The Twin Guns
Recentemente o ptAnime uniu forças na promoção de Anime, Manga e cultura japonesa com uma fantástica loja de merchandise chamada The Twin Guns. Sediada no Porto, trata-se de um espaço criado para que amantes de Anime, Manga e jogos se sintam em casa. O espaço dedicado a este nicho é dividido entre loja física de merchandise e um Gaming-Café (Arcade Gaming Café).
É verdade, os dois estabelecimentos estão unidos num só local! Apreciar e comprar os nossos produtos de eleição, a saborear um refrigerante ou comer magníficas tostas-mistas é possível na The Twin Guns!
A seleção de produtos é variada. Podemos ver desde figuras oficiais, expostas em vitrinas, peluches, posteres, como bijutaria ligada a merchandise variado.
O que existe de diferente na loja?
Para além de tudo o que foi referido anteriormente, podemos encontrar artigos ligados a cosplay ou produtos originais, passíveis de serem encomendados. Queres saber mais? Visita a loja e descobrirás um universo de cor, divertimento, onde não faltam novidades e surpresas a cada esquina!
Miss e Mr. Otaku 2014
No passado dia 15 de novembro, a loja The Twin Guns organizou um evento com uma temática deveras interessante: a denominação “Otaku“. A iniciativa tinha como base avaliar o nível Otaku dos participantes, os melhores arrecadavam fantásticos prémios!
Mas afinal o que é ser-se um Otaku?
Otaku é um termo bastante complexo, de forma muito simples e diminuta, é uma designação nipónica utilizada para caraterizar os amantes da animação nipónica e tudo o que lhe é associado. Como tal, nada melhor que uma série de provas para demonstrar o nível de conhecimentos na temática, dos auto-intitulados Otakus.
Para além do reportório habitual de atividades que a loja promove, como os torneios de cartas, desde Cardfight Vanguard, Weiss Schwarz e Pokémon, a tarde foi preenchida por diversas iniciativas e muito divertimento. No que diz respeito ao concurso em si, Miss e Mr Otaku foi dividido numa série de provas, entre elas:
- Prova de gaming – Esta prova consistia numa disputa entre os concorrentes nas famosas “arcade game”. Após votação por parte dos concorrentes, foi escolhido o jogo a ser usado na competição – puzzle bubble.
- Quizz – Os participantes além de mostrarem o seu amor por Anime tiveram de demonstrar os seus conhecimentos.
- Concurso de cosplay
- Desafios mistério – a programação presava pelo elemento surpresa. Dois desafios foram apresentados aos participantes: “Pedra, papel e tesoura”, e um discurso com o tema : “Porque deves ser a Miss ou o Mr Otaku?“. Este último serviu como elemento final para encerrar uma tarde recheada.
Concurso de Cosplay
Durante toda a tarde, um verdadeiro desfile de obras de arte de costura baseadas no universo da animação, enriqueceram o espaço da loja. Participantes ou simples espetadores, o que não faltaram foram maravilhosos cosplayers e embelezar os nossos olhos e proporcionar momentos de extrema criatividade.
A tarde já ia a meio quando foi anunciado o tão esperado concurso de cosplay. Após alguns problemas técnicos de som e imagem, a equipa responsável conseguiu ultrapassar as adversidades e dar início à atividade mais esperada do dia.
As atuações foram variadas. Num evento de pequena escala como este, podemos dizer que ultrapassou todas as expetativas, quer em quantidade, quer em qualidade!
O concurso era individual, e os cosplayers executavam a sua performance segundo a ordem de inscrição. Desde Trafalgar Law, Grell Sutcliff e Ririchiyo Shirakiin, não faltou originalidade e diversidade dentro dos participantes.
Com um fantástico apresentador a liderar ao rubro toda a animação do concurso, nada faltou neste “torneio” ao estilo Dragon Ball. A decisão final depositada nas mãos das júris, não era, com certeza tarefa fácil. A qualidade demonstrada tornava difícil escolher os melhores dentro dos melhores.
Os resultados estão expostos na página oficial da The Twin Guns.
Um evento a repetir!
Eventos referentes ao tema Anime começam a ser recorrentes. As iniciativas começam a surgir, tímidas, algumas na penumbra de escolas, mascaradas em atividades escolares, mas rapidamente começam a ganhar força.
Lojas físicas somente dedicadas ao merchandise nipónico são reduzidas. Com um público crescente, no entanto escasso, é difícil se sobressaírem dentro de um mercado tão restrito sendo que, atividades como estas são sempre bem vindas. Para além da parte publicitária, proporcionam ao público mais aficionado excelentes momentos onde o convívio e a partilha de interesses são fomentados.
O público alvo, normalmente associado a jovens pouco sociais, demonstrou-se extremamente receptivo a este tipo de iniciativas. Numa tarde, o ptAnime provou que é possível criar eventos de qualidade, e que apesar de mais pequenos que o emblemático Iberanime, igualam na animação, atividades e convívio.
Espero que os nossos parceiros continuem a organizar eventos que promovam e divulgam Anime, Manga e cultura japonesa em Portugal.
Comentários sobre post