Tal como previamente reportámos, o Festival MONSTRA está de regresso em 2023 – entre 15 e 26 de março – e, alimentado pelas celebrações dos 480 anos de amizade entre Portugal e o Japão, preparou, em homenagem ao país do sol nascente, um programa de sonho para qualquer fã anime.
Tal foi sublinhado pelo diretor artístico do festival, Fernando Galrito, que falou dos quase 5 séculos de amizade entre os dois países como mote para a homenagem da 22.ª edição do festival à:
[…] riqueza, emoção, fantasia e poesia da animação japonesa.
A viagem cinematográfica assente no legado nipónico inclui criações dos vários pontos da história anime, com vários nomes sonantes em destaque como: Atsushi Wada, Osamu Tezuka, Eiichi Yamamoto, Noburō Ōfuji, a dupla Renzo e Sayoko Kinoshita, e Koji Yamamura, o qual marcará presença no festival.
Sem mais demoras, vamos lá apresentar o que te espera de anime no MONSTRA 2023 – 22.º Festival de Animação de Lisboa.
MONSTRA 2023 – Programação com Anime em Destaque

INU-OH
Começando pelo mais inesperado e exclusivo, o MONSTRA 2023 vai exibir INU-OH, a última criação anime do aclamado realizador Masaaki Yuasa, que teve a sua estreia mundial na 78.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza em setembro de 2021, chegando apenas em maio de 2022 aos cinemas. Mais recentemente, INU-OH foi um dos nomeados para Melhor Filme de Animação na 80ª edição dos Golden Globe Awards.
Inu-oh é um bailarino com características físicas únicas. Tomona é um menino curioso do campo que perde a vista num estranho acidente. Certo dia, ambos encontram-se e Inu-oh pede-lhe para escrever uma canção sobre a sua vida. Tomona compõe uma delicada música sobre os seus destinos interligados e Inu-oh dança como ele nunca soube que conseguia. Os rapazes tornam-se parceiros de negócios e amigos inseparáveis à medida que, canção após canção, vão ganhando notoriedade e ascendendo ao estrelato.
Restrospetiva Osamu Tezuka
O “pai do manga moderno” ou, simplesmente, o “deus do manga”, teria necessariamente de estar em destaque num festival centrado no Japão e seu impacto na animação. Não ficarão desapontados, já que o MONSTRA vai exibir 6 curtas anime de Osamu Tezuka (entre 1962-1985):
- Tales of a Street Corner (1962)
- Mermaid (1964)
- Pictures at an Exhibition (1966)
- Jumping (1984)
- Broken-down Film (1985)
- Muramasa (1987)
Grandes Estúdios
O MONSTRA seleccionou 5 filmes anime que se destacam pela sua popularidade, mestria na produção, impacto na indústria e/ou influência por parte do seu realizador. Não percas a oportunidade de assistir às exibições de:
- Paprika (2006) – realizado por Satoshi Kon
- Bakemono no Ko (2015) – realizado por Mamoru Hosoda
- AKIRA (1988) – realizado por Katsuhiro Otomo
- Sky Crawlers (2008) – realizado por Mamoru Oshii
- Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – The Movie: Mugen Train (2020) – realizado por Haruo Sotozaki
O Legado do Studio Ghibli
Mais um pilar de anime que não podia faltar neste festival, e são 6 os filmes que o MONSTRA vai exibir do histórico estúdio:
- Ponyo (2008) – realizado por Hayao Miyazaki
- Kaguya-hime no Monogatari [The Tale of the Princess Kaguya] (2013) – realizado por Isao Takahata
- Porco Rosso (1992) – realizado por Hayao Miyazaki
- Red Turtle (2016) – realizado por Michael Dudok de Wit
- Pom Poko (1994) – realizado por Isao Takahata
- Kokuriko-zaka Kara [From Up on Poppy Hill] (2011) – realizado por Goro Miyazaki
Retrospetiva: Koji Yamamura
Tal como referido acima, Koji Yamamura é uma das presenças confirmadas no MONSTRA 2023. Além da exibição das suas 4 curtas animadas, a sua presença será sentida através de uma exposição com 50 desenhos originais das suas quatro produções, uma masterclass, e através de uma retrospetiva dedicada a mestres japoneses curada pelo próprio Yamamura-sensei. Tudo isto decorrerá no Museu do Oriente, onde a MONSTRA regressa 15 anos depois.
As suas curtas em exibição são:
- Mount Head (2002)
- Um Médico Rural de Franz Kafka (2007)
- A Child’s Metaphysics (2007)
- Muybridge’s Strings (2011)*
- Notes on Monstropedia (2017)
*Nota: não representado na imagem.
Japanese Animation Masters
Três curtas de animação japonesa, com estilos bem diferentes e curiosos:
- Tyo-Story (1999) – realizada por Taku Furukawa
- The Magic Fox (1982) – realizada por Tadanari Okamoto
- House of Flame (1979) – realizada por Kihachiro Kawamoto
Os pioneiros da animação Japonesa
É conhecido que o boom de anime surgiu nos anos 60, impulsionado pelo lançamento de produções como a adaptação de Astro Boy em 1963, que se tornou um dos pilares da indústria. Contudo, os precursores daquilo que hoje é anime remontam ao início do século XX, e estendem-se até à década de 60. Esta secção inclui várias curtas que destacam os pioneiros do meio que tanto adoramos:
- Princess of the Moon Palace (1934) – realizada por Murata Yasuji
- The whale (1927) – realizada por Ofuji Noburo
- The Spider’s Thread (1946) – realizada por Ofuji Noburo
- The Ghost ship (1957) – realizada por Ofuji Noburo
- The Monkey’s Island (1930) – realizada por Masaoka Kenzo
XXX
E não é que há ainda espaço para uma secção maiores de 18?! A secção apresenta duas longas-metragens anime, que são duas curiosas adaptações:
- As Mil e uma Noites (1969) – realizado por Eiichi Yamamoto
- Cleopatra (1970) – realizado por Osamu Tezuka e Eiichi Yamamoto
A par de tudo isto, existirá amostra da nova geração da animação japonesa, pelas universidades de Tama e Tóquio, e uma conversa sobre a magia deste cinema nipónico, com o historiador japonês Ilan Nguyên e a portuguesa especialista em Hayao Miyazaki, Cátia Peres. Para início do festival está reservada a estreia mundial de um filme criado expressamente para a 22.ª MONSTRA, por jovens japoneses, com música ao vivo, a par da já referida exibição exclusiva de INU-OH.
Afastando-nos um pouco do Japão, como em edições anteriores, o Festival contará com as suas conhecidas competições: Longas-Metragens, Curtas-Metragens, Curtíssimas, MONSTRINHA, Estudantes, Portuguesa, Perspectivas. Conclusão, não faltará o que ver, existindo algo para todos e para todos os gostos.
De recordar que a 22.ª edição do Festival MONSTRA decorrerá entre 15 e 26 de março e contará com a exibição de mais de 400 filmes de animação de todos os cantos do globo (perto de 50 países representados), no Cinema São Jorge – o epicentro da MONSTRA -, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cinemateca Júnior, UCI El Corte Inglés e Cinema City Alvalade. Totalizam-se, 8 estreias mundiais, 17 internacionais e 70 nacionais.
Sem dúvida, um festival a não perder.
>> Para estas e mais informações sigam o link para o site oficial do MONSTRA 2023 <<
Fonte: Festival Monstra