O Tribunal da Prefeitura de Quioto anunciou publicamente o veredicto de Shinji Aoba, responsável pelo incêndio no edifício Studio 1 do Kyoto Animation (Julho de 2019), no qual morreram 36 pessoas e 33 ficaram feridas.
Os procuradores acusaram o arguido dos crimes de homicídio, homicídio na forma tentada, fogo posto, invasão de propriedade e violação da lei de porte de armas de fogo e espadas, sendo por isto sentenciado a pena de morte.
A procuração já havia declarado a sua intenção em tentar que fosse aplicada a pena de morte. A defesa tentou reduzir a pena, sob argumento de Aoba não se encontrar mentalmente estável durante o ataque. O juiz determinou que Aoba era criminalmente responsável.
Kyoto Animation – Responsável pelo incêndio condenado a Pena de Morte
De acordo com relatórios policiais, o suspeito tinha alegado que a Kyoto Animation lhe “roubara” a sua light novel. A polícia descobriu que o homem havia, de facto, enviado vários trabalhos aos estúdios, mas a Kyoto Animation nega ter usado qualquer das histórias num dos seus anime. Fontes de investigação também relataram não ter encontrado semelhanças entre os projectos de animação dos estúdios e os trabalhos da autoria do suspeito.
Foi no dia 18 de Julho de 2019 que deflagrou o incêndio devastador que destruiu uma parte importante do Studio 1 da Kyoto Animation e pôs em risco a vida de cerca de 70 pessoas que se encontravam no interior do edifício na altura do incidente. Entre as vítimas e os feridos contaram-se trabalhadores da Kyoto Animation e um indivíduo alheio ao estúdio que sofreu ferimentos ligeiros por inalação de fumo enquanto se deslocava para o seu local de trabalho.
Os trabalhos de demolição do edifício Studio 1 foram concluídos em 28 de Abril de 2020. O estúdio recomeçou a recrutar trabalhadores em Julho do mesmo ano.
Fonte: Anime News Network