Lista de Festivais e Eventos no Japão – Outono 2019

por Usagi Wright
Dream Yosacoy Festival lista festivais japao outono 2019

Interessados em saber que festivais e eventos existem no Japão na estação de Outono de 2019? Ou então, vão viajar entre 23 de setembro a 21 de dezembro deste ano?

Aqui ficam alguns festivais/eventos escolhidos pela equipa do ptAnime para conhecerem um pouco mais da cultura japonesa ou simplesmente divertirem-se com a população local. Como é óbvio, foi impossível “catalogar” todas as datas existentes neste artigo, pelo que se virem que está em falta algum evento/festival importante ou interessante, bem como se detetarem algum erro, podem informar-nos através dos comentários.

Uma vez que este é um artigo longo, aconselhamos-vos a utilizarem o Ctrl + F (tecla F) e fazerem a vossa pesquisa por meses (Mês de Setembro, Mês de Outubro, Mês de Novembro e Mês de Dezembro), por datas (23 de setembro, 4 de outubro, etc) ou por locais (Quioto, Tóquio, Isumi, Ikebukuro, Nagasaki, etc).

Esperamos que este artigo vos ajude!

 


Ver também: O que visitar – Guia do Gaijin para o Japão


 

 

Lista de Festivais e Eventos no Japão – Outono 2019

 

Mês de Setembro

 

Dia 23 de Setembro

 

  • Isumi

 

Ohara Hadaka Matsuri/Ohara Naked Festival

Ohara Hadaka Matsuri-Ohara Naked Festival lista de festivais e eventos no japao outono 2019

 

O Ohara Hadaka Matsuri (Festival 原 は だ か 祭 り, “Ohara Naked Festival”) é um festival anual de 2 dias realizado na cidade de Isumi, Chiba. No sábado, homens transportam santuários portáteis pela cidade e em direção ao porto de pesca local, antes de fazerem muito barulho e levantá-los o mais alto que puderem no ar. O espetáculo mais fotografado, no entanto, é o shiofumi (汐 ふ み) – uma procissão que vê cada mikoshi no mar, um após o outro. No domingo, também existe uma procissão de santuários pela cidade, mas é o dia de sábado que obviamente atrai as maiores multidões. Caso tenham interesse em ir, tentem chegar à área do porto por volta do meio-dia.

Data: 23 a 24 de setembro
Local: Ohara Station 大原駅, Ohara, Isumi, Chiba 298-0004, Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Gion, Quioto

 

Kushi Matsuri (Comb Festival)

Koshi Matsuri (Comb Festival) lista de festivais e eventos no japao outono 2019

 

O Koshi Matsuri (Comb Festival) acontece sempre na quarta segunda-feira de setembro e envolve a compilação de velhos pentes e grampos de cabelo já usados (kanzashi) para agradecer pelo uso. Gueixas e maikos locais participam no evento. Isto é seguido por uma procissão de modelos pelas ruas de Gion com vários penteados tradicionais dos diferentes períodos da história japonesa.

Data: 23 de setembro
Local: 70, Shimobentencho, Higashiyama-ku Kyoto-shi, Kyoto, 605-0823, Japan
Website oficial: AQUI

 


 

Dia 24 de Setembro

 

  • Hitachinaka

 

Hitachi Seaside Park: Kochia Carnival

HITACHI SEASIDE PARK KOCHIA CARNIVAL 2019 Festival lista de festivais e eventos no japao outono 2019

 

Tenham em consideração que as datas são aproximadas e podem variar um pouco com as condições sazonais. É típico ser no final de setembro a meados de outubro.
Desde o final de setembro a meados de outubro, milhares de kochias (ciprestes de verão) transformam o Monte Mirahashi no Hitachi Seaside Park em vermelho. O vermelho escuro contra um céu azul é realmente uma visão que não se pode perder.

Data: 24 de setembro a 15 de outubro
Local: Hitachi Seaside Park, 605-4 Onuma-aza, Mawatari, Hitachinaka, Ibaraki 312-0012 Japan
Website oficial:

 


 

Dia 27 de setembro

 

  • Fuchu

 

Okunitama Shrine Autumn Chestnut Festival 2019

Okunitama Shrine Autumn Chestnut Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Este festival de outono tem raízes que datam de 1738 e, embora temporariamente cancelado, sobreviveu aos séculos de uma forma ou outra. É conhecido coloquialmente como o “Festival da Castanha” porque as castanhas – que são da área de Musashino – estão na estação e são vendidas nos terrenos do santuário. Outras caraterísticas notáveis são as 260 lanternas de papel com pinturas coloridas a brlhar que criam uma visão memorável. Embora os eventos sejam realizados no fim de semana, o domingo é o dia principal. Procurem chegar lá no início da noite para poderem apreciar melhor esta experiência – tudo isto embalado coms sons da música xintoísta.

Data: 27 e 28 de setembro
Local: Okunitama Shrine, 3-3-1 Miyamachi, Fuchu, Tokyo 183-0023 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

Dia 28 de setembro

 

  • Ikebukuro

 

Fukuro Matsuri

Fukuro Matsuri lista festivais japao outono 2019

 

O Festival de Fukuro começou em 1968 como um evento promocional para quatro distritos comerciais locais no lado oeste da estação de Ikebukuro. Desde então, tornou-se um dos maiores eventos da região, com o festival de duas partes a ocorrer em todo o bairro de Ikebukuro num ambiente festivo.

A primeira seção, realizada de 28 a 29 de setembro, é conhecida como Festival da Coruja, enquanto a segunda metade, realizada de 12 a 13 de outubro, é conhecida como o Festival de Yosakoi de Tóquio. O festival inclui uma cerimónia de abertura, bem como desfiles de mikoshi (santuários portáteis nos ombros), shows de bateria de taiko, danças de leão, música de festival hayashi, dança de yosakoi e um show de dança Eina de Okinawa.

Data: 28 de setembro a 13 de outubro
Local: West Exit of Ikebukuro Station, Toshima City, Tokyo
Website oficial: AQUI

 

  • Chiyoda

 

Japan-Korea (Nikkan) Exchange Festival 2019

Japan-Korea (Nikkan) Exchange Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Este evento de dois dias que celebra a história profunda e o rico intercâmbio cultural entre os dois países, ocorre simbolicamente ao mesmo tempo em Tóquio e Seul. Esperem a presença de ídolos de K-Pop, dança tradicional e da abundância de kimchi.

Data: 28 e 29 de setembro
Local: 日比谷公園 噴水広場, 1 Hibiyakoen, Chiyoda, Tokyo 100-0012 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Shinagawa

 

Shinagawa Shukuba Matsuri 2019

Shinagawa Shukuba Matsuri 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Festival anual que comemora a história de Shinagawa e o seu papel em tornar Tóquio a cidade que é hoje. Shinagawa foi o primeiro posto ao longo de Tokaido – a estrada principal das cinco rotas que ligavam o leste e o oeste do Japão – e este festival possui bastante o tema Edo. A atração principal é o oiran dochu, às 16h, no sábado, uma procissão de cortesãs em trajes completos, mas também há percussão taiko e um pequeno evento de caminhada no templo Shinagawa (a partir das 13h, no domingo). Os eventos geralmente ocorrem ao longo da estrada principal, a leste da linha ferroviária, da Estação Aomono até Kita-Shinagawa.

Data: 28 e 29 de setembro
Local: 青物横丁駅, 3-1-20 Minamishinagawa, Shinagawa, Tokyo 140-0004 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Koto

 

Global Festa Japan 2019

Global Festa Japan 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Esta pode ser uma óptima oportunidade para estarem em contacto com muita cultura asiática, incluindo a japonesa, coreana e a chinesa. Anunciada como o maior “evento de cooperação internacional no Japão”, a Festa Global é organizada pelo Ministério de Relações Exteriores do Japão, pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e pelo Centro de Cooperação Internacional da ONG do Japão (JANIC). Existem bancas promocionais a representar nações ao redor do mundo, de comida e áreas onde podem descobrir mais sobre os organizadores e as diversas atividades em todo o mundo. O evento acontece das 10h às 17h nos dois dias.

Data: 28 e 29 de setembro
Local: 夢の広場, 1-3-12 Aomi, Koto, Tokyo 135-0064 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Kita

 

Kita Hanabi Taikai 2019

Kita Hanabi Taikai 2019 fogo artificio lista festivais japao outono 2019

 

Adoram a ideia de fogos de artifício no verão, mas odeiam multidões? Então talvez o Kita Hanabi Taikai seja para vocês. Pelo menos, esta é a linha de venda da organização. O evento acontece ao longo das margens planas do rio Arakawa e, embora o número de fogos de artifício lançados não possa competir com os principais eventos de verão, vocês devem pelo menos conseguir ter uma boa vista.

Lugares sentado pagos estão disponíveis por ¥1.000 ou mais (consultem o website oficial para obter detalhes), mas, é claro, existe muito espaço um pouco mais longe do local do lançamento, onde podemos ver os fogos de artifício gratuitamente que serão lançados a partir das 18h30.

Data: 28 de setembro
Local: Kita Hanabi Taikai Venue, 5-40-10 Shimo, Kita, Tokyo 115-0042 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Nerima

 

Ekoda Night Bazaar

Ekoda Night Bazaar fogo artificio lista festivais japao outono 2019

 

O Ekoda Night Bazaar acontece no 4º sábado de meses ímpares na estrada Ekoda Yu-Yu (江古田ゆうゆうロード). As lojas que fazem o shotengai montam barracas e mesas na rua e vendem qualquer coisa, de frutas e legumes a bolsas feitas à mão e chá de ervas. Aqueles que procuram algo parecido com o mercado noturno de Ameya Yokocho, em Ueno, ficarão desapontados: o Ekoda Night Bazaar é um evento local e a atmosfera é como uma feira comunitária (muitas das barracas são destinadas a crianças, com, por exemplo, algodão doce) fornecedores e jogos-alvo de feiras). No entanto, para os adultos, o bazar noturno tem um charme e um passeio pela rua principal depois de uma cerveja em um dos izakaya é uma boa maneira de passar a noite.

Data: 28 de setembro
Local: Ekoda Station, 1-78 Asahigaoka, Nerima, Tokyo 176-0005 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Minato

 

Takigi Noh (Firelight Noh)

Takigi Noh (Firelight Noh) lista festivais japao outono 2019

Uma rara oportunidade de ver um Noh (um drama musical japonês clássico ao vivo com máscaras) com um toque especial. Reúnam-se no templo Zozoji no sábado à noite para verem a apresentação desenrolar-se ao ar livre e ser iluminada pela luz do fogo. A apresentação em si começa às 18h, mas as portas abrem às 16h30.

Data: 28 de setembro
Local: Zojoji Temple, 4 Chome-7-35 Shibakoen, Minato City, Tokyo 105-0011, Japão
Website oficial: AQUI

 


 

Mês de Outubro

 

2 de outubro

 

  • Quioto

 

Kurama Fire Festival 2019

Kurama Fire Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

O festival do fogo, realizado a 2 de outubro de cada ano, famoso pela procissão de homens que carregam enormes tochas flamejantes, algumas das quais pesam até 80 kg, e pelos grupos de crianças que levam pequenas tochas de pinheiro, na aldeia de Kurama. O Festival de Fogo de Kurama é uma reencenação de uma cerimónia realizada em 940, após um terremoto que atingiu Quioto, levando à transferência do Santuário Yuki para Kurama, a fim de a proteger de outros desastres.

Embora o festival comece durante o dia, são os eventos após o pôr do sol que chamam mais visitantes. Pequenas fogueiras numa arquibancada chamada kagaribi (篝火) são acesas às 18h em frente aos edifícios tradicionais da cidade, depois as tochas de pinheiro são acesas e a procissão começa com gritos de “saireiya, sairyo”, para desejar a todos um bom festival. Este desfile com fogo move-se em direção ao Templo de Kurama por volta das 20h, antes que dois mikoshi (santuários portáteis) sejam carregados do Santuário Yuki e desfilem pela cidade.

Data: 2 de outubro
Local: Kurama Station, 191 Kuramahonmachi, Sakyo-ku, Kyoto, Kyoto 601-1111 Japan
Website oficial: —

 


 

3 de outubro

 

  • Shibuya

 

The Hokkaido Festival in Yoyogi 2019

The Hokkaido Festival in Yoyogi 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Feira anual de alimentos gourmet de Hokkaido de 4 dias no Parque Yoyogi. Provem o sabor da ilha do norte, conhecida pelo leite, carne, peixe fresco, carne de carneiro grelhada “Genghis Khan” e, é claro, miso ramen. O evento acontecerá das 10h às 19h todos os dias, com a expetativa de cerca de 60 comerciantes e produtores de alimentos genuínos de Hokkaido.

Data: 3 de outubro
Local: 代々木公園野外ステージ, 2-2-3 Jinnan, Shibuya, Tokyo 150-0041 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

5 de outubro

 

  • Setagaya

 

Tamagawa Fireworks Festival 2019

Tamagawa Fireworks Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Um evento de fogos de artifício de tamanho médio acontece nas margens do rio Tama, perto da Estação Futakotamagawa. O evento – que tem um tema diferente a cada ano – atrai cerca de 400.000 pessoas, mas muitos outros assistem a partir da área circundante pois a falta de arranha-céus no lado de Tóquio e Kanagawa significa vistas claras deste espetáculo. As barracas/tendas estão abertas das 15h00-21h 00.

Data: 5 de outubro
Local: Tamagawafutagobashi Park, 1 Kamata, Setagaya, Tokyo 157-0077 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

7 de outubro

 

  • Nagasaki

 

Nagasaki Kunchi Festival 2019

Nagasaki Kunchi Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Realizado anualmente nos dias 7, 8 e 9 de outubro, o Festival Nagasaki Kunchi é o mais famoso da cidade, com uma história de quase 400 anos. Embora tenha começado como um tradicional festival japonês de outono, certos aspetos, como a “exibição do jardim” (庭見せ, niwa-mise) foram influenciados pela história de Nagasaki. Está registado como um importante património cultural imaterial e intangível. O festival é centrado em torno do Santuário de Suwa, mas é realizado em vários locais da cidade. O destaque do festival é o Hono Odori – uma dança realizada em frente à Prefeitura de Nagasaki. Os 59 distritos da cidade atuam alternadamente a cada sete anos as suas danças frequentemente influenciadas pela China, Portugal e Holanda.

Existem quatro palcos principais (Santuário de Suwa, Otabisho, Santuário de Yasaka e Kokaido), cada qual com várias apresentações em momentos diferentes durante o festival de três dias. É recomendável comprar bilhetes para os stands diferenciados, mas os preços não são muito baratos e a maioria dos eventos vende apenas 4 lugares de uma vez. Os bilhetes estão à venda desde o início de agosto.

Data: 7 a 9 de outubro
Local: Suwa Shrine, 18-15 Kaminishiyamamachi, Nagasaki, Nagasaki 850-0006 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

10 de outubro

 

  • Setagaya

 

Shimokitazawa Curry Festival 2019

Shimokitazawa Curry Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Festival anual de 10 dias de Shimokitazawa Curry. Os mapas de curry serão distribuídos pela estação, informando onde poderão encontra os 150 fornecedores que farão parte. Será possível apreciar não apenas os pratos japoneses de curry, mas também pizza de curry, takoyaki de curry, wurst de curry, curry…

Data: 10 a 22 de outubro
Local: Shimo-kitazawa Station, 2-23 Kitazawa, Setagaya, Tokyo 155-0031 Japan
Website oficial: AQUI

 


11 de outubro

 

  • Koto

 

Taste of Tokyo 2019

Taste of Tokyo 2019 lista festivais japao outono 2019

 

O Tokyo Aijiwai Fest (“Taste of Tokyo”) é um grande evento gastronómico organizado pelo Governo Metropolitano de Tóquio para promover os muitos alimentos locais da capital. Cerca de 50 fornecedores estarão presentes em bancas.Alguns vendedores venderão garrafas de sake e mel. Também haverá uma variedade de performances no centro do palco. Odaiba é o local principal, mas Marunouchi realizará um evento semelhante em outubro.

Data: 11 a 13 de outubro
Local: ウエストプロムナード, 1-8-1 Daiba, Koto, Tokyo 135-0091 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Ota

 

Oeshiki at Ikegami Honmonji 2019

Oeshiki at Ikegami Honmonji 2019 lista festivais japao outono 2019

 

O Oeshiki (お会式) comemora a morte do santo Nichiren, um budista japonês do século XIII cujo ensinamento fornece a base para o budismo nitiren. Enquanto muitos templos realizam cerimónias semelhantes, o de Ikegami Honmonji é o mais significativo, pois foi aqui que se acredita que ele faleceu. O evento é um dos mais antigos e profundamente enraizados de todos os eventos de Tóquio e é particularmente famoso por seu mando (“10.000 luzes”), onde 3.000 pessoas carregam lanternas decoradas com flores de cerejeira do Ikegami Tokumochi Hall (ao sul de Estação Ikegami) até ao templo. O Oeshiki é realizado por um período de três dias, mas o dia principal é o 13º dia – a data da morte de Nitiren – e o desfile das lanternas é às 18h no dia 12.

Data: 11 a 13 de outubro
Local: 池上本門寺, 1-1-1 Ikegami, Ota, Tokyo 146-008 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Kanonji

 

Sanuki Toyohama Chosa Matsuri

Sanuki Toyohama Chosa Matsuri lista festivais japao outono 2019

 

Sanuki Toyohama Chosa Matsuri é realizada em Kanonji, uma cidade na província de Kagawa, de frente para o Mar Interior de Seto. Chosa são carros alegóricos que carregam grandes tambores e artistas. O matsuri é realizado para orar por colheitas, segurança no mar e grandes peixes. É realizado por três dias e termina no segundo domingo de outubro. O destaque do festival é a visão de cerca de 20 carros alegóricos decorados com bordados de fios de ouro extravagantes, que são transportados grandiosamente por portadores usando casacos happi elegantes e modernos.

Data: 11 a 13 de outubro
Local: 1577-1 Wadahama, Toyohama-cho, Kanonji-shi, Kagawa, Japan
Website oficial: AQUI

 


 

12 de outubro

 

  • Chofu

 

Momiji Ichi Market 2019

Momiji Ichi Market 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Rotulando-se como um “Festival Cultural para Adultos”, o Momiji Ichi é um mercado de artes e ofícios de fim de semana realizado às margens do rio Tamagawa, a uma curta caminhada da estação Keio-Tamagawa, na linha Keio Sagamihara. Cerca de 100 fornecedores montam stands que vendem qualquer coisa, desde artesanato natural a geleia caseira. Existem também oficinas e entretenimento ao vivo nos dois dias. O evento é das 10h30 às 16h no sábado e das 10h às 16h no domingo.

Data: 12 a 13 de outubro
Local: 多摩川児童公園内運動施設, 3-75 Tamagawa, Chofu, Tokyo 182-0025 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Chuo

 

Tsukiji Autumn Festival 2019

Tsukiji Autumn Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Os fornecedores do mercado externo de Tsukiji reúnem-se numa área especialmente reservada para o festival, para realizarem oficinas e exposições de culinária para os visitantes. Existe também um stand de cerveja Kirin e, é claro, muita comida à venda. É mais um evento comunitário que um mercado de comidas típicas.

Data: 12 de outubro
Local: 築地場外市場 4-16-2 Tsukiji, Chuo, Tokyo 104-0045 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Chiyoda

 

The Railway Festival 2019

The Railway Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

O dia 14 de outubro é o Dia da Ferrovia (鉄道の日), comemorando a data em 1872 onde Shimbashi estava ligada a Yokohama por estradas de ferro. O Festival Ferroviário visa promover a consciencialização sobre a segurança ferroviária, mas atua de maneira mais ampla como um evento em que adultos e crianças podem aprender mais sobre os comboios e a rede ferroviária. No total, 49 empresas ferroviárias de todo o país estarão presentes vendendo mercadorias originais e também haverão shows para crianças no palco principal. O evento acontece das 10h às 17h nos dois dias, com concertos de música às 13h10 e 13h45 no sábado e domingo, respetivamente.

Data: 12 a 13 de outubro
Local: 日比谷公園 噴水広場, 1 Hibiyakoen, Chiyoda, Tokyo 100-0012 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

13 de outubro

 

  • Meguro

 

Jiyugaoka Megami Matsuri 2019

Jiyugaoka Megami Matsuri 2019

 

O Jiyugaoka Megami Festival é um festival de comida e cultura que acontece desde 1973 e hoje atrai mais de meio milhão de visitantes por ano. Atrai vários cantores/celebridades japoneses para o palco principal e muitas barracas de comida alinham-se nas ruas ao norte e ao sul da estação.

Data: 13 a 14 de outubro
Local: 自由が丘駅, 1-31 Jiyūgaoka, Meguro, Tokyo 152-0035 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Setagaya

 

Setagaya Bread Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Evento local realizado na área de Mishuku, que afirma ser um dos maiores eventos de pão do Japão. Este é um evento razoavelmente grande com a participação de mais de 120 pastelarias e padarias e aulas/workshops no Parque Setagaya. Começou como um evento local em 2011, mas desde então ganhou popularidade e agora recebe cerca de 50.000 visitantes ao longo do fim de semana. O evento acontece das 11h às 17h todos os dias.

Data: 13 a 14 de outubro
Local: 世田谷公園, 1-5-27 Ikejiri, Setagaya, Tokyo 154-0001 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Shinjuku

 

Bake-Neko Halloween Parade 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Bake-neko é uma ocorrência comum na mitologia japonesa e qual o melhor momento para celebrar do que o Halloween? É certo que este dia é mais para o final do mês, mas isso não impede as pessoas de se animarem para este evento anual de Kagurazaka. Todos são bem-vindos e existe até um serviço de maquilhagem que funciona a partir das 10h (¥ 1.000 para adultos; ¥ 500 para crianças). O desfile acontece entre as 14h e as 15h, mas existem outras apresentações e atividades realizadas ao longo do dia.

Data: 13 de outubro
Local: Kagurazaka, Shinjuku, Tokyo 162-0825 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Narita

 

Narita Hanabi 2019

Narita Hanabi 2019 lista festivais japao outono 2019

 

O Narita Hanabi é um evento de fogos de artifício organizado por voluntários da comunidade e fabricantes, que ocorre acima dos campos de arroz recém-cortados ao redor de Narita. Infelizmente, o local fica a cerca de 4 km da estação Narita, então vocês precisarão de arranjar transporte até lá. Os organizadores realizam um concurso de fotografia a cada ano – a fotografia acima é de um dos participantes.

Data: 13 de outubro
Local: 成田市ニュータウンスポーツ広場, 1415 Daikata, Narita, Chiba 286-0003 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

16 de outubro

 

  • Nikko

 

Nikko Toshogu Shrine Autumn Festival 2019

Nikko Toshogu Shrine Autumn Festival 2019

 

O Festival de Outono no Santuário Nikko Toshogu é realizado todos os anos nos dias 16 e 17 de outubro, em homenagem ao clã Tokugawa, sob cujo governo de 260 anos a cultura do Japão floresceu. O festival começa com uma cerimónia às 10h do primeiro dia, seguida de uma exibição de Yabusame (arco e flecha a cavalo), a partir das 13h. Mas é a procissão de 1.000 samurais (Hyakumonozoroi Sennin Musha Gyōretsu) realizada a partir das 11h na final que faz o festival ser “conhecido”. Aqui, mais de 1.200 participantes divididos em 53 categorias desfilam santuários portáteis para o Otabi-sho (Sojourn Hall), um ponto de descanso para um santuário durante uma procissão, antes de regressar ao Santuário Toshogu para reencenar o enterro de Tokugawa Ieyasu.

Data: 16 a 17 de outubro
Local: Nikko Toshogu Shrine, 2301 Sannai, Nikko, Tochigi 321-1431 Japan
Website oficial: —

 


 

18 de outubro

 

  • Taito

 

Golden Dragon Dance in Asakusa

Golden Dragon Dance in Asakusa lista festivais japao outono 2019

 

A Dança do Dragão Dourado comemora a reconstrução do salão principal de Senso-ji em 1958, depois que foi destruído durante os ataques aéreos da guerra. O nome vem da montanha associada ao Templo Senso-ji – Kinryu-zan (Montanha Dourada do Dragão) – e a lenda diz que quando a estátua da Deusa da Misericórdia apareceu pela primeira vez (o evento que levou à fundação de Senso-ji), um dragão de ouro desceu dos céus.

Data: 18 de outubro
Local: Sensoji Temple, Senso-ji, 2-3-1 Asakusa, Taito, Tokyo 111-0032 Japan
Website oficial: —

 

  • Mie

 

Ueno Tenjin Matsuri

Ueno Tenjin Matsuri lista festivais japao outono 2019

 

Este é um festival do Santuário de Ueno Tenjin (também chamado de Santuário de Sugawara), localizado em Ueno Higashimachi, cidade de Iga. O festival é realizado todos os anos em outubro. O Santuário Ueno Tenjin é dedicado a Sugawara Michizane.

O evento principal do festival é uma procissão realizada no último dia, composta por dois mikoshi (santuários portáteis), seguidos por uma procissão de mais de cem demónios e nove danjiri (carros alegóricos do festival). A ordem de desfile dos danjiris é decidida anualmente por uma cerimónia de sorteio no santuário de Ueno Tenjin, a 9 de setembro. A procissão como um todo ou o “Evento Danjiri do Festival Ueno Tenjin” foi designado como um importante património cultural imaterial do Japão em 2002. Em dezembro de 2016, foi adicionado à lista de Património Cultural Imaterial da UNESCO como um dos 33 festivais numa categoria semelhante de todo o Japão que foram registados com uma única entrada.

Data: 18 a 20 de outubro
Local: 2929 Ueno Higashi-machi, Iga-shi, Mie
Website oficial: AQUI

 


 

19 de outubro

 

  • Chuo

 

Nihombashi Ebisuko Bettara Ichi 2019

Nihombashi Ebisuko Bettara Ichi 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Este festival tradicional de outono tem raízes que remontam ao início do período Edo e é realizado anualmente nos dias 19 e 20 de outubro. A estátua de Ebisu foi considerada um presente de Tokugawa Ieyasu e um festival foi realizado em sua homenagem no dia 20. O dia anterior era, originalmente, apenas um mercado que vendia peixe e legumes, mas o bettarazuke (rabanete japonês em conserva) vendeu particularmente bem e, com o passar do tempo, o mercado passou a ser chamado de “bettara ichi”. O Santuário Takarada Ebisu, espremido por dois estacionamentos, é o centro de tudo, mas as barracas continuam por todo o lado leste do Nihonbashi-Honcho 3-chome. Hoje, cerca de 500 pessoas estão preparadas para o evento de dois dias. É melhor visitar à noite, pois mais de 1.500 lanternas iluminam as ruas estreitas. E se o rabanete colhido não tentar o vosso paladar, vocês ficarão feliz em saberem que existem muitas outras lojas que vendem okonomiyaki, yakisoba e outros alimentos familiares do festival.

Data: 19 e 20 de outubro
Local: Takarada Ebisu Shrine, 4-10 Nihonbashihoncho, Chuo, Tokyo 103-0023 Japan
Website oficial: —

 

Tokyo Grand Tea Ceremony 2019

Tokyo Grand Tea Ceremony 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Realizado nos jardins de Hamarikyu, um dos mais belos jardins clássicos de Tóquio, este evento é uma vitrina de um dos ativos culturais únicos do Japão – a cerimónia do chá. Isto não é apenas para os entusiastas, a ideia parece ser torná-lo o mais acessível possível, tanto com cerimónias de chá em ambientes fechados (na famosa casa de chá no meio de um lago de água salgada) quanto em cerimónias ao ar livre. Haverá até cerimónias realizadas em inglês.

Data: 19 e 20 de outubro
Local: 1-1 Hamarikyuteien, Chuo City, Tokyo 104-0046, Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Kawagoe

 

Kawagoe Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

O Kawagoe Matsuri é realizado durante 2 dias todos os anos no 3º sábado e domingo de outubro. O que torna o Kawagoe Festival popular em todo o Kanto é o fato de que os carros alegóricos e mikoshi movem-se pela rua principal do distrito de armazéns, com multidões reunidas em ambos os lados da rua, criando um retorno ao período Edo. De fato, o festival foi registado como um património cultural intangível de importância nacional. O evento principal é o hikkawase (曳っかわせ), uma espécie de confronto entre os carros alegóricos para ver qual é o melhor no desempenho tradicional do hayashi. O hikkawase acontece a partir das 19h00 no sábado e das 18h30 no domingo.

Data: 19 e 20 de outubro
Local: 川越市蔵造り資料館, 7-9 Saiwaichō, Kawagoe, Saitama 350-0063 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

22 de outubro

 

  • Quioto

 

Kyoto: Jidai Matsuri 2019

Kyoto Jidai Matsuri 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Jidai Matsuri (時代祭, “Festival of the Ages”) celebra a fundação de Quito e acontece todos os anos no dia 22 de outubro. Juntamente com o Aoi Matsuri e Gion Matsuri, é um dos três grandes festivais de Quito.

O Jidai Matsuri começou em 1895 e gira em torno do Santuário Heian, estabelecido em 1895 para celebrar a cultura e a história de Quioto e, hoje, uma importante propriedade cultural do Japão. Surgiu como resultado indireto da Restauração Meiji de 1868, que viu Tóquio tornar-se a nova capital do país. Temendo que a influência cultural de Quioto, que era então a capital do país há mais de 1.000 anos, diminuísse após esta realocação histórica, um Santuário Heian foi construído em 1895 para manter o espírito do Imperador Kanmu – o fundador da cidade de Quioto em 794.

Data: 22 de outubro
Local: Kyoto, Japan
Website oficial: AQUI

 


 

24 de outubro

 

  • Setagaya

 

Tokyo Ramen Show 2019

Tokyo Ramen Show 2019 lista festivais japao outono 2019

 

O ramen não é apenas uma das comidas mais famosas do Japão, é também uma fonte de orgulho para muitas regiões do país que deixaram a sua marca nesta sopa de noodles. Os mais famosos são Hokkaido (miso) e Fukuoka (tonkotsu), mas existem muitos outros – bem acima de 100, de acordo com a maioria dos especialistas. Estes ramen locais são conhecidos coletivamente como gotochi-ramen (ご当地ラーメン) e são todos servidos neste evento anual.

Data: 24 de outubro a 4 de novembro
Local: Komazawa Olympic Park, 1-1 Komazawakoen, Setagaya, Tokyo 154-0013 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

26 de outubro

 

  • Setagaya

 

Shoin Shrine Festival 2019

Shoin Shrine Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Shoin Jinja, na ala de Setagaya, é um santuário construído para honrar o espírito de Yoshida Shoin, um dos principais intelectuais no final do período Tokugawa e uma figura-chave na criação da Restauração Meiji. Saber isto ajuda a entender por que o nome formal do festival é “Bakumatsu Ishin Matsuri” (幕末維新祭り), sendo bakumatsu o termo para o período tumultuado entre 1853 e 1869, que levou à derrubada do último shogunato do Japão. O destaque do festival é um desfile de soldados em trajes de época no domingo e uma salva de tiros de membros do grupo, embora existam outras performances, como percussão taiko e dança yosakoi.

Data: 26 a 27 de outubro
Local: Shoin Shrine, 松陰神社, 4-35-1 Wakabayashi, Setagaya, Tokyo 154-0023 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

27 de outubro

 

  • Chuo

 

Nihombashi-Kyobashi Matsuri 2019

Nihombashi-Kyobashi Matsuri 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Quem conhece um pouco da história do Japão, já ouviu falar das “Cinco rotas” (五街道) construídas durante o período Edo – cinco estradas que ligavam as províncias a Edo e cimentavam a cidade como a capital de fato do país. (Quioto ainda era a capital oficial até 1868). O ponto de partida para estas rotas foi Nihombashi e a placa do “zero marker” pode ser encontrada hoje no meio da ponte. Durante séculos, Nihombashi foi o ponto de confluência entre comerciantes e cultura e, em muitos aspetos, ajudou a moldar o Japão que conhecemos hoje.

Além do desfile, há um mercado em Nihombashi Itchome com iguarias das regiões. A cerimónia de abertura é às 11h (Chuo Dori, Takaracho 3-chome) e o desfile é das 11h20 às 14h30.

Data: 27 de outubro
Local: 日本橋, 1-Chome Nihonbashimuromachi, Chuo,Tokyo103-0022Japan
Website oficial: AQUI

 


 

Mês de Novembro

 

1 de novembro

 

  • Hachioji

 

Mount Takao Autumn Leaves Festival 2019

Mount Takao Autumn Leaves Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

O Festival de Folhas de Outono do Monte Takao (“Monte Takao Momiji Matsuri”) é realizado durante todo o mês de novembro de cada ano. Enquanto a atração principal são as cores de outono pelas quais a área é famosa, várias apresentações são realizadas na praça Kiyotake Station em feriados nacionais e fins de semana, como a percussão taiko e recitais musicais. Vocês podem ver a programação dos eventos no site oficial, mas as apresentações geralmente ocorrem entre as 10h e as 16h.

Data: 1 a 30 de novembro
Local: Kiyotaki Station, 清滝駅, Takaomachi, Hachioji, Tokyo 193-0844 Japan
Website oficial: AQUI

 

  • Minato

 

Dream Yosacoy Festival 2019

Dream Yosacoy Festival lista festivais japao outono 2019

 

O Festival de Yosakoi teve origem na prefeitura de Kochi em 1954 como um evento para revigorar a região, porque estava a sofrer dificuldades económicas após a guerra. A dança do festival é particularmente única – enérgica e barulhenta, com dançarinos a segurar um chocalho de pássaro (naruko) nas duas mãos. Muitos Yosakoi acontecem no país, mas em Tóquio o “Dream Yosacoy Festival” é de longe o maior: 6.000 dançarinos, 80 equipas, 600.000 espetadores. De fato, é um dos maiores festivais de todos os tempos na capital. As performances de cada uma destas 80 equipas variaram com influências de canções folclóricas ao samba e uma variedade completa de figurinos.

Odaiba é o local principal, mas as apresentações também acontecem em Marunouchi e na área UDX em Akihabara. Há também um desfile de “wa” (和) à noite nos dois dias e um bon odori no qual qualquer um pode participar.

Data: 1 a 3 de novembro
Local: Odaiba, Daiba Station, 2 Chome-6 Daiba, Minato,Tokyo 135-0091 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

2 de novembro

 

  • Utsunomiya

 

Utsunomiya Gyoza Festival 2019

Utsunomiya Gyoza Festival 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Utsunomiya é famosa em todo o Japão pelo seu gyoza e, portanto, é justo que um festival anual seja realizado na cidade. O Festival Utsunomiya Gyoza (宇都宮餃子祭り) é realizado no início de novembro desde 1999, com membros do Cometê de Utsunomiya Gyoza (宇都宮餃子会) montando barracas para vender os famosos bolinhos – 3 peças por 100 ienes. Além disso, há eventos em palco e vendas com desconto para aproveitarem.

Data: 2 a 3 de novembro
Local: Utsunomiya Castle Ruins Park, 宇都宮城址公園, 1-15 Honmarumachi, Utsunomiya, Tochigi 320-0817 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

3 de novembro

 

  • Taito

 

White Heron Dance in Asakusa

White Heron Dance in Asakusa lista festivais japao outono 2019

 

A Dança da Garça Branca (白鷺の舞) tem raízes num pergaminho que mostrava cenas de um desfile a rezar pela transferência segura do Santuário Yasaka de Yamaguchi para a Prefeitura de Shimane. A reconstituição é realizada anualmente desde 1968 – restabelecida pela Associação de Turismo de Asakusa para comemorar 100 anos desde que Edo foi renomeado para Tóquio e declarada a capital oficial do Japão. A procissão começa no templo de Depoin às 11h e a dança curta é realizada em frente ao salão principal de Senso-ji às 11h30.

Data: 3 de novembro
Local: Sensoji Temple, Senso-ji, 2-3-1 Asakusa, Taito, Tokyo 111-0032 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

7 de novembro

 

  • Sumida

 

Skytree Solamachi Christmas Market 2019

Skytree Solamachi Christmas Market 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Esta data pode ser alterada. Mercado de Natal na base de Tokyo Skytree com mapeamento de projeção e iluminações – 520.000 lâmpadas LED, para sermos mais preciso.

Data: 7 de novembro a 24 de dezembro
Local: Solamachi Sky Arena, ソラマチスカイアリーナ, 1-1-2 Oshiage, Sumida, Tokyo 131-0045 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

8 de novembro

 

  • Taito

 

Asakusa Tori no Ichi I

Asakusa Tori no Ichi I lista festivais japao outono 2019

 

Um mercado ao ar livre realizado no dia dos tori (galo) em novembro (calendário chinês) – uma tradição que continua desde o período Edo. Os galos são um dos 12 animais do Zodíaco e, portanto, “ocorrem” a cada 12 dias, o que significa que em qualquer ano existem 2-3 dias de mercado. O Asakusa tori no ichi é realizado no Templo Chokokuji e no Santuário Otori, nas proximidades, ambos a cerca de 1 km ao norte de Sensoji. Os tori no ichi em Asakusa são os mais famosos, mas outros eventos são realizados em toda a cidade, principalmente no Santuário Hanazono, em Shinjuku.

Data: 8 de novembro
Local: Chokokuji, 長國寺, 3-19-6 Senzoku, Taito, Tokyo 111-0031 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

10 de novembro

 

  • Fukuoka

 

November Fukuoka Sumo Tournament 2019

November Fukuoka Sumo Tournament 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Seis grandes torneios de sumo (chamados honbasho) são realizados durante o ano – um em cada mês ímpar, cada um com duração de 15 dias consecutivos. Três desses honbasho são realizados em Tóquio, no famoso Ryogoku Kokugikan, em Sumida e os outros são realizados nas prefeituras de Osaka, Aichi e Fukuoka.

O evento é transmitido pela NHK, mas assistir na televisão nunca replica a intensidade de ficar sentado em silêncio entre 10.000 fãs enquanto os lutadores de sumo se posicionam atrás das linhas brancas da batalha.

Data: 10 a 24 de novembro
Local: Fukuoka Kokusai Center, 2-2 Chikkōhonmachi, Hakata-ku, Fukuoka, Fukuoka 812-0021 Japan
Website oficial: —

 


 

15 de novembro

 

Shichi-Go-San Festival

Shichi-Go-San Festival lista festivais japao outono 2019 v2

 

A 15 de novembro celebra-se o Festival Shichi-Go-San (“7-5-3”) no Japão, comemorado como um dia de gala para meninos de três e cinco anos (ou, em muitas áreas, para meninos de cinco anos apenas) e meninas de três e sete anos. Neste dia, são oferecidas orações pelo futuro saudável e feliz das crianças. Estas idades, em particular, são comemoradas porque três, cinco e sete são vistas como importantes marcadores de estágios no crescimento de uma criança e porque números ímpares são vistos como números de sorte no Japão.

Data: 15 de novembro
Local: Japão
Website oficial: —

 


 

22 de novembro

 

  • Chiba

 

Tokyo Comic Con 2019

Tokyo Comic Con 2019 lista festivais japao outono 2019

 

Nem há muito que dizer sobre este evento. Se possível, apareçam.

Data: 22 a 24 de novembro
Local: Makuhari Messe, 2−1 Nakase, Mihama,Chiba 261-0023 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

30 de novembro

 

  • Minato

 

Odaiba Rainbow Winter Fireworks 2019

Odaiba Rainbow Winter Fireworks 2019 lista festivais japao outono 2019

 

A data pode ser alterada. Quase 2.000 fogos de artifício serão lançados durante 10 minutos às 19h todos os sábados de dezembro no Daiba Park, bem como na área próxima à Estátua da Liberdade de Odaiba. A exibição pouco antes do Natal também será coreografada com música.

Data: 30 de novembro e sábados seguintes
Local: Odaiba Statue of Liberty, 自由の女神像, 1-4 Daiba, Minato, Tokyo 135-0091 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

Mês de Dezembro

 

2 de dezembro

 

  • Chichibu

 

Chichibu Yomatsuri

Chichibu Youmatsuri lista festivais japao outono 2019

 

O Festival Noturno de Chichibu (Chichibu Yomatsuri) é um famoso festival que remonta a três séculos onde carros alegóricos iluminados por lanternas pesando mais de 10 toneladas cada são puxados pela cidade. A segunda noite é o clímax, quando grandes carros alegóricos de vários andares são carregados em Danshi-zaka (Encosta dos Homens), com participantes estimulados por grupos musicais e fogos de artifício que iluminam o céu. Embora nos bastidores da prefeitura de Saitama, ele é considerado um dos três principais festivais de carros alegóricos do Japão. Um ativo cultural popular importante designado nacionalmente.

Data: 2 a 3 de dezembro
Local: Musashikunishinomiya Chichibu Shrine, 1-3 Banbamachi, Chichibu City, Saitama Prefecture, Japan
Website oficial: AQUI

 


 

9 de dezembro

 

  • Narutaki

 

Sanpoji Daikon Festival

Sanpoji Daikon Festival lista festivais japao outono 2019

 

O festival de Daikon no templo de Sanpoji (三宝寺) em Quioto. O rabanete de Daikon fica disponível no final do outono e está associado à culinária sazonal do inverno. O festival de rabanete ocorre anualmente em dezembro, geralmente nos dias 9 e 10 de dezembro, quando o rabanete cozido é servido a cerca de 10.000 pessoas ao longo dos dois dias.

Data: 9 a 10 de dezembro
Local:Sanpoji Temple, Narutaki, Kyoto, Japan
Website oficial: AQUI

 


 

14 de dezembro

 

  • Minato

 

Sengakuji’s Ako Gishi Sai 2019 lista festivais japao outono 2019

 

A história dos 47 ronin é uma das mais célebres e famosas do Japão. Enquanto em português é conhecido simplesmente como “A História dos 47 Ronin”, em japonês é conhecido como Ako Jiken (“O Incidente de Ako”), sendo Ako domínio na Prefeitura de Okayama que pertencia ao senhor feudal Asano Takumi no Kami, cuja morte injustamente percebida levou a este grande conto. A 14 de dezembro de 1702 – a noite em que os fiéis seguidores se vingaram – é comemorado em Sengakuji todos os anos desde 1903, com um desfile por volta das 11h para comemorar o “samurai caído” (Ako Gishi).

Data: 14 de dezembro
Local: Sengaku-ji, 2-11-1 Takanawa, Minato, Tokyo, 108-0074 Japan
Website oficial: —

 


 

15 de dezembro

 

  • Nara

 

Kasuga Wakamiya On-Matsuri

Kasuga Wakamiya On-Matsuri lista festivais japao outono 2019 v2

 

Este festival na prefeitura de Nara tem sua origem no século XII. O nome vem do Santuário Wakamiya – um santuário no interior do maior santuário Kasuga Taisha. O destaque do festival é o “Jidai Gyoretsu” que ocorre na tarde do terceiro dia. 500 pessoas participarão da procissão, cada uma vestida de diferentes épocas, do período Heian (início no século 9) até o final do período Edo (século 19).

Uma bela oportunidade de ver danças tradicionais raramente executadas num festival que é observado todos os anos desde o início de 1136. Uma procissão de duas horas (owatarishiki) pelo centro de Nara começa ao meio-dia, seguida por cerca de sete horas de danças em Kasuga Taisha.

Data: 15 a 18 de dezembro
Local: Wakamiya Jinja Shrine, Nara, Japan
Website oficial: AQUI

 


 

16 de dezembro

 

  • Taito

 

Hagoita-ichi Fair 2019

Hagoita-ichi Fair 2019 lista festivais japao outono 2019

 

A data pode ser alterada. A feira de fim de ano realizada em Sensoji e arredores, famosa pela venda de hagoita, um tabuleiro rectangular usado para tocar hanetsuki. Este é um jogo japonês semelhante ao badminton, onde uma pessoa mantém o volante no ar o maior tempo possível com uma raquete (“hagoita”) ou duas pessoas batem nele de um lado para o outro entre si. Muitos dos hagoita à venda na feira, no entanto, são elaboradamente decorados com estrelas e celebridades kabuki e devem ser usados como ornamentos.

Data: 16 de dezembro – a data ode ser alterada
Local: Senso-ji, 2-3-1 Asakusa, Taito, Tokyo 111-0032 Japan
Website oficial: AQUI

 


 

Estes são apenas alguns dos festivais/eventos que decidimos listar. Existem muitos mais pelo Japão inteiro, mas não seria viável agrupá-los todos num mesmo artigo. Se conhecerem alguns que mereçam estar neste artigo, por favor, deixem-nos nos comentários.

 

Caso tenham interesse em saber mais sobre visitar o Japão, consultem o nosso Guia do Gaijin, abaixo:

O que levar na mala – Guia do Gaijin Para o Japão

 

Fontes: #1 / #2 / #3 e websites oficiais

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.