Makoto Shinkai disponibilizou um comunicado oficial sobre a detenção do seu produtor Kouichirou Itou, de 52 anos, por alegadamente ter solicitado fotografias com nudez explícita a pelo menos uma menor de 15 anos.
O acarinhado realizador revela a sua tristeza, expressando também a sua simpatia pelas vítimas de Itou.
“Estou a par da notícia que dá conta da detenção de pessoas relacionadas com o meu trabalho e estou profundamente chocado. Primeiro, e acima de tudo, as minhas profundas condolências para as vítimas. Para além disto, as minhas sinceras desculpas a todas as pessoas que apoiam o meu trabalho e que tenham ficado de alguma forma perturbados por esta situação“.
“Embora acredite que o valor do meu trabalho não será reduzido por este recente incidente, entendo que é natural as pessoas ficarem reticentes. É incrivelmente frustrante e triste“.
Makoto Shinkai fala sobre detenção do Produtor
作品関係者逮捕の報道を目にし、とても大きなショックを受けています。まずなによりも被害者の方へ、心よりお見舞い申し上げます。また、作品を愛し応援してくださっている皆さんにご不安をおかけしてしまっていることも、本当に申し訳なく思います。…
— 新海誠 (@shinkaimakoto) February 23, 2024
Itou foi detido no passado dia 21 de Fevereiro, por alegadamente ter solicitado fotografias com nudez explícita a uma menor de 15 anos.
Mais tarde, Itou admitiu a acusação, embora, e de acordo com as autoridades, alega que “não foi a primeira vez que cometeu tal acto, não sendo possível comprovar [de imediato] se a rapariga em questão está a dizer a verdade“.
Itou é um dos produtores de anime mais relevantes dos últimos anos, sobretudo associado aos trabalhos de Makoto Shinkai.
Produziu o segundo filme do realizador, The Place Promised in Our Early Days, bem como outros títulos do realizador e do seu estúdio: Children Who Chase Lost Voices, The Garden of Words, o imensamente popular your name., bem como os dois títulos que o seguiram Weathering With You e Suzume.
Fonte: CBR e X/Twitter de Makoto Shinkai