Num comunicado de imprensa realizado ontem (26 de fevereiro de 2022) a EVO, o maior torneio de videojogos de luta do mundo, revelou que no dia 8 de março de 2022 serão revelados os jogos que estarão presentes na edição de 2022 deste grande evento. Porém com grande tristeza por parte da EVO foi ainda acrescentado que por escolha da Nintendo o jogo Super Smash Bros. Ultimate não estará presente no line-up de 2022.
Iremos ainda aproveitar um pouco esta noticia para analisar o impacto deste jogo na comunidade de jogos de luta e como a saída do mesmo da line-up da EVO 2022 poderá afetar negativamente o evento.
Porque Smash Ultimate não estará presente na EVO 2022?

Smash Bros sempre foi uma franquia popular na EVO, desde a sua estreia no evento em 2007. O legado percorreu desde o Melee, ao Brawl, Smash 4 e mais recentemente ao popular Smash Ultimate. Então porque razão a Nintendo decidiu sair de um evento destes passado quase 15 anos??
Porque a Nintendo decidiu sair?
Muitos leitores distraídos podem achar estranho esta decisão por parte da Nintendo de remover o maior jogo de luta atual de um evento deste tamanho como a EVO. Porém vale apena referir 3 fatores importantes que podem ter levado à decisão por parte desta empresa Japonesa.
Primeiramente em 2020, durante a quarentena mundial causada pelo Covid-19, vários jogadores de Smash profissionais foram denunciados por pedofilia, porém as denuncias não acabaram por ai e Mr. Wizard (Presidente da EVO) também o foi. Motivo pelo qual tornou as negociações com as empresas de jogos mais complicada para a direção da EVO.
Para além disto, durante a queda da direção da EVO a Sony chegou-se à frente e comprou os direitos do evento, facto que dificultaria ainda mais o Smash a ficar sendo que ambas as empresas japonesas são concorrentes diretas.
Por fim e como terceiro fator a Nintendo lançou o update final do jogo a outubro de 2021 o que diminui a vontade da mesma em investir na promoção e eventos para este jogo. Para além disto o jogo terá vários eventos dedicados a si ao longo de 2022 sem ser preciso negociações entre as duas rivais japonesas. O que torna a saída de Smash da EVO pouco impactante para a Nintendo como empresa.
Mas… como a saída do Smash impactará o evento e a comunidade de jogos de luta?
Como será uma EVO sem Smash?
Embora Smash estivesse presente na EVO desde 2007, a franquia Street Fighter sempre foi a cara tanto do evento como da própria comunidade de jogos de luta pelo mundo fora. Apresentando assim, números bastante elevados de participantes, de audiências e jogadores lendários reconhecidos e amados por toda a comunidade.
Porém nos últimos anos esta tendência tem se alterado com o aparecimento de novos competidores à altura da franquia Street Fighter, nomeadamente Tekken e Smash Bros. Com o lançamento de Smash Ultimate, a franquia cresceu tanto que em 2019 o jogo respondia a mais de 24% dos participantes de todo o evento e bateu recordes de audiências que um evento de jogos de lutas nunca tinha imaginado como possível. Esta dominância do Smash voltou ainda a se repetir mais tarde na EVO Japan em 2020.
Assim sendo, não podemos negar a importância da franquia Smash para a EVO, e a saída deste jogo no line-up de 2022 irá atingir drasticamente o evnto em proveitos originados tanto pela venda de entradas no evento como originado a partir das audiências. Para além dos proveitos a EVO perdeu ainda um patrocinador bastante importante e influente como a Nintendo.
Ficamos assim com a questão, qual será o futuro da EVO e o que a mesma poderá fazer para combater a perda de uma peça fulcral no evento?
Qual Será o Futuro da EVO?
Numa altura tão incerta em que ainda se fala bastante sobre o Covid-19 e outros acontecimentos que assustam toda a Europa, a saída do ganha pão deste evento poderia vir a ser o último sopro necessário para enterrar a EVO de vez.
Porém não nos podemos esquecer que mesmo que a EVO em 2022 tenha proveitos bastante baixos e possa vir a ter mesmo lucros negativos, o evento foi comprado pela Sony que poderá manter a EVO viva mesmo que a edição de 2022 corra mal!
Para além de ser salvaguardado pela Sony, tivemos ainda vários jogos de renome lançados no último ano que poderão ajudar a mitigar o vazio deixado pela franquia Smash e os fãs deste género de jogos estão em pulgas para um novo evento em grande escala.
Por fim vale a pena referir que 2023 parece ir ser um ano bastante promissor tanto com a possível diminuição internacional das restrições ligadas à pandemia e por sua vez o aumento de fluxo turístico de eventos. Como também a chegada do aguardado Street Fighter 6 e possivelmente novos jogos de luta que estão a caminho por revelar.
O futuro pode ser incerto mas como fã e membro da comunidade fighting game mal posso esperar para ver o que a EVO tem para anunciar!
Fonte: Twitter