Rurouni Kenshin – Katana versão real em Exposição no Japão

por Cátia Coelho
Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão destaque

A sakabato, uma das espadas mais famosas do mundo anime/manga, faz agora parte do mundo real, no Japão.

 

Rurouni Kenshin – Katana versão real em Exposição no Japão

Rurouni Kenshin Hokkaido Arc vai Regressar - Manga

 

A espada mais icónica da série de anime/manga Rurouni Kenshin é a sakabato do protagonista, uma katana de “gume invertido com a superfície de corte no interior da curva. Isto permite que o espadachim Himura Kenshin se envolva regularmente em confrontos intensos com a katana e saia vitorioso sem nunca matar o oponente.

No entanto, durante os períodos da história em que as pessoas sentiam a necessidade de carregar este “acessório”, o Japão real era perigoso demais para lidar com este tipo de dificuldade, deste modo a sakabato é uma arma que foi criada especificamente para se encaixar no enredo e personagens de Rurouni Kenshi.

Agora é possível ver esta maravilha ao vivo e a cores.

 

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão 1

 

O complexo Meijimura, em Inuyama, província de Aichi, é uma instalação que consiste em edifícios realojados da era Meiji (1868-1912), a mesma faixa de tempo em que ocorre Rurouni Kenshin. Entre o dia 7 de agosto e 15 de dezembro de 2019, o museu Meijimura irá hospedar uma exposição especial da obra e a peça central é a Sakabato Shinuchi (“Shinuchi” significa “Verdadeiramente Forjado”).

 

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão 2

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão 3

 

A Sakabato Shinuchi é a primeira versão oficial real da lâmina de Kenshin e possui uma enorme presença. Uma coisa que se nota de imediato é que as linhas de temperamento distintas que aparecem ao longo da linha de corte estão na curva interna, fornecendo uma prova visual imediata de que esta é uma espada de corte reverso.

 

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão 4

 

Além da katana, é importante conhecer o mestre por detrás dela. Kanekuni Ogawa venceu vários prémios especiais da Sociedade de Preservação das Espadas de Arte Japonesas pela sua habilidade nos concursos da Exposição Moderna Swordsmith da organização. As suas habilidades são tais que ele próprio foi oficialmente considerado uma importante propriedade cultural intangível pela cidade de Seki, o mais prestigiado produtor de espadas e talheres do Japão.

 

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão Kanekuni Ogawa

 

Com estas credenciais, ficamos a pensar que fazer uma sakabato na vida real seria uma tarefa fácil, mas não é bem assim. Por um lado, uma vez que a espada existe como uma mera ilustração 2-D no anime/manga Rurouni Kenshin, a sua aparência flutua dependendo da cena, distorcendo-se para dar as necessárias impressões visuais de peso, nitidez e velocidade. Por causa disso, o primeiro passo de Ogawa foi olhar através do material de origem para chegar à curvatura que melhor incorporaria uma versão real da espada de Kenshin.

 

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão 5

 

Não é apenas a curva da espada que é inconsistente no material de origem. A aparência do hamon também varia por cena, então mais uma vez foi preciso criar um design único que englobasse todas as atmosferas ilustradas. Ele finalmente estabeleceu um padrão de gunome, de ondas irregularmente onduladas, mas com transições suaves, como uma metáfora para as turbulentas lutas internas que Kenshin enfrenta enquanto mantém a sua bondade e humanidade.

 

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão 6

 

A Sakabato Shinuchi tem uma grande quantidade de cristais que se formam como parte do processo de têmpera e dão à lâmina um brilho radiante e ainda conferem um efeito visual de metal humedecido.

 

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão 7

 

Mas enquanto os caprichos ilustrados acima deixaram Ogawa com algum trabalho de design extra para fazer, ele diz que a parte mais difícil de fazer a espada originou-se de algo que estava presente no trabalho de manga/anime. Como as katanas são afiadas apenas num lado, elas têm uma linhagem diferente, chamada shinogi, que corre ao longo do lado plano da lâmina. Na maioria das katanas isto afunila em alguma parte antes da ponta, mas a sakabato de Kenshin tem um shinogi pouco ortodoxo que continua direto para o ponto final do metal.

Replicar isso foi bastante complicado, mas não além das capacidades do produtor e o resultado é uma ponta que capta a luz de maneiras extremamente cativantes.

 

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão 8

 

As espadas japonesas são exibidas sem punhos, para permitir que os espetadores admirem a marca do ferreiro que é colocada na base do metal. A Sakabato Shinuchi, no entanto, carrega não apenas a marca de Ogawa…

 

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão 9

 

mas também o poema da morte de Arai Shakku, o ferreiro do manga que forjou a lâmina de Kenshin dentro da história.

O Ogawa também mencionou vários outros desafios ao apresentar a espada, dizendo que o trabalho mais difícil foi o afiador de espadas, que teve que aperfeiçoar uma aresta de corte completamente oposta às técnicas tradicionais para as quais foi desenvolvida.

 

Rurouni Kenshin - Katana versão real em Exposição no Japão 10

 

O mais interessante de tudo, é que o mestre das espadas quando assinou o contrato para criar a Sakabato nunca havia visto nem lido a obra.

Eu concordei em fazer a espada porque eles me pediram e uma vez que eu concordei, não poderia dizer que não podia ou não apenas porque era difícil”, explica ele, com naturalidade, mostrando que, além de fabricar armas samurai, também tem um sentimento de orgulho e devoção ao nível de um samurai.

Informação do Museu:
The Museum Meijimura / 博物館明治村
Morada: Aichi-ken, Inuyama-shi, Uchiyama 1
愛知県犬山市字内山1番地
Horário altera diariamente
Website do Museu
Website da Exibição
Website de Meijimura

 


 

Conhece a nossa Loja ptAnime! 🙂

Kenshin O Samurai Errante Volume 13

 

Fonte e Imagens: SoraNews24

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.