Já havia escrito sobre esta obra aquando a criação dos artigos de recomendações para esta Temporada de Primavera de 2023. Sou apaixonada pela manga e não poderia ter ficado mais feliz quando confirmaram a adaptação a anime de My Clueless First Friend.
Após dois episódios assistidos consigo afirmar que não poderia ter desejado melhor adaptação.
My Clueless First Friend – Uma Hidden Gem da Primavera 2023?
O nome completo, em japonês é: Jijou wo Shiranai Tenkousei ga Guigui Kuru. e, traduzindo em inglês, fica: The Clueless Transfer Student Is Assertive.
Jijou wo Shiranai Tenkousei ga Guigui Kuru. – História
My Clueless First Friend narra a história de Nishimura, uma menina com os seus 8 anos, que frequenta uma escola primária como qualquer criança na sua idade.
Contudo, pelo seu penteado e personalidade mais tímida e “gloomy” (sombria), acabou por ser alvo de chacota e bullying por parte dos colegas de turma – para não dizer da escola. Sem nenhum amigo, passa os dias sozinha, a tentar abstrair-se do que as outras crianças dizem dela. O seu dia-a-dia muda radicalmente com a transferência de Taiyou Takada que em vez de sentir medo sente fascínio pelos “poderes” da colega…
Desde o primeiro episódio que percebemos como é o dia-a-dia de Nishimura. Todos os dias ela era comentada, apontada, evitada maliciosamente – e ignorantemente – por todos os meninos e meninas da escola. Tudo porque começaram a espalhar rumores sobre a mesma ter poderes de magia negra, que se tocarem nela ficam amaldiçoados e em como o seu olhar é mau para todos.
Sem um único amigo, a vida da tímida Nishimura seguia na ânsia de algo mudar ou simplesmente a escola terminar. Sempre a tentar não se importar com tudo o que diziam sobre ela e com o facto de não ter amigos.
Uma comédia sobre bullying
Como já deu para perceber pelo plot, trata-se de uma história sobre bullying na infância. Mas, não é de todo um drama! Muito pelo contrário…
Apesar de começar com o lado mais negro ao mostrar o que sofre a pequena Nishimura, mal entra o Takada em ação a história muda completamente de rumo. Transforma-se numa comédia sobre como podemos dar a volta da forma mais fofa – e eficaz – possível ao bullying. Tudo isto com muito humor à mistura!
Não sou fã de histórias com bullying, infelizmente relaciono-me demasiado com a história e acaba por não ser um tema que procuro consumir. Todavida, esta obra é diferente.
A escrita é simplesmente genial! Já com a manga tenho esse feeling: como irá o Takada responder a esta provocação? A este bullying? Será agora que ele irá responder torto? Responderá de igual forma?
E o autor vai e surpreende uma vez mais com as respostas mais mirabulantes e com sentido de sempre! Acabamos cada “sketch” a pensar: “como é que não pensei nesta resposta?”. Um bom uso de psicologia reversa, sem se esforçar, apenas sendo uma criança e a interpretar o que as crianças à sua volta dizem.
E é nos diálogos que My Clueless First Friend brilha. Há obras que se movem pela história, outras pelas personagens, aqui é pelos diálogos (que claro que está relacionado com as personagens, mas vocês percebem a ideia!).
My Clueless First Friend – Uma Hidden Gem da Primavera 2023?
Acredito que será uma obra que passará ao lado de muita gente e que outra tanta não irá entender ou estará no mood para a consumir.
Afinal estreou numa temporada muito forte em anime, com ótimos shounens, seinens e muitas outras obras dos mais variados géneros. A maioria de nós não acompanha mais de 6 animes por temporada, é normal que esta série não seja uma das escolhas. Ainda assim, e com base em apenas dois episódios e o manga, será a minha aposta de hidden gem desta temporada!
É uma obra para todas as idades, com uma animação polida, fofa e dentro da média. Um design forte e característico, com um voice acting no ponto e com as melhores interações que podemos imaginar.
No fundo, uma obra muito bem escrita, com um objetivo bem específico e que espero que chegue a muita gente!
Crianças a ser crianças
O protagonistas são crianças e comportam-se como tal. No mundo deles há fantasia, jogos, as prioridades são aquele segundo pacote de leite no intervalo e as brincadeiras fazem a tarde. Não há drama além daquele vivido por aquelas idades.
Há algum tempo que não tinha o prazer de ver uma obra para todas as idades (Spy Family talvez se enquadre nesse sub-género). My Clueless First Friend poderá trnasformar-se num anime intemporal sobre amizade, bullying e novas oportunidades. Algo fora da caixa do que vemos hoje em dia, sem fantasia, episódico, com muito humor e cenas de fazer derreter o coração.
Apesar dos protagonistas serem estudantes da primária, a mensagem é para ser transmitida aos mais velhos. Conseguimo-nos identificar com as piadas e teasing dos colegas de turma. Conseguimos ver isso a acontecer em qualquer escola, conseguimos ver muitas Nishimura(s) a sofrer do mesmo.
Vamos ser um Takada?
Espero que tenham gostado deste artigo! Qual a vossa opinião sobre a série? Espero que vos tenha conseguido – convenver eheh – e explicar sobre o que se trata!
Análises
My Clueless First Friend
Nishimura, uma menina que frequenta uma escola primária como qualquer criança na sua idade, acaba por ser alvo de chacota e bullying por parte dos colegas de turma. A situação muda com a entrada de Takada...
Os Pros
- Diálogos das personagens
- Takada
- Ambiente
Os Contras
- Target específico/Mood específico