Título: Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!
Adaptação: Light Novel
Produtora: Studio Deen (Kore wa Zombie desu ka?, Higurashi no Naku Koro ni)
Géneros: Comédia, Fantasia, Aventura, Sobrenatural
Ficha Técnica: Indisponível
KonoSuba | Enredo
KonoSuba conta-nos a história de Kazuma, um jovem viciado em videojogos que teve uma morte pouco digna. Ao passar para o lado de lá, Kazuma encontra a deusa Aqua que lhe faz uma proposta curiosa. Ele poderia optar entre ir para o céu – um lugar deveras aborrecido segundo a deusa – ou ser teletransportado para uma realidade alternativa.
Essa realidade alternativa seria um mundo bem parecido com um jogo RPG, logo Kazuma iria divertir-se bastante. Caso o otaku aceitasse a proposta este poderia levar consigo qualquer item que desejasse. Num ato de astúcia, o jovem pede para levar consigo Aqua. Esta ri-se da ousadia dele e nega. Nesse momento, outra deusa aparece e teletransporta-os para o mundo, deixando Aqua sem alternativa.
Agora Kazuma terá de viver nesta realidade até conseguir matar o Rei Demónio. Contudo, se Aqua antes possuía a postura digna de uma deusa, agora parece uma criança de cinco anos que apenas consegue chorar e fazer exigências sem nexo.
Como se isso não bastasse para infernizar a vida do protagonista, ao contrário do que seria de se esperar, neste “jogo” os iniciantes não têm ajuda. Não têm dinheiro ou direito a regalias. Sendo assim, a única opção da dupla é juntar-se a uma guild e tentar assim subir o seu nível. Porém, sem poderes ou habilidades, revela-se realmente difícil derrotar até os inimigos mais fracos. Então, Kazuma decide tentar recrutar jogadores para a sua pequena equipa. E engane-se quem pense que isso foi a solução para todos os problemas. As duas mulheres que se juntam à aventura são quase tão inúteis como Aqua. E assim, o nosso herói tenta enfrentar os perigos de um mundo desconhecido acompanhado de três “guerreiras” fracassadas e com técnicas de luta peculiares.
A verdade é que KonoSuba foi um dos animes que mais passou despercebido antes da estreia. O estúdio por de trás da obra não inspirava grande confiança, sendo assim ninguém criou hype ou prestou muita atenção na série. E ainda bem que assim foi. Quando expectativas não são criadas a probabilidade de desilusão é bem menor. Contudo, logo no primeiro episódio, KonoSuba conseguiu surpreender e mostrar o porquê de se tratar de um anime de comédia.
Porquê que Konosuba se tornou tão adorado com o decorrer da temporada?
Realmente o anime não trás conceitos muito inovadores, no entanto nenhuma outra obra de RPG/Jogos utilizou a comédia de um modo tão exuberante outrora. Normalmente este tipo de animes são palco de lutas e de confrontos épicos. KonoSuba por sua vez mantém o foco numa aventura de sobrevivência com personagens retardadas.
Um dos grandes segredos da obra é o facto de haver sempre alguma coisa acontecer. Raramente existem momentos de longas explicações ou entediantes conversas. Sejamos sinceros, não estamos propriamente presentes a um enredo complexo que exija muitos esclarecimentos.
KonoSuba é isso mesmo. Um anime leve e divertido que usa a comédia de modo brilhante. Não existem de facto cenas sérias. Quando acontece algo mais profundo e tu pensas que a história vai finalmente apresentar algum dilema crítico, tens duas opções:
– Alguma coisa completamente inusitada e ridiculamente parva acontece. Até hoje tenho a teoria do autor ter escrito a Light Novel sobre o efeito de álcool;
– A Aqua dá uso à inteligência que não tem e qualquer sentimento e empatia que tinhas com o drama da personagem vai pelo cano a baixo;
Pessoalmente, houve momentos em que eu não sabia se ria ou se ficava com cara de paisagem a olhar para o ecrã. No primeiro episódio tu divertes-te imenso e achas que o anime não pode elevar o nível de comédia tosca, mas acredita em mim: pode e vai. E isso acaba por ser outro ponto forte do anime. O facto de sermos surpreendidos a cada episódio que passa, a maneira original como as personagens são introduzidas, o decorrer das aventuras e as peripécias estapafúrdias dos protagonistas são fatores a louvar. Depois de se assistir o anime inteiro compreende-se perfeitamente a forma inteligente como cada elemento foi estrategicamente colocado de forma a interligar todos os componentes da comédia.
KonoSuba não é só mais uma comédia retardada. Não me entendam mal, continua a ser um anime idiota em todo o seu primor. Mas o modo como a narrativa é construída aliada a boas personagens faz com que este se distinga dos demais.
KonoSuba | Personagens
Eu tenho uma teoria: quando não consegues dizer qual a personagem que gostas mais, uma vez que todas te atraem, é porque a obra fez um ótimo trabalho.
Kazuma é um jovem adolescente, que mostrou audácia e astucia em cada passo que deu no anime. Contudo, como qualquer adolescente na puberdade, tem uma veia de tarado. E apesar de KonoSuba não ser um ecchi ou ter fan service existem algumas cenas de cariz sexual.
É complicado falar da Aqua… A Aqua é aquilo que se pode chamar simplesmente de “cúmulo da idiotice humana”. Como é que esta atingiu o estatuto de deusa ninguém sabe, mas a verdade é que esta exige que reconheçam o seu título. Porém naquele mundo ninguém está interessado na grandiosidade dela. Portanto, a deusa da água só sabe chorar e fazer disparates, criando planos que claramente nunca correm como esperado. Lembrando que esta também abana o rabo freneticamente quando está feliz.
Megumin é uma maga que adora explosões. Gosta de explodir tudo o que lhe aparece à frente com uma agravante: sempre que usa os seus poderes quase que fica em coma. Portanto, se os inimigos forem derrotados com a sua bomba, tudo bem. Caso contrário, além de ser necessário prosseguir a batalha sem ela, alguém terá de a levar ao colo para casa.
Darkness é uma masoquista que adora ser maltrata e que passa o anime inteiro a ter orgasmos quando a atacam. Apesar de ser uma cavaleira forte, esta nunca acerta no alvo. Sim, mais uma combatente inútil para o bando.
Perante este panorama surge a questão: como diabos será possível derrotar um inimigo? Óbvio que não posso responder sem dar spoiler, portanto vamos deixar a pergunta em aberto.
São personagens bem diferentes e engraçadas, que é exatamente o que é necessário para um anime deste naipe ter sucesso.
KonoSuba | Ambiente
A arte/animação de KonoSuba não é medíocre. Contudo o Studio Deen não é propriamente o melhor estúdio da atualidade, sendo KonoSuba um dos mais recentes sucessos da produtora. O nível técnico da obra fica um pouco aquém da maioria dos animes da sua temporada. Porém, as cores são vibrantes e a animação consegue ser fluída. O design das personagens é bem bonito visualmente e os ambientes de um RPG medieval são interessantes. Mesmo não reconhecendo o primor do anime neste quesito, continuo a considerá-lo esteticamente apelativo.
A banda sonora do anime é excelente. A própria abertura foi considerada, segundo os fãs japoneses, a melhor da temporada. Pessoalmente acho que foi um título merecido. A escolha das músicas que orquestram os episódios dão ênfase à comédia e adequam-se às cenas. O que a obra pecou a nível visual, aplicou na sua banda sonora.
KonoSuba| Juízo Final
É difícil conseguir criticar KonoSuba em algum aspeto. Não porque o anime seja perfeito e não tenha nenhuma lacuna, mas é uma obra bastante consistente. Não baixa a qualidade no decorrer dos episódios e não perde a piada – algo que acontece em muitos animes de comédia. Pelo contrário, o anime supera-se de episódio para episódio, e não se torna repetitivo. Honestamente, obras coesas que mantêm o nível ao longo de toda a temporada são raras.
Outro aspeto que dificulta a tarefa de construir uma crítica é o facto de este ser original. No início muitos julgavam que este seria uma cópia de No Game no Life ou DanMachi e a verdade é que, mesmo tendo conceitos em comum, KonoSuba continua a ter os seus diferenciais.
Julgo que o maior “problema” do anime é ter um público-alvo muito restrito. Se não são fãs de comédia certamente vão achar o anime ridículo. Então, o meu conselho final é: se gostarem de obras retardadas entrem na aventura! E quando terminarem lembrem-se que a segunda temporada já foi confirmada, então a jornada não acaba aqui.
Pessoalmente, espero poder fazer a análise da continuação desta obra muito em breve.
Análises
KonoSuba
Um anime de comédia retardada muito consistente em todos os aspetos.
Os Pros
- Comédia
- Personagens
- Animação
Os Contras
- Precisa de mais algum desenvolvimento