Está disponível desde dia 18 de outubro a demo do próximo jogo da franchise Pokémon, Sun & Moon! Gratuita na Nintendo eShop, a demo abre o apetite para dia 18 de novembro, dia de lançamento do jogo. Aqui ficam as primeiras impressões após umas horas a brincar com a demo. (Desculpem a qualidade das fotos, a Nintendo desativou a função de screenshot por alguma razão…)
Pokémon Sun And Moon | Enredo
A demo de Pokémon Sun And Moon é curta e direta ao assunto. E o assunto é simples: exibir todas as novas funcionalidades e upgrades estéticos do novo jogo. Apesar de já se saber que podemos criar e alterar o nosso personagem, a demo não dá essa opção. Sou automaticamente um rapaz (talvez por causa do meu avatar Mii?) e chamo-me Sun. Mostrando todo o esplendor dos novos gráficos 100% 3D low-poli, somos introduzidos à região de Alola, mais especificamente, à cidade Hau’oli. A tentativa de apelar aos fãs mais veteranos de Pokémon é óbvia, visto que o Sun acabou de se mudar para Alola vindo de Kanto, a região da Geração I. Um amigo misterioso manda-nos uma carta e uma Pokébola com o nosso primeiro Pokémon da demo, um Greninja. A demo não perde tempo, e introduz desde logo personagens como o nosso amigo Hau, e a team antagonista desta geração, a Team Skull.
Após uma curta batalha, o Hau mostra-nos o PokéCenter, que como qualquer fã que se preze sabe, é onde curamos os nossos bichos amarelos. Somos logo de seguida apresentados ao Professor Kukui, que por sua vez nos explica o que são os Trials: em Pokémon Sun And Moon não há os habituais Ginásios, sendo os Trials a maneira de provar a nossa mestria na arte de bater nos Pókemon das outras pessoas.
O Trial da demo consiste em entrar numa gruta e fotografar 4 Pokémon, sendo que o último é um Totem Pokémon: um Pokémon mais forte e com a habilidade de chamar outros Pókemon para o ajudar. É basicamente um final boss do Trial! Para nos ajudar, o Professor Kukui oferece-nos duas coisas: o Poké Finder, um dispositivo para fotografar os Pokémon (entre outras funções, semelhante ao PokéGear da Geração II) e um Pikachu! Por alguma razão, para mudar de área de jogo temos de falar com um tipo velho e esquisito.
No fim do Trial, somos recompensados com uma pulseira, o Z-ring e um cristal de eletricidade que nos permite usar a Z-move do Pikachu. A demo encerra com o aparecimento da Plumeria, uma chefe da Team Skull que é basicamente uma desculpa para usarmos a Z-move, Gigavolt Havoc, e babarmo-nos. A demo acaba aqui, com um pequeno trailer e uma save que nos permite ter o Ash-Grininja no jogo completo. Se voltarmos ao jogo, podemos explorar livremente a Cidade Hau’oli. Alguns personagens dizem para voltarmos e falarmos com eles passados alguns dias, provavelmente para desbloquear ainda mais recompensas. Pelo que vi, devemos voltar 1, 5, 12 e 24 dias após terminarmos a demo!
Pokémon Sun And Moon | Jogabilidade
A jogabilidade mantém-se fiel à essência dos anteriores jogos de Pókemon. As principais alterações são aquelas feitas para se adaptar ao novo formato 3D. Quando nos aproximamos de um treinador, já não estamos limitados a apenas quatro direções. Para nos ajudar a descobrir se o treinador está prestes a notar a nossa presença, umas barras pretas aparecem no ecrã. Estas fecham gradualmente o quanto mais nos aproximamos do campo de visão. Isto e as Z-moves são as únicas novidades de destaque que se consegue perceber na demo. Há pequenas modificações do tradicional, como por exemplo o desaparecimento dos PokéMart. Agora, curar Pokémon e comprar itens é feito no mesmo sítio: nos PokéCenter! É basicamente a Loja do Cidadão de Alola, mas sem as 4 horas de espera! Tudo o resto é o habitual: batalhas em turnos, colecionar Pokémons e também falar com os cidadãos do universo do jogo e rir das coisas que eles dizem:
Pokémon Sun And Moon | Som e Estética
É neste departamento que Pokémon Sun And Moon dá o salto em relação às gerações anteriores. O ambiente 100% 3D é muito mais imersivo, e algo que já vem a tardar. Os Pokémon das outras pessoas aparecem no mundo no seu tamanho real, ao invés do tamanho único que todos tinham nos jogos anteriores.
A maior diferença é nas batalhas. As animações de início de luta são super dinâmicas, com ângulos de câmara dramáticos, seguidos de uma imagem 2D do inimigo a posar. Se for contra a Team Skull, temos também uma animação cheia de estilo do logótipo deles. A batalha em si é reminiscente às de Final Fantasy modernos. A câmara foca nos Pokémon, nas caras dos treinadores, sempre em ângulos cinematográficos e dramáticos. Quando atacamos a câmara salta para trás de nós, mostrando a visão tradicional da batalha de Pokémon. Mas logo foca no Pokémon atacante e vemos a animação do ataque. Sendo o jogo em 3D, os Pokémon de facto já tocam uns nos outros para atacarem. Há também pequenos upgrades e detalhes estéticos em todo o lado: o personagem baixa-se para falar com miúdos mais novos, as Pokébolas dos treinadores podem ser normais, Great, Ultra ou qualquer outro tipo, entre muitos outros detalhes.
A banda sonora é igualmente surpreendente. Rap e Electro fazem o tema da Team Skull, que combina a 100% com os gestos e os maneirismos deles. As músicas clássicas da série, como o tema do PokéCenter, têm a sua versão de Alola, com toques de ukulele e notas suaves bem reminiscentes do Hawaii. Não admira que ande tudo em tronco nu.
Pokémon Sun And Moon | Potencial
A demo do Pokémon Sun & Moon foi na minha opinião, super eficaz no sentido duma demo: mostrou as novidades, foi curta para não aborrecer, e deixou-me muita água na boca. Sun & Moon parece uma melhoria em todos os aspetos, mas principalmente na estética e apresentação do jogo. Uma palavra de aviso, no entanto: se quiserem usar o Ash-Grininja no jogo completo, e estiverem a planear comprar o jogo pela eStore, certifiquem-se que têm um cartão de memória bem grande! Precisam de ter a demo instalada ao mesmo tempo, e as duas coisas vão ocupar mais do que 4gB!
Análises
Pokémon Sun And Moon
Está disponível desde dia 18 de outubro a demo do próximo jogo da franchise Pokémon: Pokémon Sun And Moon!
Os Pros
- Visuais melhores do que nunca;
- Os Z-moves são espetaculares.
Os Contras
- Não dá para tirar screenshots à minha aventura.