Esta quinta-feira (29 de outubro de 2020), a Square Enix divulgou o website oficial de Final Fantasy XVI, no qual apresentaram mais detalhes acerca da história e personagens do antecipado título.
Final Fantasy XVI – História e Personagens Divulgadas
Após o anúncio do novo título principal da franquia Final Fantasy, no passado mês de setembro, sabemos agora detalhes mais concretos acerca dos protagonistas e do mundo que os jogadores poderão encontrar neste exclusivo PlayStation 5.
Na página principal do website somos brindados por uma mensagem de Naoki Yoshida, produtor do jogo, que diz o seguinte:
Daqui Naoki Yoshida, produtor de FINAL FANTASY XVI (isso mesmo, apenas produtor). Gostaste do trailer? As cenas apresentadas, compostas por batalhas e cutscenes, ambas executadas em tempo real, representa apenas uma fração do que a nossa equipa conseguiu desde o início do desenvolvimento deste, um jogo FINAL FANTASY totalmente novo. Nesse período de tempo, o tamanho da equipa cresceu de um pequeno conjunto de membros principais para uma unidade completa que continua a aprimorar e desenvolver o que eles criaram até agora, tudo para dar aos jogadores uma experiência incomparável em termos de história e jogabilidade.
A nossa próxima grande revelação de informações está agendada para 2021, então, enquanto isso, espero que todos se divirtam especulando, já que temos muito reservado – não apenas para o mais recente lançamento da série, FINAL FANTASY XVI, como também para FINAL FANTASY XIV. Desnecessário será dizer que estarei a trabalhar arduamente em ambos!
No que toca as novidades, podemos começar por falar na história que o jogo irá contar.
A aventura passa-se numa terra chamada Valisthea, que é rodeada por montanhas colossais de cristais cintilantes chamados Mothercrystals. Os Mothercrystals ergueram-se ao redor dos seis domínios dessa terra durante gerações, abençoando-os com Ether. Esta bênção permitiu que essas terras prosperassem e que o povo vivesse em paz. No entanto, essa harmonia foi posta em causa pelo surgimento de uma catastrófica Blight que despoletou conflitos por todo o território.
Foi também partilhado um mapa do mundo de jogo e os estandartes dos seis domínios existentes, juntamente com uma descrição do que representam.
The Grand Duchy of Rosaria
Há muito tempo, um grupo de pequenas províncias independentes no oeste de Valisthea encontrou força na união e formou o The Grand Duchy of Rosaria. Depois de anos de relativa prosperidade, o ducado encontra-se agora ameaçado pela propagação da Blight– uma ameaça que, se não fosse controlada, sem dúvida levaria o reino à ruína. Rosaria extrai o seu Ether de Drake’s Breath, um Mothercrystal situado numa ilha vulcânica ao largo da costa. O Dominador da Fénix, Eikon do Fogo, é elevado a Arquiduque quando atinge a maioridade.
The Holy Empire of Sanbreque
Sanbreque é a maior força teocrática em Valisthea. A capital sagrada do Império, Oriflamme, foi construída em torno da Drake’s Head, o Mothercrystal que abençoa as províncias vizinhas com Ether abundante. O povo tira proveito disso, vivendo com conforto e segurança sob o olhar vigilante do Santo Imperador, a quem fazem culto como sendo a encarnação viva da única e verdadeira divindade. O Dominador de (não definido) serve como o campeão do império, entrando em campo em tempos de guerra para derrotar os seus inimigos.
The Kingdom of Waloed
Waloed reivindica a totalidade de Ash, a metade oriental de Valisthea, como seu domínio. O controlo do reino sobre o continente tem sido frequentemente testado pelos orcs e outras criaturas que lá habitam, mas o governante atual – Dominante de (não definido) – conseguiu reprimir as suas rebeliões. Usando o poder do Mothercrystal do reino, Drake’s Spine, este novo rei construiu um poderoso exército, com o qual procura agora testar as fronteiras dos seus vizinhos.
The Dhalmekian Republic
A Dhalmekian Republic é composta por cinco estados, dos quais são retirados os membros do parlamento governante. O seu Mothercrystal, Drake’s Fang, está meio escondido no coração de uma cordilheira – o controlo da república sobre ele, e o seu Ether, garante a obediência de grande parte do sul de Valisthea. O Dominador de Titan, Eikon da Terra, é instalado como um conselheiro especial do parlamento e tem uma palavra significativa na tomada de decisões.
The Iron Kingdom
Este domínio trata-se de um pequeno grupo de ilhas ao largo da costa de Storm, a metade ocidental dos reinos gémeos de Valisthea. Aqui reina uma fé suprema que adora cristais, a Crystalline Orthodox. O Iron Kingdom controla Drake’s Breath, o Mothercrystal que fica no coração de uma das suas ilhas – há muito uma fonte de disputa com a vizinha Rosaria. Isolados e distantes das nações do continente, os Ironblood falam a sua própria língua. A doutrina ortodoxa defende que os Dominantes são abominações profanas, e qualquer um deles que tenha o azar de nascer nas ilhas é executado.
The Crystalline Dominion
O Crystalline Dominion fica no coração de Valisthea, construído em torno do mais alto de todos os Mothercrystals, Drake’s Tail. Muitas batalhas sangrentas foram travadas pelo controlo deste pequeno pedaço de terra devido à sua importância estratégica, até que os reinos em guerra finalmente concordaram num armistício. Como parte do tratado de paz, as ilhas ao redor de Drake’s Tail tornaram-se um domínio autónomo liderado por um conselho de representantes das nações vizinhas – cada reino beneficiando de igual direito à Bênção do Mothercrystal. Nenhum Dominante faz a sua casa lá.
Aqueles que conhecem a série Final Fantasy, sabem que os Eikons são os habituais “Summons” que os jogadores normalmente podem usar em combate. Estas criaturas terão uma forte ligação à narrativa, já que estarão associadas a alguns dos representantes dos Domínios. No trailer “Awakening“, pudemos ver Eikons como a Fénix, Titan, Shiva e Ifrit. Segundo o produtor do jogo, mais serão revelados em 2021.
Já no que toca às personagens, foram revelados três nomes que iremos acompanhar ao longo da aventura: Clive Rosfield, Joshua Rosfield e Jill Warrick (da esquerda para a direita na imagem).
O trailer “Awakening” criou muita especulação em volta das personagens mostradas. Sobretudo, entre o jovem cavaleiro que dava a entender tratar-se do protagonista, e o que parecia ser uma versão mais velha do mesmo, com a cara tatuada. Foi agora confirmado que ambas as personagens tratam-se de Clive Rosfield, com alguns anos de diferença. Ele é, de facto, o personagem principal que será controlado pelo jogador. Clive é filho de Archduke of Rosaria e é o protetor do seu irmão mais novo, Joshua, o qual tem o poder de dominar o Eikon da Fénix, como é possível ver no trailer. Joshua concedeu a Benção da Fénix a Clive dando-lhe a habilidade de controlar uma parte do fogo da Eikon. No entanto, à medida que a história se desenvolve, uma grande tragédia abate-se sobre ambos.
Já a terceira personagem, Jill Warrick, cresceu juntamente com os dois irmãos. Quando era mais nova, Jill foi levada da sua terra natal nos territórios do Norte, uma nação que jurou lealdade ao Grand Duchy of Rosaria, para se tornar uma protetora do território, assegurando a paz entre os dois domínios.
Final Fantasy XVI será exclusivo PlayStation 5 e ainda se encontra sem data de lançamento definida. No entanto, estão prometidas mais novidades já no próximo ano, 2021.
Artigo Relacionado
Final Fantasy é um franquia de videojogos criada por Hironobu Sakaguchi e desenvolvida pela Square Enix. O primeiro jogo da franquia foi lançado em 1987 e conta com 15 sequelas e conta com vários spin-offs e adaptações para outras médias.
Mais recentemente, em março de 2020, foi lançando o remake do aclamado Final Fantasy VII lançado originalmente em 1997.
Os interessados podem ainda ler aqui a nossa análise ao mais recente Remake do Final Fantasy VII
Fonte: Final Fantasy XVI Official Website
Comentários sobre post