Spring It Con 2017 – Como tudo começou?

por Raquel Cupertino
Calendário de Eventos Setembro 2017

A Spring It Con 2017 é um evento de cultura Pop focado em banda desenhada, jogos e cosplay. Com apenas um ano de existência, e duas primeiras edições muito bem sucedidas, a Spring It Con prepara-se para desenvolver um evento que promete conquistar o público. Convidados especiais e um concurso de cosplay único em Portugal, são alguns dos exemplos de atividades que podemos encontrar.

 

 

Durante o fim de semana será possível desfrutar de atividades diversas, dirigidas a públicos de todas as idades. Estão programados painéis sobre banda desenhada, cinema, desenvolvimento de jogos, e-sports, entre outros; torneios de jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis e miniaturas; workshops de eletrónica, costura, impressão 3D, desenho e escrita de argumento de manga, japonês e origami; concursos de cosplay, de construção de adereços, desenho e pintura de miniaturas; e uma multiplicidade de atividades espalhadas pelo recinto. Podemos contar ainda com convidados nacionais e internacionais, lojas especializadas e muita animação.

Convidados:

  • Antonio Bifulco, artista de banda desenhada, com trabalhos publicados na DC, Zenescope e Image Comics;
  • Shinji e Tinyasuo, cosplayers de renome a nível mundial;
  • StarTwo, dupla de ilustradoras vencedora de vários prémios.

 

Spring It Con 2017

 

Com tantas novidades e atividades únicas em eventos de cultura Pop, a Sring It Con tornou-se num dos principais eventos de cultura Pop nacionais. Curiosos face ao nascimento e desenvolvimento deste evento, o ptAnime decidiu desafiar a equipa da Spring It Con para responder a algumas perguntas. O desafio foi aceite e eis o resultado:

 

Spring It Con 2017 – Como tudo começou?

 

Começando pelo início, podem-nos falar de como tudo começou? O que vos levou a desenvolver um evento sobre cultura pop?

A Spring It Con nasceu da necessidade de haver um local para realizar a eliminatória portuguesa do ECG (European Cosplay Gathering), sendo que nos foi pedido para mediar com o GEST-AEIST a possibilidade de realizar esse concurso no Campus do IST. A data teria que ser antes de julho, o que levou a que a única altura em que seria possível realizar o evento no IST seria na Páscoa, em abril.
Como fazer apenas uma eliminatória de um concurso de Cosplay faz pouco sentido e o GEST-AEIST tinha já realizado a Tecnicon num formato que precisava de ser reformulado, optou-se por realizar um evento pequeno (devido ao pouco tempo para organizar) que incluísse Cosplay, jogos (em todos os formatos, sendo que o âmbito do GEST são os jogos de tabuleiro e de estratégia) e comics.
Passado algum tempo o Anicomics ressurgiu com uma data e a eliminatória do ECG passou de forma natural para aí, visto ser um evento mais conhecido e com condições de palco muito superiores ao que poderíamos oferecer na Spring It.
Com a maioria dos contactos feitos, a organização resolveu ir para a frente com a Spring It de qualquer forma, sendo sempre a nossa intenção que a data definitiva passasse a ser setembro e não abril. E assim 40 dias depois da proposta inicial, abrimos as portas da primeira Spring It Con e dois dias depois encerrámos as mesmas com a sensação de dever cumprido e muitas críticas positivas e algumas negativas.

 

Spring It Con 2017

 

Quando foi o primeiro evento? O que acham da vossa evolução desde a primeira edição até à atualidade?

A primeira edição foi nos dias 2 e 3 de abril de 2016, seguida de uma segunda nos dias 10 e 11 de setembro do mesmo ano.

A Spring It Con tem crescido de forma gradual e sustentada com base numa equipa coesa na qual se integram elementos do GEST-AEIST e elementos exteriores, de forma a poder realizar um evento que tem como principais objetivos a divulgação e crescimento do Cosplay, dos jogos de tabuleiro e outros, e os Comics em Portugal. Desde a primeira edição com cerca de 700 visitantes e da segunda com um pouco mais de 1000, esperamos que cresça ainda mais este ano, para que no próximo possamos oferecer ainda mais surpresas aos nossos visitantes, pese o facto de que arranjar patrocinadores em Portugal para este tipo de eventos é ainda extremamente complicado; temos descoberto que é mais simples encontrar alguns patrocinadores no estrangeiro.

Para ser sincero acho que a melhor análise deve ser feita por quem visita, porque quem organiza por vezes tem sempre um pouco de visão afunilada e não observa de facto o evento. Para isso temos o painel final em que pedimos aos visitantes para apresentarem sugestões e críticas, sugestões essas que analisamos para tentar resolver possíveis falhas e tentar melhorar o evento.

 

Spring It Con 2017

Deixa a tua opinião sobre o evento!

 

O que esperam proporcionar ao público nesta nova edição?

Como já vem sendo hábito (e penso que é uma imagem de marca do evento), esperamos voltar a proporcionar uma série de workshops extremamente práticos e úteis para os cosplayers. Assim como algumas surpresas para os amantes do Comics e dos jogos de tabuleiro.

Acima de tudo esperamos que as pessoas se divirtam e aproveitem o evento ao máximo, sabemos que há muito para fazer no horário e que é impossível ir a todos os workshops e assistir a todas os painéis, isso pode ser mau por um lado mas é extremamente positivo por outro.

 

Spring It Con 2017

 

De todas as atividades que pretendem realizar nesta edição, qual aquela que mais vos orgulha/possuem elevadas expetativas? Existirão algumas surpresas?

A equipa de organização é bastante heterogénea em termos de interesses, mas pessoalmente a atividade de que mais me orgulho, e para a qual tenho alguma expectativa, é o concurso de adereços de Cosplay; este concurso, tanto quanto sei, é único em Portugal e na Europa e é um concurso em que os cosplayers que têm algum medo ou vergonha de subir a palco podem participar para mostrar os seus trabalhos apenas a um júri e receber um prémio, sem skit, sem palco, sem stress (relativo) :).

Não vai haver grandes surpresas no evento em si, mas vamos continuar a anunciar convidados a juntar à Shinji e ao TinYasuo, que são os convidados principais de cosplay, ao António Bifulco na ilustração mais virada para um público de comics e às Star Two, também de ilustração mais no estilo manga.

 

Spring It Con 2017

 

Curiosos? Querem saber mais sobre este evento? Apareçam e comprovem por vocês mesmos!

 

Spring It Con 2017 – NOTAS IMPORTANTES

Para quem vem de fora da grande Lisboa, a Spring It tem um acordo com a CP, em que os portadores de bilhete usufruem de um desconto de 30% nos comboios Intercidades, Regionais e InterRegionais. As estações mais próximas do evento são as de Roma-Areeiro, que fica a 10 minutos a pé, ou Entrecampos que fica um pouco mais longe, mas tem ligação ao metro e fica a duas paragens de metro do evento.

Para usufruir do desconto da CP, consultar o regulamento AQUI.

 

Para saber mais:

Website

Facebook

Instagram

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.