Granblue Fantasy: Versus – Análise ao Jogo

por Bruno Sales

Granblue Fantasy: Versus é o mais recente jogo de luta tradicional da Arc System Works conhecida por jogos como BlazBlue e Guilty Gear. O jogo de luta é baseado na franquia Granblue Fantasy conhecida pelo jogo de telemóvel em formato Gatcha e pela sua adaptação anime.

Para além dos modos normais presentes num jogo de luta o Granblue Fantasy: Versus oferece ainda um modo história no estilo RPG e Brawler Co-op com uma história original que acontece no universo do jogo de telemóvel. Nos modos de luta tradicional foram ainda introduzidas várias mecânicas para ajudar a ultrapassar as dificuldades, que geralmente os novatos encontram ao entrar neste género de jogo.

 

Em seguida podem ver as informações detalhadas sobre o jogo:

Granblue Fantasy: Versus
Plataformas Steam, Playstation 4
Publicadora XSEED Games, Marvelous
Desenvolvedora Arc System Works
Género  Luta, Arcade , Anime, RPG
Data de Lançamento 27 de Março de 2020 (Europa)

 

Graças à Marvelous vamos assim poder analisar e dar-vos a conhecer o jogo Granblue Fantasy Versus.

 

Granblue Fantasy: Versus – Análise ao jogo

Embora o jogo só tenha chegado à Europa várias semanas após o lançamento na Ásia, os fãs ocidentais dos jogos de luta mantiveram o seu Hype ao ver os jogadores profissionais japoneses a jogar. Muitos destes fãs não conseguiram aguentar o Hype gerado na Internet, o que os levou a optarem jogar a versão japonesa para poderem batalhar mais cedo.

Com os fãs de jogos de luta interessados no jogo, a Arc System Works tinha também que arranjar uma maneira de chamar a atenção e ajudar os fãs do jogo de telemóvel que iriam experimentar este género pela primeira vez. O que levou à criação de um modo RPG e várias mecânicas para ajudar a ultrapassar as dificuldades que geralmente os novatos encontram nos jogos de luta.

 

Granblue Fantasy: Versus - Análise ao Jogo

Menu Inicial

 

Ao longo desta análise vamos dar a conhecer os modos e mecânicas criadas a pensar nos novatos, dando assim menos ênfase aos modos presentes em todos os jogos de luta como o modo Arcade e Versus (Local ou Online).

 

Modo História (RPG MODE) – Análise ao jogo

Um dos aspetos únicos de Granblue Fantasy: Versus é o RPG Mode que funciona como um modo história. Ao contrário dos outros jogos de luta este oferece um género de jogo completamente diferente, misturando aspetos visual novel, RPG, Brawler e Gatcha.

Neste modo o jogador é assim apresentado à história de Granblue Fantasy, através de uma visual novel enquanto completa as várias missões no estilo brawler. Para dificultar um pouco as coisas, o jogo introduziu ainda várias mecânicas RPG onde o jogador precisa de escolher o melhor equipamento e aperfeiçoá-lo para conseguir concluir a missão com maior facilidade.

 

Visual novel RPG Mode

Visual Novel durante o Modo RPG

 

Ao progredir na história várias funcionalidades vão sendo desbloqueadas. Algumas destas funcionalidades incluem um gatcha, uma torre de Babyl e um modo Co-op.

  • No modo gatcha o jogador poderá tentar a sua sorte para desbloquear várias armas raras que não se podem desbloquear durante o jogo normal;
  • Na torre de Babyl o jogador terá a hipótese de tentar subir a torre onde terá que enfrentar vários desafios que vão dificultando a cada andar;
  • No modo Co-op o jogador poderá pedir ajuda e ajudar outros jogadores online/local nas missões da história (Também existe a opção de pedir ajuda a um CPU).

 

Co-op RPG Mode

Missão do Modo RPG

 

Surpreendentemente este modo apresenta bastante conteúdo e demora o suficiente a concluir para justificar um fã da franquia comprar o jogo mesmo que só pretenda jogar este modo.

 

Jogo de Luta Tradicional – Análise ao jogo

Quanto aos modos de jogo de luta tradicional, Granblue Fantasy: Versus apresenta uma jogabilidade e funcionalidades ao nível do que os fãs esperam de um jogo da Arc System Works. O jogo apresenta assim um tutorial vasto, um modo de treino completo e um modo online com um netplay bom o suficiente para conseguir batalhar online.

Embora o jogo tenha uma pequena quantidade de personagens, estas são bastante variadas e diferentes entre si. Esta enorme diversidade entre as personagens torna-as únicas fazendo com que as batalhas sejam interessantes e não repetitivas.

 

Granblue Fantasy Versus Personagens

Menu de seleção de Personagens

 

Para ajudar os novatos de jogos de luta foi ainda introduzida uma nova mecânica que realiza a motion dos ataques especiais pelo jogador. Algo próximo ao que a franquia Smash Bros. já tinha feito onde ao clicar no botão especial faz um ataque diferente dependendo da direção pressionada.

Tornando assim o Granblue Fantasy: versus o jogo de luta mais fácil para novatos. Sendo as motions um dos motivos pelo qual os jogadores casuais acham este género complicado.

Embora o botão especial tenha uma pequena desvantagem ao tornar o cooldown dos ataques, maior esta mecânica faz com que os jogadores novatos tentem gradualmente aprender as motions e assim melhorar.

 

Vale ainda a pena referir que a jogabilidade é próxima aos jogos de Blazblue com 4 ataques diferentes e uma habilidade única. E tal como Blazblue este apresenta várias mecânicas complexas que tornam o jogo mais interessante para os jogadores competitivos.

 

Granblue Fantasy: Versus– Juízo Final

Embora nunca tenha tido contacto com a série Granblue Fantasy fora deste jogo, a sua jogabilidade é boa o suficiente para chamar à atenção os fãs de jogos de luta.  Para os fãs de Granblue Fantasy o jogo criou ainda várias funcionalidades para chamar a atenção dos fãs que não tenham experiência com o género.

Tornando assim Granblue Fantasy: Versus fácil de recomendar tanto aos fãs de jogos de luta como aos fãs de Granblue.

 

Granblue Fantasy: Versus - Análise ao Jogo

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.