Um questionário recente distribuído em círculos de dōjin que vão ao Comic Market (Comiket), a maior convenção de dōjinshi do Japão, implicou que a convenção de 2020 teria que ser movida para fora da região de Tóquio. A questão era, “Se o Comic Market não poder acontecer na capital devido aos Jogos Olímpicos de 2020, participariam se acontecesse em Osaka ou em Nagoya?” O questionário permite escolher entre Osaka, Nagoya, ambos ou nenhum.
Como a área metropolitana de Tóquio é a maior do Japão com cerca de 38 milhões de habitantes (a área metropolitana de Kansai, para comparação, tem 19 milhões), a reação online à questão foi geralmente crítica. Os participantes do Comiket queixaram-se que os custos de transporte e alojamento seriam grandes de mais para pagarem, e afirmaram que os edifícios em Nagoya não seriam adequados para lidar com o volume de participantes. No blog Hachima Kikō, 1684 de 3463 pessoas (ou cerca de 48,6%) afirmaram que não escolheriam nenhuma das cidades. 785 pessoas (22,7%) escolheram Osaka, 503 (14,5%) escolheram Nagoya e 492 (14,2%) escolheram ambas.
A questão, no entanto, não foi muito surpreendente. O Tokyo Big Sight (a imagem de destaque) o centro de convenções onde o festival costuma ocorrer anunciou que não poderia realizar a convenção entre abril de 2019 e outubro de 2020. Espaços para eventos têm andado a fechar na área de Tóquio na última década. O centro também anunciou que as bancas da indústria do Comiket fechariam depois de 2 dias (em vez dos típicos 3) para acomodar a construção para expandir o edifício para os próximos Jogos Olímpicos.
Fonte: Anime News Network
Comentários sobre post