Terra Formars | Primeiras Impressões

por Renato Sousa
Terra Formars | Primeiras Impressões
Título: Terra Formars Adaptação: Manga Produtora: Warner Bros. Géneros: Ação, Espaço, Horror, Manga, Sci-Fi   Opening Terra Formars Amazing Break - Terraspex [youtube width="560" height="315" video_id="fOTEQmWi0Nc"]   Terra Formars | Enredo Baratas. Animais insignificantes que nunca nos fizeram mal absolutamente nenhum, mas que sempre nos causaram uma enorme aflição e um grande repúdio. Caso para…

Terra Formars

Enredo - 6.2
Personagens - 6.5
Produção Visual - 6.3
Banda Sonora - 3

5.5

Potencial

A estreia de Terra Formars no universo Anime ficou longe de ser esclarecedora. Uma adaptação que ainda pode ser bastante boa ou dar completamente para o torto.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
6

Título: Terra Formars
Adaptação: Manga
Produtora: Warner Bros.
Géneros: Ação, Espaço, Horror, Manga, Sci-Fi

 

Opening Terra Formars

Amazing Break – Terraspex

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”fOTEQmWi0Nc”]

 

Terra Formars | Enredo

Baratas. Animais insignificantes que nunca nos fizeram mal absolutamente nenhum, mas que sempre nos causaram uma enorme aflição e um grande repúdio. Caso para dizer que passaríamos perfeitamente sem elas e que o mundo talvez até fosse um lugar melhor sem estas criaturas. Todavia, em Terra Formars a história é diferente, pois é nesta produção que elas querem dar um ar da sua graça e ajustarem contas com os humanos. Será possível?

O grande conflito teve início no século XXI desta trama, quando os humanos enviaram baratas para Marte por terem maiores probabilidades de se adaptarem aquele lugar. O objetivo era estudarem detalhadamente o planeta, com vista à obtenção de resultados que permitissem aos humanos suportar as temperaturas do local, que em média são de 53 graus negativos.

O que não estava nos planos era o desenvolvimento das detestáveis baratas no território ao longo dos séculos. As criaturas acabaram por evoluir, instalar-se no planeta e, inclusive, tornar-se responsáveis pela propagação de um vírus na Terra, cuja cura só pode ser encontrada em Marte, através do contacto com estas baratas mutantes. É com esse objetivo que, no ano 2620, uma nova equipa de terrestres com caraterísticas especiais é enviada para Marte com vista à resolução do problema viral.

 

Terra Formars Anime - Outono 2014

 

Muito pouco se sabe até agora, pelo que é difícil não se questionar o enredo deste anime. Apesar da sua sinopse ser clara, há coisas que já deviam ter sido explicadas e que, há falta disso, abriram lacunas e interrogações no espectador. Quero dizer, perguntas susceptíveis de prejudicarem o próprio projeto no momento presente. Segundo a vice-comandante das forças especiais que vão seguir para Marte, Michelle K. Davis, “terraformar” é o nome dado à barata dos novos tempos, ou seja, à poderosa criatura que agora habita e reina(?!) em Marte.

No entanto, não se percebe (e é muito complicado tentar fazê-lo) o tipo de poderes que os humanos pertencentes à equipa de investigação possuem. Alguns parece que foram herdados dos seus antecessores familiares, mas onde é que eles os obtiveram? Em Marte? Segundo consta, nunca nenhum humano de excursões anteriores conseguiu regressar à Terra. E o vírus? Se a cura está em Marte porque ele é originário de lá, como é que também chegou cá? São assuntos que após a estreia da série deixam qualquer um muito confuso, quando tal não devia acontecer nem favorece ninguém. Explicações são esperadas com urgência, pois as nossas suposições de que na realidade alguém veio de lá para cá (Terra) não têm qualquer base de fundamento segura.

 

Terra Formars | Ambiente

Como a premissa inicial deixa perceber, o planeta Marte será o local de eleição desta narrativa na maior parte do tempo. Visto que os nossos heróis ainda não colocaram lá os pés, é difícil de avaliar aquele que poderá ser o ponto mais importante dos ambientes de fundo. Assim sendo, esta primeira avaliação ambiental fica um pouco condicionada.

Todavia, em relação ao que já se pode falar, deu para constatar que a utilização de cores escuras é uma constante na maioria das cenas, o que condiz muito bem com o tipo de série que estamos a falar, ou seja: horror. Ou terror se antes preferirem, se bem que este segundo poderá não ser o melhor termo para adjetivar a obra.

 

Primeiras Impressões Anime Terra Formars

 

Por outro lado, as cenas de maior ação poderão desiludir no futuro. Digo isto porque nos momentos deste género até agora apresentados, nomeadamente a luta entre Brian Chaomi e Akari Hizamaru, aquelas que poderiam ser as melhores partes deixaram muito a desejar por não serem exibidas ao detalhe. Nos ataques mais importantes, que por sua vez são os mais sangrentos, o foco era sempre desviado para outros locais da cena ou para partes do corpo das personagens que na altura nada interessavam. Como se costuma dizer, o ideal era ser tudo “nu e cru”, trocando por miúdos, sem censura!

O opening e o ending ainda estão para ser exibidos no próximo episódio, pelo que a parte visual destes dois fica em stand by. Sobre as músicas, são simplesmente ‘meh‘! Espero que a banda sonora possa ser melhor. Seria uma grande mais valia para a série.

 

Terra Formars | Potencial

Insólito! Talvez seja a melhor palavra para caraterizar esta adaptação, ou mesmo a própria obra original, escrita por Yuu Sasuga e ilustrada por Kenichi Tachibana. Um confronto entre humanos e baratas não é realmente aquilo que se pode imaginar para uma criação que vise ser interessante ou atrativa logo desde início. Mas também verdade seja dita, se há sítio onde podemos esperar criações de valor não expectáveis à primeira vista, esse lugar é o Japão.

 

Anime Terra Formars | Primeiras Impressões

 

Eu próprio ainda hoje me interrogo o porquê de ter selecionado esta série para acompanhar neste outono. E a verdade é que continuo sem encontrar uma resposta firme e concreta, ficando-me apenas pelo feeling e pouca experiência que me diz que às vezes encontramos boas obras onde menos esperamos. Ainda é muito cedo para grandes juízos de valor. O pelotão espacial ainda agora está a abandonar a Terra e tudo o que se vai passar em Marte é uma grande incógnita para quem não acompanha a manga como eu.

Normalmente, os episódios de estreia ajudam a perceber quais as caraterísticas da série em questão que vão ser boas e más dali em diante. Porém, este primeiro capítulo de Terra Formars não abre portas a grandes explicações. Apesar da premissa inicial não ser propriamente atrativa, de cometer uma falha grave por não esclarecer alguns aspetos que o público já devia ter conhecimento, e mesmo que muito esteja pendente para avaliar nas próximas semanas, deixei estes primeiros minutos com algum interesse em ver o que se vai passar a seguir.

Estou minimamente satisfeito. Caso estejam indecisos em dar uma oportunidade à série, para já não considero que seja uma perda de tempo fazerem-no.

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”qZ7HkhTmTDs”]

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.