ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
No Result
View All Result
ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
No Result
View All Result
ptAnime

Shinsei Kamattechan falam do Opening de Shingeki no Kyojin: The Final Season | Entrevista

Maria J Oliveira by Maria J Oliveira
02/04/2021
in Anime, Em Destaque, Notícias, Principais Categorias, Séries, Shingeki no Kyojin, Slider

O presente texto é uma tradução de uma entrevista conduzida e escrita por Yu Aoki, crítico musical.


 

A última canção da banda japonesa Shinsei Kamattechan, “My War (Boku no Sensou)”, música-tema de abertura do anime Shingeki no Kyojin: The Final Season, está a fazer um grande sucesso em diversos sites de streaming de música por todo o mundo. Ficou entre as dez primeiras posições em 62 países no ranking de J-Pop da Apple Music, incluindo o primeiro lugar em 21 países.

Os fãs de anime ficaram impressionados com o novo trabalho, com uma boa parte a afirmar que “esta é definitivamente a melhor música deles”. O site especial da banda publicou uma entrevista em japonês, inglês e francês a revelar como a música – que tem um sentimento bastante inspirador – foi criada, além de fornecer um vislumbre único da sua criação.

 

Shinsei Kamattechan falam do Opening de Shingeki no Kyojin: The Final Season | Entrevista

 

Louca e apaixonantemente emocionante! Assim é o mais recente single da banda Shinsei Kamattechan, o incrível My War! Este é um tema incrivelmente poderoso com um intenso crescendo. Quantas mais vezes a escutamos, mais esta canção destila uma tensão que parece querer arrancar-nos o coração.

A canção My War prova como esta banda é capaz de criar o mais original e excecional mundo criativo com uma grande energia. Este é definitivamente o vosso melhor tema.

Noko (Vocalista e Guitarrista): Uau, muito obrigado pelo apreço. My War é a canção em que mais esmiuçámos as caraterísticas da nossa banda Shinsei Kamattechan: a violência, a sensibilidade, o pop e a beleza.

Mono (Teclista): Devo dizer que das nossas criações mais recentes, esta é a canção nº1. Sinto que é realmente uma criação espetacular! E quando vejo a série [Shingeki no Kyojin] na TV e escuto o tema todas as semanas, exclamo para mim mesmo “A nossa canção está no ar!” e sinto que não consigo parar de sorrir.

Misako (Percussão): Também é, definitivamente, a minha canção favorita! Como responsável pela percussão, decidi usar sons mais pesados para combinar com a orquestra.

 

Referimo-nos ao tema de abertura do anime televisivo Shingeki no Kyojin: The Final Season, que está a ser emitido desde o final do ano passado. Esta não é a primeira colaboração entre a produção de Shingeki no Kyojin e os Shinsei Kamattechan. A banda compôs o tema de encerramento da segunda temporada da série, Yuugure no Tori. Foi através dessa canção que os Shinsei Kamattechan deram a conhecer o seu mais autêntico estilo musical, classificado como shoegaze ou dream pop [vertente do rock alternativo em que a textura sónica e a atmosfera sonora têm tanta importância como a melodia]. Parece que há cada vez mais fãs fora do Japão a apreciar a musicalidade única deste grupo.

À banda foi pedido que criasse uma canção ambiciosa e com qualidade cinemática para transformar no tema de abertura da última temporada de SnK. Para alcançar esse objetivo, a música sinfónica foi adotada e acrescentada a grandiosidade de um grupo coral. Noko foi quem mais pressão exerceu para incluir um coro na canção, pois obteria um som muito mais poderoso e envolvente.

Noko: Sempre quis usar um coro. Como dispúnhamos de um grande orçamento (este era um projeto muito importante), pudemos fazer isso. Gravar o tema foi como compactar um grande maço de notas e talento, a sério!

 

Shinsei Kamattechan falam do Opening de Shingeki no Kyojin: The Final Season | Entrevista
Shinsei Kamattechan falam do Opening de Shingeki no Kyojin: The Final Season | Entrevista

 

O anime está repleto de momentos de tirar a respiração. Uma vez mais apercebo-me que Shingeki no Kyojin e o mundo dos Shinsei Kamattechan compartem muitos aspetos e esta é uma opinião partilhada também por Hajime Isayama, autor do manga original e admirador da banda, e Noko.

Noko: O mestre Isayama e a banda têm muito em comum, pelo que foi bastante fácil trabalhar juntos, tal como acontecera quando compusemos a canção Yuugure no Tori. Conseguimos criar um elo com as trevas que permeiam a última temporada de SnK. Foi como se trabalhássemos em união.

 

A profundidade de My War foi o resultado não só desse trabalho conjunto, mas também de uma forte química entre Noko e o tema musical em si.

Noko: Passei por muito enquanto trabalhava nesta canção. Estava… emocionalmente em baixo. Muito em baixo. Tenho a certeza que esse meu estado mental pode ter afetado a atmosfera e o espírito da canção, assim como teve efeito no título e nas letras. Tinha a cabeça em água e não me encontrava mental e emocionalmente estável, nem em 2020 nem mesmo mais tarde. O resultado foi ter passado o período de confinamento a pensar profundamente nas coisas; acredito que isso foi bom para mim, já que pude transmiti-lo para o meu trabalho.

 

As letras de My War começam em inglês e vão-se tornando gradualmente mais sombrias e escuras: a existência do Inimigo, a minha última guerra, os anjos, o diabo, a escuridão e a luz imersa na escuridão. Na segunda parte da canção, as letras estão em japonês: a saída da escola e o regresso a casa, os trabalhos de casa… Estas palavras descrevem o mundo próprio dos Shinsei Kamattechan.

Noko: Este é um truque para ajudar a mudar o ambiente… Nós abordámos desde sempre a temática escolar; tudo tem a ver com a infância e a escolaridade. Esta canção foi interpretada em inglês e trata, no fundo, do universo escolar e dos estudantes.

 

Shinsei Kamattechan falam do Opening de Shingeki no Kyojin: The Final Season | Entrevista — ptAnime

 

De facto, a banda dedica-se a descrever a alma e o coração de um jovem desde que se estreou. Noko canta sobre a solidão e as feridas emocionais que devemos suportar enquanto membros da sociedade, principalmente nos tempos de escola. A sua voz é o resultado de um vaivém entre a sociedade e a intimidade do seu quarto (o seu universo interior).

Por outro lado, temos um dos clássicos da banda, a canção rock’n’roll wa nariyamanai, que denuncia a pior das realidades possíveis e transmite uma mensagem a uma pessoa especial (Tu). Há ainda outra canção, Front Memory, sobre o esforço que representa seguir em frente apesar da exaustão.

Os hinos deste grupo ressoam nas almas daqueles que se sentem marginalizados pela sociedade e que não se identificam com os valores da pessoa comum. A banda mistura todos esses elementos negativos e grita o seu desespero a fim de gerar algo positivo. Esta energia regeneradora é a essência dos Shinsei Kamattechan. Mas não importa se alguém é banal ou menos inteligente, todos têm o direito de viver e existir neste mundo… e não são só as pessoas que têm algo de louco; o mundo e a sociedade são uma loucura!

Estas atitudes por parte da banda tornaram-na numa espécie de heroína nos primeiros anos do milénio, quando a Internet se instalou definitivamente no quotidiano. Mais de uma década depois da sua estreia, o grupo sofreu algumas alterações: o baixista Nochibagin, que é um amigo de infância de Noko, abandonou a banda em Janeiro do ano passado para dar prioridade à sua vida pessoal.

Sinto que este acontecimento simbolizou o fim da adolescência dos Shinsei Kamattechan. Porém, os três membros afirmam que o espírito da banda não mudou assim tanto.

Mono: Nada mudou em particular. Creio que não podemos concluir se realmente melhorámos ou piorámos.

Mikako: Estamos todos bem (risos). Talvez porque cada um de nós trabalha ao seu ritmo.

Noko: Sem o Nochibagin não funcionamos como banda? Nada disso! Claro, sempre o estimei, já que ele é bom em muitas coisas diferentes.

 

Shinsei Kamattechan falam do Opening de Shingeki no Kyojin: The Final Season | Entrevista — ptAnime

 

Contudo, há outro aspeto que quero salientar. Nos últimos tempos, quando os escuto ao vivo (infelizmente, não é em concerto, mas por streams) e vejo o Noko a comunicar com os fãs através de TwitCasting e a tocar música dos Joy Division e B’z, dou por mim a pensar no que mudou ou não nestes últimos dez anos.

Recordo quando visitei há uns oito anos a casa de Noko, num complexo habitacional em Chiba New Town, e aí conduzi a primeira entrevista ao artista. A banda tinha acabado de lançar uma canção intitulada The summer holiday of 23 years old. Anos depois editariam um tema-sequela, The summer holiday of 26 years old.

No ano passado ouvi Noko falar frequentemente sobre o facto de já ter 35 anos no TwitCasting e no Live MC. No Japão, as pessoas sentem-se obrigadas a ter consciência da sua idade em várias situações do dia-a-dia. É algo que acontece muitas vezes na indústria da música pop e a música dos Shinsei Kamattechan também reflete isso.

Os temas deles já abordam temáticas como a solidão e a tristeza, em contraste com a energia inerente ao seu género musical de eleição. Adicionalmente, sinto alguma amargura ao escutar as palavras “trinta e cinco anos”.

Noko: Normalmente, todos sonhamos durante a adolescência, encaramos a realidade aos vinte e poucos anos e, a partir daí, começamos a solidificar a nossa experiência social e as relações humanas. Ao chegar aos trinta, estamos cansados, como se quiséssemos desistir… A energia física diminui e outros aspetos em nós pioram naturalmente. No entanto, não podemos pensar só nas coisas negativas… Será que já consigo organizar melhor o meu interior?

 

Organizar? Sinto que o caos em Noko se tornou mais profundo e os seus conflitos interiores aumentaram de dimensão. Hahahaha! Quando revelo os meus pensamentos, ele ri-se à gargalhada.

Noko: Como sempre, oculto diversas faces da minha personalidade com as quais entro em conflito. Posso não viver tanto quanto espero. Ao envelhecer pouco a pouco, vejo claramente que a “minha vida pode acabar num instante”. É por isso que tento levar tudo a sério. Esta é a questão sobre o que vou fazer com o resto da minha vida? Não creio ser o único a pensar desta maneira; é comum as pessoas com a minha idade terem de lidar com este conflito.

 

Então, é uma crise de meia-idade? De qualquer dos modos, a banda Shinsei Kamattechan continua a viver no limite. A tensão que pulsa em My War nasceu certamente num horizonte extenso com ligações aos seus modos de vida.

Noko: Acredito que a nossa banda, globalmente, é fantástica. Tudo depende de quão mais queremos ser reconhecidos. É uma honra saber que nos estamos a sair bem. Mas também penso, “bom, isso eu já sabia”!

 

My War – experimentem escutar esta canção uma e outra vez. Toquem-na em loop!

 


Podes ler aqui todas as entrevistas ptAnime, bem como todas as entrevistas traduzidas:

Entrevistas


 

Fonte: Site Oficial da Banda – Press Kit 

 

Sabias que a continuação de Attack on Titan já foi confirmada?

Sabe aqui mais detalhes:

Attack on Titan The Final Season – Continuação Confirmada!

 

Tags: AnimeAttack on TitanAttack on Titan The Final SeasonEntrevistasNotíciasShingeki no KyojinShinsei Kamattechan
Maria J Oliveira

Maria J Oliveira

Aprecia mochi e literatura japonesa contemporânea, cinema, cozinhar caril para os seus Pokémon... Também gosta de escrever e traduzir.

Artigos Recomendados

Kyuuketsuki Sugu Shinu - Anime revela Dia de Estreia
Anime

Kyuuketsuki Sugu Shinu 2ª Temporada – Revela nova Personagem

by Raquel Cupertino
07/02/2023
Seijo ni Uso wa Tsūjinai terá adaptação a Manga
Manga

Seijo ni Uso wa Tsūjinai terá adaptação a Manga

by Raquel Cupertino
07/02/2023
Trigun Stampede Episódio 4 – Opinião
Episódios Semanais

Trigun Stampede Episódio 4 – Opinião

by Beatriz Ribeiro
07/02/2023
Licenciamentos Manga Viz Media – Outono 2023
Manga

Licenciamentos Manga Viz Media – Outono 2023

by Raquel Cupertino
07/02/2023
Tensei Shitara Slime Datta Ken - 2ª Temporada revela Regresso
Anime

Tensei Shitara Slime Datta Ken vai anunciar Novo Projeto

by Raquel Cupertino
06/02/2023
Next Post
Resident Evil Reboot - Filme adiado para Novembro de 2021

Resident Evil Reboot - Filme adiado para Novembro de 2021

One Week Friends - Manga anuncia Continuação

One Week Friends - Manga anuncia Continuação

BTS conseguem Nomeação para os BRIT Awards

BTS conseguem Nomeação para os BRIT Awards

Discussion about this post

Segue-nos!

Discord ptAnime

Recomendamos...

No Content Available

Últimas Análises

Yofukashi no Uta – Análise Anime

Yofukashi no Uta – Análise Anime

Sirius no Densetsu – Análise do Filme

Sirius no Densetsu – Análise do Filme

17/12/2022
Kumichou Musume to Sewagakari – Análise

Kumichou Musume to Sewagakari – Análise

ptAnime

© 2023 ptAnime. Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

No Result
View All Result
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos

© 2023 ptAnime. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist