Nas primeiras décadas de produção televisão, as cassetes que eram usadas para a transmissão eram extremamente caras e várias vezes regraváveis. Uma das maiores preocupações que diz respeito a esta problemática – na preservação de material – é que estas cassetes, como eram um material caro, eram utilizadas para regravar, ou seja, o material que lá se encontrava perde-se pela eternidade.
Porém, outras relíquias encontram-se preservadas nas coleções privadas das cadeias televisivas, como por exemplo da NHK, que está neste momento a preparar-se para transmitir alguns pedaços de ouro poeirentos que pertencem a História do Anime! Das que já foram transmitidas, muito foi o sucesso obtido. Títulos como Kin’you eye: Maboroshi no Meisaku Hakkutsu Daisakusen! ~Anata no “Mitai” ga Yomigaeru~ (“Friday Eye: The Great Operation to Unearth Elusive Masterpieces! ~Reviving What You Want to Watch~”) já foram transmitidos.
Por entre estes tesouros, encontra-se Space Journey – The First Dream of Wonder-kun, o especial de 20 minutos de 1969, que tinha segmentos de animação criados por Osamu Tezuka, fundidos com sequências em Live Action. Este é a história de um rapaz, Taro, que realiza uma fantástica viagem pelo Espaço, numa cadeira mágica que se designa por Wonder-Kun. Toda esta combinação entre animação e sequências reais foi algo que, para a época, elevou a fasquia daquilo que era possível fazer.
Estreou a 2 de janeiro, e tem como objetivo representar a primeiro sonho do Ano Novo de Taro (que é culturalmente significante no Japão). Hironori Yoshida, disse que “esta obra mostra-nos o quanto as crianças imaginavam e divagavam sobre a temática do Espaço, numa Era em que pouco se conhecia sobre o mesmo. Porém, agora podemos ficar a conhecer qualquer coisa desde que a pesquisemos online… o que faz o grande contraste entre ter curiosidade naquela época, e o ter agora.”
Wonder-kun foi encontrada na casa do Hiroshi Shimozaki, um dos assistentes de Tezuka. Ele possui muitos dos trabalhos de Tezuka e convidou a NHK para ir investigar as Tezuka Productions. Infelizmente, apenas as imagens tinham sobrado, portanto o diretor de Wonder-kun, Suguru Sugiyama, escreveu o guião de memória e foram adicionadas novas vozes.
Fonte: Anime News Network