Granblue Fantasy: Versus é o mais recente jogo de luta tradicional da Arc System Works conhecida por jogos como BlazBlue e Guilty Gear. O jogo de luta é baseado na franquia Granblue Fantasy conhecida pelo jogo de telemóvel em formato Gatcha e pela sua adaptação anime.
Para além dos modos normais presentes num jogo de luta o Granblue Fantasy: Versus oferece ainda um modo história no estilo RPG e Brawler Co-op com uma história original que acontece no universo do jogo de telemóvel. Nos modos de luta tradicional foram ainda introduzidas várias mecânicas para ajudar a ultrapassar as dificuldades, que geralmente os novatos encontram ao entrar neste género de jogo.
Em seguida podem ver as informações detalhadas sobre o jogo:
Granblue Fantasy: Versus | |
---|---|
Plataformas | Steam, Playstation 4 |
Publicadora | XSEED Games, Marvelous |
Desenvolvedora | Arc System Works |
Género | Luta, Arcade , Anime, RPG |
Data de Lançamento | 27 de Março de 2020 (Europa) |
Graças à Marvelous vamos assim poder analisar e dar-vos a conhecer o jogo Granblue Fantasy Versus.
Granblue Fantasy: Versus – Análise ao jogo
Embora o jogo só tenha chegado à Europa várias semanas após o lançamento na Ásia, os fãs ocidentais dos jogos de luta mantiveram o seu Hype ao ver os jogadores profissionais japoneses a jogar. Muitos destes fãs não conseguiram aguentar o Hype gerado na Internet, o que os levou a optarem jogar a versão japonesa para poderem batalhar mais cedo.
Com os fãs de jogos de luta interessados no jogo, a Arc System Works tinha também que arranjar uma maneira de chamar a atenção e ajudar os fãs do jogo de telemóvel que iriam experimentar este género pela primeira vez. O que levou à criação de um modo RPG e várias mecânicas para ajudar a ultrapassar as dificuldades que geralmente os novatos encontram nos jogos de luta.
Ao longo desta análise vamos dar a conhecer os modos e mecânicas criadas a pensar nos novatos, dando assim menos ênfase aos modos presentes em todos os jogos de luta como o modo Arcade e Versus (Local ou Online).
Modo História (RPG MODE) – Análise ao jogo
Um dos aspetos únicos de Granblue Fantasy: Versus é o RPG Mode que funciona como um modo história. Ao contrário dos outros jogos de luta este oferece um género de jogo completamente diferente, misturando aspetos visual novel, RPG, Brawler e Gatcha.
Neste modo o jogador é assim apresentado à história de Granblue Fantasy, através de uma visual novel enquanto completa as várias missões no estilo brawler. Para dificultar um pouco as coisas, o jogo introduziu ainda várias mecânicas RPG onde o jogador precisa de escolher o melhor equipamento e aperfeiçoá-lo para conseguir concluir a missão com maior facilidade.
Ao progredir na história várias funcionalidades vão sendo desbloqueadas. Algumas destas funcionalidades incluem um gatcha, uma torre de Babyl e um modo Co-op.
- No modo gatcha o jogador poderá tentar a sua sorte para desbloquear várias armas raras que não se podem desbloquear durante o jogo normal;
- Na torre de Babyl o jogador terá a hipótese de tentar subir a torre onde terá que enfrentar vários desafios que vão dificultando a cada andar;
- No modo Co-op o jogador poderá pedir ajuda e ajudar outros jogadores online/local nas missões da história (Também existe a opção de pedir ajuda a um CPU).
Surpreendentemente este modo apresenta bastante conteúdo e demora o suficiente a concluir para justificar um fã da franquia comprar o jogo mesmo que só pretenda jogar este modo.
Jogo de Luta Tradicional – Análise ao jogo
Quanto aos modos de jogo de luta tradicional, Granblue Fantasy: Versus apresenta uma jogabilidade e funcionalidades ao nível do que os fãs esperam de um jogo da Arc System Works. O jogo apresenta assim um tutorial vasto, um modo de treino completo e um modo online com um netplay bom o suficiente para conseguir batalhar online.
Embora o jogo tenha uma pequena quantidade de personagens, estas são bastante variadas e diferentes entre si. Esta enorme diversidade entre as personagens torna-as únicas fazendo com que as batalhas sejam interessantes e não repetitivas.
Para ajudar os novatos de jogos de luta foi ainda introduzida uma nova mecânica que realiza a motion dos ataques especiais pelo jogador. Algo próximo ao que a franquia Smash Bros. já tinha feito onde ao clicar no botão especial faz um ataque diferente dependendo da direção pressionada.
Tornando assim o Granblue Fantasy: versus o jogo de luta mais fácil para novatos. Sendo as motions um dos motivos pelo qual os jogadores casuais acham este género complicado.
Embora o botão especial tenha uma pequena desvantagem ao tornar o cooldown dos ataques, maior esta mecânica faz com que os jogadores novatos tentem gradualmente aprender as motions e assim melhorar.
Vale ainda a pena referir que a jogabilidade é próxima aos jogos de Blazblue com 4 ataques diferentes e uma habilidade única. E tal como Blazblue este apresenta várias mecânicas complexas que tornam o jogo mais interessante para os jogadores competitivos.
Granblue Fantasy: Versus– Juízo Final
Embora nunca tenha tido contacto com a série Granblue Fantasy fora deste jogo, a sua jogabilidade é boa o suficiente para chamar à atenção os fãs de jogos de luta. Para os fãs de Granblue Fantasy o jogo criou ainda várias funcionalidades para chamar a atenção dos fãs que não tenham experiência com o género.
Tornando assim Granblue Fantasy: Versus fácil de recomendar tanto aos fãs de jogos de luta como aos fãs de Granblue.
Análises
Granblue Fantasy: Versus
Embora nunca tenha tido contacto com a série Granblue Fantasy fora deste jogo, a sua jogabilidade é boa o suficiente para chamar à atenção os fãs de jogos de luta. Para os fãs de Granblue Fantasy o jogo criou ainda várias funcionalidades para chamar a atenção dos fãs que não tenham experiência com o género.
Os Pros
- De Fácil Introdução a novatos
- Modo história único
- Personagens variadas
- Conteúdo tanto para jogadores casuais como competitivos
Os Contras
- História confusa para quem não conhece a franquia
- Conteúdo Single-Player demasiado fácil para jogadores competitivos