The Dragon Dentist | Análise

por João Simões
The Dragon Dentist | Japan Animator Expo

Começou a grande jornada pelas 30 curtas-metragens da Japan Animator Expo e, como tal, não poderíamos deixar passar estas belíssimas obras de arte ao lado. Assim sendo, ao longo do tempo iremos analisar todas as curtas, assim que ficarem disponíveis para a nossa visualização.

 

The Dragon Dentist | Japan Animator Expo

 

The Dragon Dentist | A História

Uma jovem rapariga decide que se quer tornar dentista de dragões. Esta, juntamente com os restantes caloiros de medicina dentária focada nestes seres místicos, são guiados por um superior que afirma que não lhes dará qualquer tipo de instrução. Apesar de confusos, seguem o instrutor para onde quer que seja que ele os esteja a levar. Enquanto caminham pela perigosa jornada de formação, a jovem rapariga cai e tropeça num penhasco. Será que a viagem dela termina por aqui?

 

The Dragon Dentist | Japan Animator Expo

 

The Dragon Dentist | Enredo

Apenas com uma duração de 7 minutos, é complicado desenvolver uma narrativa intensa e profunda. Ainda assim, The Dragon Dentist arrisca-se a tal. Não o executa da melhor forma, mas a exposição narrativa contém o necessário, para que a cada minuto fiquemos cada vez mais agarrados ao ecrã. A premissa, apesar de se mostrar bastante simples numa leitura rápida à sinopse, é bastante mística. E conforme os acontecimentos vão tecendo os conceitos a partir desta, tudo se torna mais forte, interessante e envolvente.

 

The Dragon Dentist

 

As personagens não possuem qualquer tipo de profundidade. Mas isto não deverá ser considerado algo mau tendo em conta o tipo de narrativa, nem algo que seja esperado num desenvolvimento tão curto. Porém, o escritor foi minucioso ao ponto de nos marcar certas personagens na memória, através de pequenos momentos, ações e diálogos. De tal modo, que nos liga a elas através de uma pequena e fina linha, deixando-nos a desejar o desenvolvimento que não foi efetuado.

 

The Dragon Dentist | Uma breve explicação da narrativa

Esta explicação não é um fato, ou seja, não existe como saber o seu verdadeiro significado, portanto, esta recai única e exclusivamente sobre a minha perspetiva após a visualização da obra.

Assim sendo, para quem ainda não a viu, aconselho vivamente que não leiam o seguinte parágrafo.

 

The Dragon Dentist

 

O instrutor não explica nada ao estudantes, pois é um caminho que eles devem descobrir sozinhos, o que por sua vez é personificado num caminho perigoso que eles têm que percorrer. É neste, que a personagem principal cai num precipício, devido à sua falta de atenção. Através desde percalço, despenha-se sobre um dragão, acabando de seguida por ser absorvida pelos dentes deste ser colossal.

Através destes, entra num mundo alternativo, onde a linha temporal se encontra avançada até à morte da pequena caloira. É neste momento, em que a personagem se vê confrontada com o seu próprio destino, que tem que escolher se o aceita ou não. Se não o tivesse aceite, teria sido absorvida pelo dragão assim como todos os outros foram, no entanto, ela foi a única capaz de aceitar a morte, para poder seguir o seu objetivo e, desta forma, tornar-se uma dentista de dragões!

 

The Dragon Dentist | Um visual fantástico e realista!

O cenário foi criado de forma a brindar os nossos olhos com grandes pormenores. O desenho é realista e cativante, dando às personagens traços diferenciáveis, à animação uma boa fluidez, gerando um conjunto de aspetos técnicos incrivelmente consistentes. Todo este profissionalismo e grande noção técnica aliada à épica banda sonora, entrega-nos uns pequenos 7 minutos de alta qualidade, que nos deixam a desejar que seja criada ou uma série, ou no mínimo um filme em torno de todo este universo narrativo e visual!

 

The Dragon Dentist | Japan Animator Expo

 

The Dragon Dentist | Juízo Final

Concluindo, dentro do género curta-metragem, mesmo que falhe em ligar-nos de forma emocional a um nível mais desejável, é sem dúvida uma obra que se sobressai por todos os aspetos positivos já mencionados, e principalmente pelo equilíbrio entre exposição narrativa e demonstração do brilhante visual.

Por tudo isto, merece o selo de recomendação do ptAnime, sendo destinada a qualquer fã de anime e de animação no geral!

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.