Série de manga foca-se num sobrevivente de Nagasaki

por António Costa
Série de manga foca-se num sobrevivente de Nagasaki

Yuichi Okano é um hibakusha (sobrevivente de uma bomba atómica) e o criador da manga “Pecoross no Haha no Tamatebako”, uma série que conta a vida diária do Pecoross e da sua mãe que vive com demência.

A série é autobiográfica sendo o Pecoross um representante para o Okano. Recentemente, a série tem-se focado noutra personagem, um rufia chamado Kenbo. Num capítulo publicado em 14 de Agosto, os leitores descobrem a razão por detrás do comportamento do Kenbo. A família inteira do rapaz, incluindo a sua irmã, morreu no ataque a Nagasaki durante a 2ª Guerra Mundial. Esta personagem também é baseada numa pessoa real que o Okano conheceu enquanto criança. Este rapaz contava histórias assustadoras e ensinava maus comportamentos às crianças do bairro. Ele também morreu jovem.

“Nessa altura, havia pelo menos um rapaz como ele em todas as cidades, e era também comum ver pessoas com cicatrizes keloid em banhos públicos. Como o meu pai, pessoas que passaram pelo bombardeamento morreram sem falar muito sobre isso, mas sempre pensei em representar as condições de uma área bombardeada que também deixou imagens vividas nos olhos de crianças”

 

ecoross no Haha no Tamatebako

 

O autor também falou sobre a controversa carta de segurança, que vai permitir uma reinterpretação da Constituição Japonesa de Paz assim como a ajuda militar de países estrangeiros em tempo de guerra.

“Eu tenho um apurado sentido de crise sobre as cartas relacionadas com segurança, e exibo os meus sentimentos de protesto da minha própria maneira. Se entrássemos em guerra de novo, ainda piores coisas aconteceriam. A história do Kenbo parece velha, mas na verdade, poderá acontecer num futuro próximo.”

Isao Takahata, realizador do filme de anime Grave of the Fireflies, que também se foca nos efeitos que a 2ª Guerra Mundial teve nas crianças japonesas, opõe-se à carta. Também o realizador de filmes de anime Hayao Miyazaki expressou as suas queixas contra mudar a constituição. Até as pequenas e fofas mascotes da Sanrio pediram que o pacifismo se mantenha uma parte essencial do seu país.

“Pecoross no Haha no Tamatebako” estreou na “Shukan Asahi Weekly Magazine” no fascículo de 7 de Junho de 2013.

 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.