Pokémon Sun And Moon | Primeiras Impressões [Demo]

por Ricardo Nogueira
Está disponível desde dia 18 de outubro a demo do próximo jogo da franchise Pokémon, Sun & Moon! Gratuita na Nintendo eShop, a demo abre o apetite para dia 18 de novembro, dia de lançamento do jogo. Aqui ficam as primeiras impressões após umas horas a brincar com a demo.…

Pokémon Sun And Moon [Demo]

Jogabilidade - 7
Estética - 9
Som - 6

7.3

Potencial

Pontos Fracos: Não dá para tirar screenshots à minha aventura.

Pontos Fortes: Visuais melhores do que nunca. Os Z-moves são espetaculares.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
7

Está disponível desde dia 18 de outubro a demo do próximo jogo da franchise Pokémon, Sun & Moon! Gratuita na Nintendo eShop, a demo abre o apetite para dia 18 de novembro, dia de lançamento do jogo. Aqui ficam as primeiras impressões após umas horas a brincar com a demo. (Desculpem a qualidade das fotos, a Nintendo desativou a função de screenshot por alguma razão…)

 

Pokémon Sun And Moon | Enredo

A demo de Pokémon Sun And Moon é curta e direta ao assunto. E o assunto é simples: exibir todas as novas funcionalidades e upgrades estéticos do novo jogo. Apesar de já se saber que podemos criar e alterar o nosso personagem, a demo não dá essa opção. Sou automaticamente um rapaz (talvez por causa do meu avatar Mii?) e chamo-me Sun. Mostrando todo o esplendor dos novos gráficos 100% 3D low-poli, somos introduzidos à região de Alola, mais especificamente, à cidade Hau’oli. A tentativa de apelar aos fãs mais veteranos de Pokémon é óbvia, visto que o Sun acabou de se mudar para Alola vindo de Kanto, a região da Geração I. Um amigo misterioso manda-nos uma carta e uma Pokébola com o nosso primeiro Pokémon da demo, um Greninja. A demo não perde tempo, e introduz desde logo personagens como o nosso amigo Hau, e a team antagonista desta geração, a Team Skull.

 

Pokémon Sun And Moon

Que são uns palhaços, mas até são adoráveis.

 

Após uma curta batalha, o Hau mostra-nos o PokéCenter, que como qualquer fã que se preze sabe, é onde curamos os nossos bichos amarelos. Somos logo de seguida apresentados ao Professor Kukui, que por sua vez nos explica o que são os Trials: em Pokémon Sun And Moon não há os habituais Ginásios, sendo os Trials a maneira de provar a nossa mestria na arte de bater nos Pókemon das outras pessoas.

 

Pokémon Sun And Moon

“Não ligues aos meus peitorais, eles estão sob controlo”

 

O Trial da demo consiste em entrar numa gruta e fotografar 4 Pokémon, sendo que o último é um Totem Pokémon: um Pokémon mais forte e com a habilidade de chamar outros Pókemon para o ajudar. É basicamente um final boss do Trial! Para nos ajudar, o Professor Kukui oferece-nos duas coisas: o Poké Finder, um dispositivo para fotografar os Pokémon (entre outras funções, semelhante ao PokéGear da Geração II) e um Pikachu! Por alguma razão, para mudar de área de jogo temos de falar com um tipo velho e esquisito.

 

Pokémon Sun And Moon

Não fui eu que disse!

 

No fim do Trial, somos recompensados com uma pulseira, o Z-ring  e um cristal de eletricidade que nos permite usar a Z-move do Pikachu. A demo encerra com o aparecimento da Plumeria, uma chefe da Team Skull que é basicamente uma desculpa para usarmos a Z-move, Gigavolt Havoc, e babarmo-nos. A demo acaba aqui, com um pequeno trailer e uma save que nos permite ter o Ash-Grininja no jogo completo. Se voltarmos ao jogo, podemos explorar livremente a Cidade Hau’oli. Alguns personagens dizem para voltarmos e falarmos com eles passados alguns dias, provavelmente para desbloquear ainda mais recompensas. Pelo que vi, devemos voltar 1, 5, 12 e 24 dias após terminarmos a demo!

 

 

Pokémon Sun And Moon | Jogabilidade

A jogabilidade mantém-se fiel à essência dos anteriores jogos de Pókemon. As principais alterações são aquelas feitas para se adaptar ao novo formato 3D. Quando nos aproximamos de um treinador, já não estamos limitados a apenas quatro direções. Para nos ajudar a descobrir se o treinador está prestes a notar a nossa presença, umas barras pretas aparecem no ecrã. Estas fecham gradualmente o quanto mais nos aproximamos do campo de visão. Isto e as Z-moves são as únicas novidades de destaque que se consegue perceber na demo. Há pequenas modificações do tradicional, como por exemplo o desaparecimento dos PokéMart. Agora, curar Pokémon e comprar itens é feito no mesmo sítio: nos PokéCenter! É basicamente a Loja do Cidadão de Alola, mas sem as 4 horas de espera! Tudo o resto é o habitual: batalhas em turnos, colecionar Pokémons e também falar com os cidadãos do universo do jogo e rir das coisas que eles dizem:

 

Pokémon Sun And Moon

O que tu queres sei eu.

 

Pokémon Sun And Moon | Som e Estética

É neste departamento que Pokémon Sun And Moon dá o salto em relação às gerações anteriores. O ambiente 100% 3D é muito mais imersivo, e algo que já vem a tardar. Os Pokémon das outras pessoas aparecem no mundo no seu tamanho real, ao invés do tamanho único que todos tinham nos jogos anteriores.

 

Pokémon Sun And Moon

Eu também, Machamp. Eu também…

 

A maior diferença é nas batalhas. As animações de início de luta são super dinâmicas, com ângulos de câmara dramáticos, seguidos de uma imagem 2D do inimigo a posar. Se for contra a Team Skull, temos também uma animação cheia de estilo do logótipo deles. A batalha em si é reminiscente às de Final Fantasy modernos. A câmara foca nos Pokémon, nas caras dos treinadores, sempre em ângulos cinematográficos e dramáticos. Quando atacamos a câmara salta para trás de nós, mostrando a visão tradicional da batalha de Pokémon. Mas logo foca no Pokémon atacante e vemos a animação do ataque. Sendo o jogo em 3D, os Pokémon de facto já tocam uns nos outros para atacarem. Há também pequenos upgrades e detalhes estéticos em todo o lado: o personagem baixa-se para falar com miúdos mais novos, as Pokébolas dos treinadores podem ser normais, Great, Ultra ou qualquer outro tipo, entre muitos outros detalhes.

 

Pokémon Sun And Moon

Um exemplo da câmera de batalha dinâmica, a focar no Donald Trump.

 

A banda sonora é igualmente surpreendente. Rap e Electro fazem o tema da Team Skull, que combina a 100% com os gestos e os maneirismos deles. As músicas clássicas da série, como o tema do PokéCenter, têm a sua versão de Alola, com toques de ukulele e notas suaves bem reminiscentes do Hawaii. Não admira que ande tudo em tronco nu.

 

Pokémon Sun And Moon | Potencial

A demo do Pokémon Sun & Moon foi na minha opinião, super eficaz no sentido duma demo: mostrou as novidades, foi curta para não aborrecer, e deixou-me muita água na boca. Sun & Moon parece uma melhoria em todos os aspetos, mas principalmente na estética e apresentação do jogo. Uma palavra de aviso, no entanto: se quiserem usar o Ash-Grininja no jogo completo, e estiverem a planear comprar o jogo pela eStore, certifiquem-se que têm um cartão de memória bem grande! Precisam de ter a demo instalada ao mesmo tempo, e as duas coisas vão ocupar mais do que 4gB!

 

demo_pokemon_capa

 

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.