Tivemos o prazer de ver “Project Wolf Hunting“, no MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Este filme coreano de 2022, de Kim Hongsun, não desilude os fãs de ação e gore, especialmente se gostas de uma boa dose de sangue (mais de 2 mil litros, na verdade) e muita adrenalina!
Por isso, pega lá nessa almofada para te esconderes das cenas pesadas, e vamos a mais uma análise 25 BANPO, sem spoilers!

Uma Mistura de Géneros – ou de tipos sanguíneos:
Confesso que por breves momentos duvidei se o filme deveria ser apresentado neste festival, ora não estivéssemos no renomado MOTELX. Mas a mistura de géneros é tão perfeita que até me senti culpada. Provou-se mais uma vez a mestria da programação deste festival em nos entregar um filme gore, e com a habitual combinação de elementos de ação, suspense policial e até de ficção científica, partilhados por muitos filmes coreanos.
O Caos:
A história começa com um grupo de criminosos a serem extraditados das Filipinas para a Coreia do Sul, num navio porta-contentores, de máxima segurança.
Mas não te preocupes: não é por isso que há demoras no toca a cenas violentas, pois os primeiros minutos são cheios, e a contagem de sangue derramado começa, com o início da revolta pela liberdade dos prisioneiros.
A Reviravolta …Sci-Fi?:
E aqui está o grande trunfo do filme: o elemento sci-fi. Quando pensamos que era apenas um filme gore e de ação, descobrimos que a bordo também está presente um ser geneticamente modificado chamado Alpha, e que está prestes a acordar devido ao caos instaurado. A partir daqui, “Project Wolf Hunting” transforma-se também num filme de ficção científica, com uma homenagem clara a vários filmes dos anos 70, 80 e 90.
Um Banho de Sangue ao Estilo de Décadas Passadas:
Como dissemos, o filme tem um estilo algo retro, que combina perfeitamente com sua violência extrema e derramamento de sangue. Os jatos de sangue, o caminhar de Alpha e os golpes chocantes, lembrou-nos imediatamente de filmes como “The Terminator” e “Carrie”.
Um Enredo Complexo:
Mas regressando à história, estás confuso? Nós explicamos: o que os prisioneiros fazem no mesmo barco que transporta esta máquina de guerra? Isto envolve conspirações de décadas, que remontam aos finais da II Guerra Mundial, com a invasão japonesa de vários países asiáticos. É nesta altura que nasce o projeto de super-soldados, de uma empresa farmacêutica chamada Aeon Genetics, e que contribuiu para a carnificina neste navio. Ficando assim claro para o espetador que temos três facções em jogo – os prisioneiros, a polícia e a Aeon Genetics.
Elenco Notável:
Além de tudo isto, o filme conta com vários atores conhecidos da TV e cinema sul-coreano, como Gwi-hwa Choi, Park Ho-San, Dong-il Sung, Seo In-Guke e Jang Young-Nam, que entregam performances que nos mantém na beira do assento de tanto nervosismo.
Conclusão:
«I haven’t seen something like this in years», disseram-nos na apresentação desta sessão da meia noite, e do início ao fim ouviu-se pela sala a concordância do público. Desde risos pela homage evidente ao exterminador implacável, a vários sustos e momentos chocantes de tão brutal que era cada confronto.
“Project Wolf Hunting” é um filme que vai agradar os amantes do terror, de ação e, se não tiveres medo de sangue – já falamos de sangue por aqui, certo? – é a escolha certa. E bem te avisamos que esta análise é sem spoilers, porque as reviravoltas são imensas, e se planeias ter uma personagem favorita, prepara-te para teres um desgosto.
Trailer de “Project Wolf Hunting”:
“A tua ponte entre Portugal e a Coreia do Sul” – Cobertura diária de k-pop, cinema, TV, política, tecnologia, e muito mais no 25 BANPO!
Artigos Relacionados:
Quero Morrer mas Também Quero Comer Tteokbokki – Análise
Análises
"Project Wolf Hunting" é um filme que vai agradar os amantes do terror, de ação e, se não tiveres medo de sangue - já falamos de sangue por aqui, certo? - é a escolha certa. E bem te avisamos que esta análise é sem spoilers, porque as reviravoltas são imensas, e se planeias ter uma personagem favorita, prepara-te para teres um desgosto.
Os Pros
- Homenagem ao cinema de décadas passadas;
- Imprevisibilidade do início ao fim;
- Elenco de luxo;
- [Pro do MOTELX] Sala perfeita para a projeção deste filme (dada a especificidade de resolução que tinha);
Os Contras
- O gore e sangue pode ser demasiado para alguns espetadores;
- Ângulos da camera em algumas cenas não foram bem escolhidos - tirando assim a intensidade de alguns momentos;