Jogos e Anime Contribuem para Crimes Violentos – Político Japonês

por Pedro Costa
Jogos e Anime Contribuem para Crimes Violentos - Político Japonês

No domingo da semana passada, o membro da Câmara dos Conselheiros, Ichita Yamamoto, membro do Partido Liberal Democrata do Japão, apareceu no mais recente episódio do Shin Hōdo 2001talk-show de discussão política.

Os participantes no programa, discutiram o recente caso de Takahiro Shiraishi, um suspeito serial killer de 27 anos preso pela polícia em Zama (Prefeitura de Kanagawa), após serem encontradas partes de nove corpos no seu apartamento.

Yamamoto disse que videojogos e anime tiveram, provavelmente, um papel no caso.

 

Jogos e Anime Contribuem para Crimes Violentos – Político Japonês:

Jogos e Anime Contribuem para Crimes Violentos - Político Japonês

 

Ele disse que os jogos têm uma influência em atividade criminal, quando as pessoas se tornam incapazes de distinguir entre o mundo fictício e real.

Yamamoto disse que histórias com crimes grotescos parecidos com os homicídios em série de Zama, existem no mundo anime.

Ele acredita que tal conteúdo pode influenciar pessoas a cometer crimes no mundo real. Ele pediu vigilância online para prevenir crimes relacionados, antes de acontecerem (como seria dito no seu país, e muito usado em anime, ばか!).

 

Jogos e Anime Contribuem para Crimes Violentos - Político Japonês

 

Alguns comentadores online responderam com desaprovação ao pedido de Yamamoto para um aumento na regulação. Muitas pessoas acreditam que ele está, erradamente, a colocar a culpa em videojogos e anime.

Outros comentadores denotarm, ainda, que televisão, filmes, e jogos smartphone, podem ter tanto impacto na atividade criminal como videojogos e anime (outros a desviarem o ónus da culpa das decisões que os seres humanos tomam).

 

Jogos e Anime Contribuem para Crimes Violentos - Político Japonês

 

O Departamento da Polícia Metropolitana prendeu Shiraishi há duas semanas, por suspeita de abandono de cadáver. É expectável que seja acusado de homicídio. A polícia encontrou corpos na sua casa, após responderem a um relatório de pessoa desaparecida. De acordo com a polícia, Shiraishi admitiu ter assassinado as vítimas, e desmembrado os seus corpos, depois de contactar pessoas que tinham postado online sobre suicídio.

 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.