miss Hokusai
Realizador: Keiichi Hara
Argumento: Miho Maruo
Ano: 2015
Duração: 1h30
Género: Histórico, Sobrenatural, Drama, Seinen
Estúdio de Animação: Production I.G
Sinopse: A história desenrola-se em 1814 num local chamado Edo agora conhecido como Tóquio. Tetsuzo, agora nos seus cinquenta anos, tornou-se num artista muito conceituado atraindo clientes de todo o Japão ao trabalhar arduamente na sua casa-atelier. Ele passa os dias a criar peças de arte fabulosas. Conhecido pelo seu temperamento, cobra autênticas fortunas em trabalhos nos quais não está verdadeiramente interessado.
O-Ei agora com 23 anos é uma das suas quatro filhas e herdou o feitio e talento do seu pai – e muitas vezes pinta em vez dele. Décadas depois, “a Europa” descobre o imenso talento de Tetsuzo onde começa a ser conhecido pelo nome de Katsushika Hokusai, impressionando até mesmo mesmo Renoir, Van Gogh, Monet e Klimt.
No entanto muito poucos estão cientes da mulher que o assistiu ao longo da sua vida e que contribuiu para a sua arte permanecendo, no entanto, no anonimato. Esta é a história de O-Ei, a filha do mestre Hokusai, um mulher ofuscada pela grandeza do seu pai.
Trailer:
Kuroneko
Título original: Yabu no naka no kuroneko
Realizador e Argumento: Kaneto Shindo
Ano: 1968
Duração: 1h39
Género: Drama, Horror
Sinopse: Uma mulher e a sua enteada são violadas e assassinadas por samurais, durante a guerra civil. Posteriormente, uma série de samurais regressa da guerra por aquela zona e são encontrados mortos com as suas gargantas dilaceradas. O governador chama um jovem “e selvagem” herói, para suprimir o que é evidentemente um fantasma. Ele encontra duas lindas mulheres, numa linda e misteriosa cena. Após a purificação espiritual, encontra o demónio numa luta emocionante.
Trailer:
A entrada tem um custo de 1€ para os não sócios, sendo gratuita para os seus associados.
> Descobre mais artigos sobre Cinema Japonês:
- Ciclo de Cinema Japonês sobre as Relações Humanas | “Sozinhos Juntos”
- Uma Quarentena Cinéfila – Clássicos do Cinema Japonês
- Uma Pastelaria em Tóquio em exibição no ciclo ‘As Mulheres da Câmara de Filmar’
Fonte: Fila K Cineclube