Recentemente, um artista japonês de manga partilhou no Twitter (X) uma explicação sobre a dificuldade em desenhar personagens a andar de bicicleta em anime e manga. O post original já conta com mais de quatro milhões de visualizações e vários comentários, que desenrolou uma discussão pormenorizada sobre como desenhar personagens a praticar esta actividade, bem como elogios a uma certa popular série anime sobre ciclismo.
Porque poucos personagens andam de bicicleta em Anime?
Tradução do post:
Já mencionei isto uma vez, mas a razão pela qual as bicicletas são um calcanhar de Aquiles para os criadores de manga e anime não é o facto de serem demasiado detalhadas e complicadas, mas porque as proporções dos personagens de manga e anime tornam impossível que andem em bicicletas da vida real.
As pernas são demasiado longas, os torsos demasiado curtos e as cinturas demasiado altas.
As bicicletas da vida real têm a forma que têm porque pessoas reais andam nelas.
O artista de manga Gaku Miyao é o criador da história e arte da série Aoba Jitensha-ten (Aoba Bicycle Shop), que, sem surpresa, apresenta personagens que praticam ciclismo. Na sua conta no Twitter (X) explicou recentemente que as proporções exageradas dos personagens manga (especialmente as pernas compridas) tornam difícil desenhá-las a pedalar. Usando os próprios esboços como exemplo, Miyao salientou que é preciso ter em conta o movimento do pedaleiro (a parte da bicicleta que se pedala para a impulsionar para a frente) para desenhar com sucesso esta actividade.
Tradução do post:
As bicicletas obrigam-nos a desenhar uma cambota rotativa. A perna estende-se no ponto de apoio inferior e dobra-se no ponto de apoio superior*. A pedaleira gira num círculo com um diâmetro de 35 cm.
É difícil desenhar esta diferença de elevação para uma personagem que tem pernas compridas.
É preciso mentir eficazmente com ângulos de câmara e cortes.
*Nota: Um fulcro é o ponto sobre o qual gira uma alavanca. O ponto de apoio inferior é quando o pedal está em baixo e o ponto de apoio superior é quando o pedal está em cima.
Apesar destas dificuldades, tem havido uma série de mangas e animes de ciclismo. Entre eles, os exemplos dados pelo artista foi Nasu e Yowamushi Pedal. O manga Yowamushi Pedal está a ser publicado desde 2008 e deu origem a um filme e a uma adaptação anime que conta já com cinco temporadas até ao momento. Miyao elogia a obra pela sua capacidade técnica em transmitir ciclistas credíveis em anime.
Tradução do post:
Por conseguinte, o nível de competência técnica no anime Yowamushi Pedal é muito avançado. As personagens têm proporções semelhantes às da manga, mas estão a andar em bicicletas de montanha criadas com computação gráfica que possuem proporções realistas. Esta é uma obra muito avançada de “enganação”. Pensei que o estilo de ciclismo de Midousuji só podia ser representado em formato manga.
Em resposta à discussão do artista, os utilizadores do Twitter (X) mostraram muitas imagens de personagens de anime e manga a andar de bicicleta.
Tradução do post:
Percebo. As pernas dela realmente parecem pequenas…
Expressando a sua surpresa com o número de respostas ao tópico original, Miyao esclareceu as questões sobre o uso de motas em anime. Explicou que é mais fácil retratá-las porque a personagem está apenas a andar de mota, o que faz com que seja fácil lidar com pernas compridas.
Fonte: Automaton Media