Os dados apresentados aqui foram recolhidos e verificados por pessoas anónimas que se divertem a fazer pesquisa e data crunching num fórum público. É do meu entendimento que são precisos e confiáveis.
Se tudo isto é novo, talvez queiram ler o primeiro artigo deste género que contém os básicos do mundo de Vtubing. Muito bem! Vamos aos números!
Números do mundo do Vtubing de Janeiro 2023
Listando as medalhas de ouro! Preparem-se para a surpresa que está no subtítulo, a Nijisanji ganhou o mês de Janeiro!
Então como é que a Nijisanji conseguiu? Tratou-se uma combinação de estreias que fazem parte de uma nova vaga de Vtubers a entrarem no mercado, o “Kingu” Kuzuha a voltar às streams frequentes, (joga League of Legends e Apex, ainda por cima) e, além disto, tivemos dois eventos organizados dentro da companhia com torneios de Poker e Mahjong!
Bem, a Nijisanji ganha o mês com 15 medalhas a 13, mas e então e em doações?
Pois é… em doações este mês ganhou a Hololive! Por norma é tudo ao contrário. A Towa, que cada vez mais ganha status de veterana respeitada na indústria, fez anos e festejou à grande como podem ver. A Ina da Hololive EN regressou após um hiato de mais de 3 meses e faturou pouquíssimo. No entanto, o mesmo se pode dizer sobre o Kuzuha. Neste jogo visualizações não são tudo, o que importa é radicalizar os espetadores com o charme da personagem! Um hiato bem colocado pode reganhar momento ao Vtuber e promoção, mas estes dois eventos provam que em termos de dinheiro é má ideia.
Foram estes os números do mês, apesar de um mês surpreendente, continuo a apostar na Hololive este ano. Após perder a sua maior “money maker” o ano passado com o drama que houve em torno de Uruha Rushia e a sua maior criadora de conteúdo com a Kiryu Coco, a empresa continua de pé com projetos a rolar por todo o lado, incluindo aquele MMO do qual se tem ouvido rumores…