Papa no Iukoto wo Kikinasai! – Análise

por Renato Sousa
Papa no Iukoto wo Kikinasai! - Análise Anime

Decidido a tentar não atrasar muito o ptAnime em relação à temporada atual, hoje dou mais um passo rumo a esse objetivo com esta análise a Listen to Me, Girls. I Am Your Father!, série conhecida por muitos pelo seu nome mais oriental: “Papa no Iukoto wo Kikinasai!”.

 

Papa no Iukoto wo Kikinasai! – A História

Yuuta Segawa faz parte do lote de novos estudantes admitidos na Universidade de Literatura de Tama. Este recém-adulto perdeu os seus pais logo nos primeiros anos de vida, acabando por ficar aos cuidados da sua irmã, Yuri Takanashi, até há bem pouco tempo. Yuri já é casada e tem três filhas, se bem que as duas mais velhas são fruto de relacionamentos anteriores do seu marido, Shingo Takanashi.

A história seguiria o seu curso com base nas rotinas destes dois, não fosse Yuri pedir logo no primeiro episódio a Yuuta para este tomar conta das sobrinhas, uma vez que ela e o marido têm de se ausentar. As coisas até correm bem, e um conjunto de peripécias engraçadas acontecem.

No entanto, a necessidade de Segawa fazer de babysitter volta a surgir e claro, o jovem não consegue rejeitar depois da irmã ter cuidado dele durante tanto tempo. É precisamente nesta altura que a história se vai transformar completamente. Durante a segunda viagem dos Takanashi, o avião que os transportava sofre um grave acidente, e o casal é dado como desaparecido.

Ao ser informado do que aconteceu, e depois de uma reunião com outros membros da família que se opuseram a que este continuasse a cuidar das três sobrinhas, Yuuta foge com as três adolescentes para o pequeníssimo apartamento que alugou perto da sua faculdade.

A partir daquele momento, Yuuta vai pôr sempre a sua vida em segundo plano para que Sora, Miu e Hina possam permanecer juntas e tenham uma vida o mais normal possível. Além do mais, porque os amigos são para as ocasiões, sempre que precisar, o tio que virou pai terá ao seu dispor a ajuda de Raika Oda, Kouichi Nimura, e até mesmo de Shuntarou Sako.

 

Papa no Iukoto wo Kikinasai! - Análise

 

Papa no Iukoto wo Kikinasai! – Ambiente e Enredo

Um ambiente bastante real quando comparado com o mundo que nos rodeia. Isto é o que podem esperar em Listen to Me, Girls. I Am Your Father!. As tragédias que acontecem todos os dias e alteram as rotinas das famílias, os obstáculos diários que se enfrentam individualmente e em grupo, e questões relacionados com os laços de sangue, são alguns dos problemas com que nos identificamos ao ver esta série.

Assim sendo, não há como negar que este é o tema principal deste anime, ou não seria ele do tipo Slice of Life. Mas ninguém pense que a coisa termina aqui. Há outras vertentes incutidas nesta obra, como é o caso do clima de romance que marca presença em grande parte dos episódios, e até um pouco de fan service. Este último, se fosse ligeiramente reduzido não seria pior. Ainda assim, o mesmo apresenta-se de forma controlada.

Por fim, quero também salientar que em Papa no Iukoto wo Kikinasai! predomina a juventude. As personagens principais são todas elas muito jovens, e portanto vamos ter dificuldades atribuídas a malta nova, que em condições normais seriam responsabilidade de alguém mais velho. O enredo torna-se assim mais interessante, pois desperta no espetador a curiosidade de ver como as personagens vão ultrapassar algumas situações que podemos considerar fora do contexto.

 

Papa no Iukoto wo Kikinasai! - Análise

 

Papa no Iukoto wo Kikinasai! – As Personagens

Papa no Iukoto wo Kikinasai! tem 7 personagens merecedoras de destaque. A principal é, sem dúvida, Yuuta Segawa, cuja vida vai dar uma volta de 180º depois de perder a irmã, Yuri Takanashi e assumir a responsabilidade das sobrinhas. Com uma vida deveras complicada, o jovem vai suportar e ser suportado pelos amigos e pelas sobrinhas quando as situações o exigirem.

Relativamente às sobrinhas de Yuuta, vou descreve-las de forma crescente, isto é, da mais nova para a mais velha. Hina, a única que é filha biológica de Yuri, é a criança que todos gostam por ser tão querida e engraçada. A produção faz uso disso mesmo para sensibilizar o público em determinadas cenas. Miu é a irmã do meio, e provavelmente a mais divertida e rebelde. Já Sora demonstra uma timidez que não é visível nas outras duas. Esta caraterística poderá estar interligada com a atração que sente por Yuuta.

Quanto aos amigos de Segawa, todos eles pertencem ao Sightseeing Club (são os únicos, juntamente com Yuuta). O líder deste grupo é Shuntarou Sako, alguém que tem uma atração anormal pelas duas sobrinhas mais novas de Yuuta. Temos ainda Kouichi Nimura, que desde muito cedo vai dar uma ajuda importante ao protagonista da série, e por último, Raika Oda. Raika é a única rapariga deste clube bastante estranho e vai ter uma relação muito próxima com Yuuta, o que vai levar Sora a ter ciúmes dela.

 

Papa no Iukoto wo Kikinasai! - Análise

 

Papa no Iukoto wo Kikinasai! – Juízo Final

Sem perder mais tempo, vou-vos ser direto e sincero. Papa no Iukoto wo Kikinasai! é uma série daquelas que qualquer pessoa deveria ver. Acima de tudo, pela história de vida que nos apresenta. Num mundo corrupto, violento e egoísta como é o nosso, poucas são as pessoas que teriam a coragem e a fibra que Yuuta Segawa teve quando decidiu tomar as três irmãs como sua responsabilidade. Daí a minha recomendação.

Pessoalmente, acredito que quem vir este anime deverá sentir-se mais sensível a este tipo de situações quando o terminar. Claro que na maioria destes casos não estamos diretamente envolvidos neste tipo de questões, mas os autores dos romances que deram origem a esta obra também não se esqueceram disso. A prova está, particularmente, em Raika Oda e Kouichi Nimura. Esta dupla podia passar ao lado do problema que ninguém lhes podia exigir o que quer que fosse. Contudo, de livre e espontânea vontade, tomaram uma atitude muito mais positiva e benéfica para todos.

Considerem ver o trailer que se segue e, mais importante do que isso, dar uma oportunidade a este anime. Espero pelas vossas opiniões na secção de comentários.

 

Papa no Iukoto wo Kikinasai! – Trailer

 

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.