Em 1543, os nossos antepassados chegaram à ilha de Tanegashima, dando início ao intercâmbio com o povo japonês e a uma longa amizade que celebra uns lindos 480 anos no presente ano de 2023.
Este incrível número é digno de ser celebrado e ao longo de todo o ano a Embaixada do Japão em Portugal vai promover eventos comemorativos, os quais iremos aqui divulgar.
Que venham mais 480 anos de amizade!
480 Anos de Amizade entre Japão e Portugal – Comemoração
Antes de passar à listagem dos eventos, queremos apenas sublinhar este lindo detalhe da imagem oficial da celebração: a fim de ilustrar a união dos dois países, temos o detalhe do azulejo português, e o padrão com sakura (flores de cerejeira), dois elementos icónicos, cuja beleza e tradição contribui para representar os respectivos países além-fronteiras.
A lista de eventos comemorativos ainda não está fechada e este artigo será atualizado atempadamente. Ainda assim, podem ter acesso a estas e outras informações através de:
480 anos de amizade entre Japão – Portugal | Embaixada do Japão
Eventos Comemorativos:
Janeiro:
- (Nos meados de cada mês até dezembro) Publicação de artigos relacionados com o Japão no jornal de Portugal
Fevereiro:
- (No início de fevereiro) Concerto de piano na receção do Dia Nacional e do Aniversário de Sua Majestade o Imperador.
- (14 de fevereiro) Seminário de Turismo Sustentável entre o Japão e Portugal
Março:
- (1-5 de março) Exposição japonesa na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)
- (Nos meados de março) Cerimónia de Entrega do Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão
- (15-26 de março) MONSTRA Festival de Animação de Lisboa
Abril:
- Anúncios para breve.
Maio:
- (13-14 de maio) Iberanime (Lisboa)
- (Data a definir) Exposição da Fundação Oriente
Junho:
- (24 de junho) Festa do Japão
Julho:
- (Data a definir)Exposição da Fundação Gulbenkian
Agosto:
- Anúncios para breve.
Setembro:
- Anúncios para breve.
Outubro:
- (14-15 de outubro) Iberanime (Porto)
Novembro:
- (Data a definir)Receção para participantes japoneses de Startup na Web Summit 2023
Dezembro:
- Anúncios para breve.
Para encerrar o artigo, gostaríamos de destacar a mensagem do Embaixador do Japão para Portugal, Ota Makoto:
No ano de 2023 assinalam-se os 480 anos da chegada dos portugueses à ilha de Tanegashima em 1543, dando início ao intercâmbio com os japoneses. Fiquei impressionado com essa longa história que perdura até hoje.
Esse encontro em 1543 foi o primeiro contato entre os europeus e os japoneses. A interação entre os dois povos, depois desse encontro, deu origem a um período de trocas comerciais e culturais, com grande influência no contexto artístico, conhecimento documental, formas de pensar e religião, tendo florescida a cultura Nanban. A influência sentida pelo intercâmbio cultural nas línguas portuguesa e japonesa é um outro marco relevante – existem palavras japonesas oriundas da língua portuguesa tais como botão(ボタン), pão(パン), tabaco(タバコ), carta(カルタ) e confeito(コンペイトウ) etc.; na língua portuguesa, também passaram algumas palavras oriundas do japonês como catana(刀) e biombo(屏風) etc.. Alguns museus em Portugal apresentam no seu acervo peças de Arte Nanban, preservando-as cuidadosamente, com grande realce para os biombos, retratando e trazendo à nossa memória esse período histórico. Não é exagero afirmar que esse acontecimento histórico e os laços que se estabeleceram são a base da atual relação amistosa existente entre o Japão e Portugal.
O Japão e Portugal partilham valores fundamentais como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e o estado de direito, e são parceiros importantes que têm a intenção de manter a ordem do mar livre e aberto. Nestes últimos anos, a interação entre os dois povos tem estado muito ativa. Por exemplo, em 2014, o então Primeiro-Ministro, ABE Shinzo, fez a primeira visita a Portugal como Primeiro-Ministro do Japão e isso simboliza a entrada na próxima fase das relações bilaterais. Depois disso, apesar da época da pandemia, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros, MOTEGI Toshimitsu, visitou Portugal em 2020 e o então Vice-Ministro do Meio Ambiente, MUTAI Shunsuke, e o então Vice-Ministro Parlamentar dos Negócios Estrangeiros, MIYAKE Shingo, fizeram uma visita com o objetivo de participar na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, sediada na nação marítima que é Portugal. Essas visitas demonstram o aprofundamento da relação entre os dois países e esperamos que se desenvolvam ainda mais interações depois da pandemia.
Em 2023, a Embaixada do Japão realizará vários eventos comemorativos ao longo do ano com o intuito de promover a interação entre os dois países. Envidaremos todos os esforços para que este ano se torne frutífero, contando com a vossa participação e precioso apoio para celebrarmos juntos esta efeméride.
Muito obrigado.
1 de Janeiro, 2023
Embaixador do Japão para Portugal
OTA Makoto
Fonte: Embaixada do Japão em Portugal