Mix: Meisei Story – Primeiras Impressões

por Roberto Filho
Mix: Meisei Story - Primeiras Impressões

A Temporada de Primavera está a começar e com isso nós temos a difícil tarefa de escolher qual dos animes iremos assistir. No meio de tantos lançamentos três são sobre basebol, com certeza o desporto mais popular do Japão.

Diamond no Ace, já vai na sua terceira temporada. Hachigatsu no Cinderella Nine, adapta um jogo do mesmo nome, onde gerem uma equipa de basebol feminina. E por fim, o que mais me chamou atenção, Mix: Meisei Story.

Mix conta a história de três irmãos e do sonho deles de chegar no Koshien, o maior torneio de basebol do Ensino médio japonês.

 

Mix: Meisei Story - Primeiras Impressões

Mix: Meisei Story – Primeiras Impressões

Adaptada de um manga do mesmo nome, do mangaká Mitsuru Adachi, Mix tem duas missões. A primeira é aquecer o coração dos antigos fãs. A segunda é trazer um novo público para o mundo de Touch.

Touch é outro manga de Mitsuru-sensei, lançado entre 1981 e 1986, tendo esse um anime de 101 episódios. Touch passa-se na Academia Meisei, assim como, Mix! Em Touch uma histórica equipa conseguiu, pela primeira vez, chegar no Koshien. Primeira e única, 30 anos separam Mix de Touch e desde então nunca mais a Academia Meisei conseguiu chegar no Koshien.

 

Mix: Meisei Story - Primeiras Impressões - em crianças

Uma nova geração, o mesmo desafio

Em Mix nós acompanhamos Touma, Souichiro e Otomi Tachibana. Touma e Souichiro estão ambos no 8º ano, porém não são irmãos gémeos. Otomi é a irmã mais nova e está no 7º ano. Touma e Souichiro são ambos do clube de basebol, Souichiro é um receptor/catcher e Touma um arremessador/pitcher.

Podemos dividir o episódio em três partes. Início, que é a parte antes da abertura. Meio, que apresenta-nos aos irmãos Tachibana. Final, que mostra um pouco da escola e outros personagens.

O anime começa com a tela em 4:3, quadradinha como era antigamente, e vemos o último arremesso de Touch. O vídeo tem até os efeitos na parte de baixo como se fosse um VHS. Em seguida a tela abre para o nosso 16:9/widescreen e dá-nos o indicativo que 30 anos se passaram.

 

Mix: Meisei Story - Primeiras Impressões - O início

Os Tachibana

A parte central, e mais importante do episódio, mostra os Tachibana, e isso eu valorizo muito! Como eles são os personagens principais é importante vermos um pouco de como a família toda funciona. Temos uma parte deles pequenos e depois uma parte deles já adolescentes. Os irmãos, como é normal, discutem, mas dão-se bem. A irmã que é mais nova parece ser mais responsável que eles.

Juntando com o pai e a mãe a família parece ser bem normal, mas tenho as minhas dúvidas . Dois mistérios foram apresentados no episódio, o primeiro é a irmandade de Touma e Souichiro. Segundo Touma eles não são gémeos, mesmo assim eles compartilham o mesmo dia de nascimento, teremos que esperar para entender a situação.

 

Mix: Meisei Story - Primeiras Impressões - a família

 

A parte final do episódio foca na escola, mostra a equipa de basebol e os caloiros que estão a entrar na equipa. Aqui temos o segundo mistério, Nikaidou, o arremessador principal, treina todos os dias, somente 1 hora. Ninguém além do técnico parece saber o porquê. Por fim temos Touma a arremessar e descobrimos que ele é um arremessador melhor que Nikaidou. Será esse um terceiro mistério?

 

Mix: Meisei Story - Primeiras Impressões - a equipa

Finalmente: Minhas impressões

Ao meu ver os personagens foram bem apresentados, claro, esse é só o começo. Além dos que já comentei mais dois receberam destaque e tenho certeza que conheceremos mais da equipa nos próximos.

O ritmo também está bom, tanto que ele adaptou exatamente o primeiro capítulo do manga. Tomou o seu tempo para nos fazer entender como as coisas serão. Um bom detalhe é que quando acontece alguma mudança de cena, eles indicam com uma transação que parece estarmos a saltar a parte de um VHS.

Por fim, gostei da música de abertura e da abertura em si, clássica para animes de desporto. O encerramento para mim não foi nada de mais, mas posso vir a gostar depois.

 

Mix: Meisei Story - Primeiras Impressões

 

Eu espero de Mix uma experiência diferente da de Major, vou fazer esse comparativo pois para mim é inevitável. Acompanho tudo de Major há um bom tempo, e vejo nele uma boa mistura de desporto e drama. Porém Major é primordialmente focado no desporto, os grandes jogos. Temos um grande peso dramático e emocional devido ao envelhecer dos personagens.

Em Mix eu estou a esperar muito mais carga emocional. Imagino que todo o desenrolar vá focar mais no desenvolver dos personagens do que necessariamente nos jogos. Claro que, como é um anime de basebol, ele tem que ter ótimos jogos, mas espero que este desenvolva de forma diferente.

Já assististe ao primeiro episódio de Mix? O que achaste? Partilha connosco a tua opinião e comentários!

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.