A LEGO é uma companhia muito conhecida por conseguir pegar nos conteúdos mais famosos da cultura pop e criar sets de blocos bastante bonitos e fiéis a sua forma original e um dos sets que foi mais original e incrível de se brincar foi o LEGO Super Mario.
A ideia dos sets é bastante simples. Cada set vem com um conjunto de obstáculos e inimigos e a pessoa monta a fase como quiser. Para atravessar cada fase tem a sua disposição uma figura do Mario, ou Luigi, que reage mediante o piso em que está e o movimento que executa. Para descobrir o piso em que está a figura usa um sistema de luzes na parte inferior que lê a cor do bloco (ou conjunto de cores) e depois expressa a reação adequada.
Se avaliarmos bem o processo que levou à criação de LEGO Super Mario e a posição em que se encontra atualmente, dá para observar que houve muito trabalho investido em fazer algo que deixaria tudo e todos espantados e ,apesar de já terem passado quase dois anos desde o seu lançamento original, isto pode ser apenas o início de algo muito maior.
LEGO Super Mario – Uma ideia divertida com um grande futuro pela frente
Começando pelo início, LEGO Super Mario foi uma ideia que nasceu no verão de 2015 quando a Nintendo propôs uma colaboração com a The LEGO Group para a criação de um produto. Após várias reuniões que englobaram bastantes ideias, foi passado para a equipa de desenvolvimento, a qual, maioritariamente, queria uma figura interativa e a única regra que eles tinham de seguir era que teria de ser algo que só a LEGO e a Nintendo conseguiriam fazer em conjunto.
Quando a colaboração entre as duas entidades ficou mais fortalecida, foi decidido que a responsabilidade do design da figura seria de Jonathan Bennink, designer sénior na LEGO que anteriormente trabalhou em LEGO Dimensions.
Bennink inspirou-se em algumas ideias que teve no seu projecto anterior, mas decidiu fazer o oposto de LEGO Dimensions. Se o jogo trazia as figuras para o videojogo então eles teriam de trazer o videojogo para a vida real. Para além disso, uma das suas maiores inspirações veio de Super Mario Maker, no qual as pessoas têm a liberdades de criar os níveis da forma que quiserem.
Para a criação da figura foram necessários dois anos de desenvolvimento que envolveram várias ideias e prototipagem de diferentes tipos de tecnologia, algumas incluindo até realidade aumentada e realidade virtual. De todas essas ideias, mais de 6 mil protótipos foram rejeitados pela Nintendo a fim de garantirem a qualidade do produto, algo que foi revelado por Bennink numa entrevista.
Nunca tivemos um parceiro que nos desafiasse na segurança e qualidade e isso foi a primeira vez. Nós mandamos sempre um Mario para eles, eles rejeitaram 6000 vezes. Esta é a qualidade da Nintendo – foi algo novo para nós.
Jonathan Bennit em entrevista para a Nintendo Life em 2020
No final, foram necessários quatro anos para desenvolver a ideia, algo que não deixou a chefia da LEGO muito contente, mas que foram necessários para poder criar algo divertido que todos os fãs iriam gostar e, finalmente, no Dia do Mario (10 de março) tivemos o primeiro teaser do que estaria para chegar.
“It’s-a me, LEGO Mario!”
Stay tuned… #LEGO #LEGOSuperMario #Nintendo pic.twitter.com/kSoboRFX2q— LEGO (@LEGO_Group) March 10, 2020
Dois dias depois tivemos o primeiro trailer oficial de LEGO Super Mario, revelando como iria funcionar e as possibilidades que davam às pessoas de brincar com estes sets e, a partir daí, a criação de sets não parou. Atualmente, a LEGO já lançou a volta de 40 sets de LEGO Super Mario, variando entre packs de iniciante, expansões, power-ups e até algumas ideias fora da caixa.
Algumas delas foram o set LEGO Nintendo Entertainment System, uma réplica da mítica consola juntamente com uma televisão a jogar Super Mario e o set LEGO Super Mario 64 ? Block, uma recriação do enorme cubo amarelo que incluía alguns dos níveis mais conhecidos do jogo. Ambos os sets, apesar de não poderem ser usados juntamente com os outros de LEGO Super Mario, permitiam conectar a figura interativa para emitir certos sons enquanto se brincava com o set.
Os sets LEGO Super Mario têm trazido diversão garantida quando chegam a qualquer mesa, tal como já tivemos a oportunidade de averiguar. Caso queiram saber a nossa opinião sobre os sets, podem assistir abaixo ao nosso vídeo no qual falamos mais sobre a montagem e a aplicação criada para acompanhar as sessões de brincadeira.
Com a relação entre a Nintendo e a LEGO muito bem estabelecida a pergunta que nos vem à cabeça é “O que vem a seguir?”. Os sets lançados mais recentemente são expansões inspiradas em Luigi’s Mansion, um conjunto de sets que foram muito pesquisados aquando da sua revelação.
Podemos prever que no futuro vamos ter mais sets inspirados em jogos da série, talvez até em jogos como Super Mario Odyssey, Sunshine ou Galaxy. Jogos como esses a serem recriados em LEGO abrem possibilidades infinitas para aquilo que podem ser horas a fio de diversão.
Ao mesmo tempo, a recriação destes jogos pode ser uma tarefa demasiado complexa tendo em conta que LEGO Super Mario só tem recriado níveis, e esses jogos são mais focados em áreas abertas para explorar.
Outra possibilidade que existe era termos a TT Games desenvolver um jogo de LEGO Super Mario ao lado da Nintendo. Isto pode ser um sonho um bocado grande, mas já não seria a primeira vez que uma companhia de fora faz um jogo do canalizador, como aconteceu mais recentemente para Mario + Rabbids Kingdom Battle da Ubisoft.
Mas e se esta colaboração fosse um bocadinho mais longe? E se agora que já existe uma boa relação, a LEGO fosse recriar sets inspirados em outras franquias da Nintendo? Franquias como por exemplo The Legend of Zelda, Kirby, Splatoon, Metroid ou até mesmo Donkey Kong.
Se calhar o motivo de estas ideias ainda não terem sido executadas pode dever-se a licenciamento, mas falta de vontade não é de certeza, já que no programa LEGO Ideas existem várias propostas de sets desses jogos que atraíram bastantes opiniões positivas.
Independentemente de qual seja o próximo passo, o futuro parece ser muito sorridente. A LEGO já demonstrou que tem capacidade de fazer algo incrível e a Nintendo apesar de ser rigorosa consegue investir numa boa ideia.
E vocês, o que acham de LEGO Super Mario? Já experimentaram ou têm intenções de experimentar? Que sets acham que serão lançados este ano?
Deixem as vossas opiniões nos comentários abaixo.
Até a uma próxima oportunidade.
Comentários sobre post