Osamu Tezuka – Rabisco será exposto em Museu Manga

por Mariana Marques
Osamu Tezuka - Rabisco será exposto em Museu Manga

Uma placa de tecto do agora demolido apartamento Tokiwa-so, que foi rabiscada por Osamu Tezuka enquanto lá habitava, está guardada nos escritórios Toshima. A ilustração é uma autor-retrato de Tezuka-sensei numa secretária com a personagem Sapphire, de Princess Knight (Ribbon no Kishi), a pairar sobre ele.

O desenho foi feito em 1982 após o artista descobrir que o edifício seria demolido.

 

Osamu Tezuka – Rabisco será exposto em Museu Manga

Osamu Tezuka - Rabisco será exposto em Museu Manga

 

A peça foi doada pelo clube de imprensa da Polícia de Ikebukuro, no passado dia 26 de fevereiro. Tem cerca de 90 cm por 30 cm e poderá estar disponível ao público brevemente.

O clube está a considerar doá-lo ao Tokiwa-so Manga Museum, em Toshima. Está planado que o museu abra numa versão reconstruída do Tokiwa-so, um edifício de apartamentos famoso por alojar alguns dos primeiros mangaka de renome, os quais, além de Osamu Tezuka, incluem: Fujio Akatsuka (Tensai Bakabon), Fujijo Fujio (Doraemon) e Shotaro Ishinomori (Kamen Rider).

 

 

É uma peça valiosa na qual o Sr. Tezuka pôs o seu coração. Deve respirar vida dentro das instalações.

Declarou o presidente de Toshima, Yukio Takano.

 

A abertura do museu estava planeada para 22 de março, mas por causa de preocupações relativas ao coronavírus (COVID-19), a esta foi adiada para 1 de abril ou mais tarde.

E, curiosamente, não foi só Tezuka-sensei que desenhou em prédios prestes a serem demolidos! Outros mangaka, como Naoki Urasawa (Monster) e Masami Yuuki (Patlabor, Birdy the Mighty), deixaram a sua marca no antigo edifício da Shogakukan Inc. em 2013, antes da demolição.

 


Osamu Tezuka, considerado o pai do manga ou até mesmo deus do manga, escreveu diversos títulos que ainda hoje são bastante populares e reconhecidos como Kimba the White Lion, Princess Knight, Astro Boy entre outros. Responsável por inovações na indústria de animação, filme e manga Tezuka é muitas vezes considerado o “Walt Disney” do Japão. Para além de trabalhos direccionados a crianças, realizou, posteriormente na sua carreira, obras mais direccionadas a audiências mais adultas. A mais recente adaptação das suas obras foi em 2019 com o anime de Dororo.

Tezuka faleceu em 1989, devido a cancro no estômago. Postumamente, o mestre recebeu muitos prémios e um museu em sua memória dedicado às suas obras foi edificado em Takarazuka. Por lançar, ficaram várias animações que estavam em produção por altura do seu falecimento, assim como os capítulos finais de Phoenix.

 

O início do Anime no Japão | Osamu Tezuka | Osamu Tezuka - Ex-Assistente escreve sobre Anos Formativos | Rabisco invulgar feito por Osamu Tezuka Exposto em Museu

 


Osamu Tezuka – Artigos Relacionados


 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.