Já levamos um mês e meio de 2024, mas uma tradição é para se cumprir!
Já se considera uma tradição não? Parecendo que não, já faço estes TOPs para o ptAnime desde 2016 e, na minha cabeça, há bem mais tempo. E, para minha grande alegria, o recém findado 2023 não só trouxe fantásticos openings como me permitiu, finalmente, ter um ano sem grandes dores de cabeça.
Nunca antes decidi tão rápido um TOP 10, e até mesmo um TOP 5. A maior dificuldade foi não poder incluir mais openings, o que me forçou a abrir duas “categorias” na antecâmara deste TOP: Colheita Especial e Menções Honrosas.
O segundo é o do costume: não chegam para entrar no TOP, mas merecem a referência. A Colheita Especial, por outro lado, destina-se a aberturas que, noutro ano qualquer, entrariam no TOP, mas em 2023 tiveram “azar”. Nela encontram-se belas surpresas e, em dois casos, outros openings de anime que já se encontram no TOP e, embora sendo igualmente BANGERS, como tenho por regra um OP por anime… tiveram que ficar de fora.
Posto isto, bora que se faz tarde!
Menções Honrosas:
♠ Bastard!! Ankoku no Hakaishin – 2ª Temporada (OP) – “NEW DAWN” por coldrain
♠ Undead Unluck (OP) – “01” por Queen Bee
♠ Trigun Stampede (OP) – “TOMBI” por Kvi Baba
♠ Shangri-La Frontier (OP1) – “BROKEN GAMES” por FZMZ
♠ Watashi no Shiawase na Kekkon (OP) – “Anata no Soba ni.” por Riria
Colheita Especial:
♠ Yuusha ga Shinda (OP) – “Shinda” por Masayoshi Ooishi
Surpresa do ano em termos de openings! x’D
♠ Skip to Loafer (OP) – “メロウ” por Keina Suda
♠ Mushoku Tensei II: Isekai Ittara Honki Dasu (OP) – “spiral” por Longman
♠ Vinland Saga – 2ª Temporada (OP1) – “River” por Anonymouz
♠ Jujutsu Kaisen – 2ª Temporada (OP2) – “SPECIALZ” por King Gnu
TOP 10 Openings Anime 2023 | Pedro Costa
#10
SPYxFAMILY – 2ª Temporada
<> Tema Musical: “Kura Kura” por ado
Nota Pessoal: Este opening inicia o meu TOP não porque mantém a onda de fantásticos OP de SPYxFAMILY, embora o faça, mas porque resulta num casamento de duas pessoas talentosas: o virtuoso realizador Masaaki Yuasa e a incrível cantora Ado, que teve um ano de 2023 para recordar.
Yuasa-sensei fez os storyboards e dirigiu a unidade de produção deste opening, algo que seria impossível de esconder mesmo que tentassem, já que a sequência desta abertura exsuda Masaaki Yuasa por todos os poros.
Mas um OP precisa igualmente de um tema que simbioticamente com a animação culmine num produto final que nos abra a porta do anime, e é isso que este alucinante e divertido tema da Ado consegue, isto depois das suas músicas, para mim, terem sido a única ressalva de One Piece Filme RED.
#9
ZOM 100: Bucket List of the Dead
<> Tema Musical: “Song of the Dead” por KANA-BOON
Nota Pessoal: Mantendo a ideia de “união simbiótica” para um opening de sucesso, temos esta tema dos KANA-BOON, que mais do que ser divertido que nem Peta Zetas com Coca-Cola, fica no ouvido para nunca mais sair. A estes ingredientes “bastou” juntar uma sequência vibrante, como o próprio anime é, para criar este opening que mais parece uma festa de carnaval ao rubro, que um apocalipse zombie.
#8
Sousou no Frieren
<> Tema Musical: “Yuusha” por YOASOBI
Nota Pessoal: Os duo YOASOBI tem o toque de Midas. E nem estou só a falar dos temas que fazem para anime, mas no geral. Agora, se tiver que particularizar para as canções que Lilas Ikuta interpreta para anime, co-compostas pelo seu nakama Ayase, então estamos a falar de temas de sucesso.
E com temas deste calibre, geralmente a equipa de animação não desilude, seja por duas vezes em BEASTARS, seja no opening de Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury, esse aspecto é assegurado resultando num belo casamento de tema e animação.
Contudo, tenho que sublinhar que este ano tanto o duo como as respectivas equipas de produção se elevaram. Primeiro, com este fantástico opening para uma das mais aguardadas adaptações anime, Sousou no Frieren; onde a doce interpretação se alia à fantasia de Frieren sendo pautada, e bem, por um coro e instrumental épico que representa os elementos mais ofegantes e “explosivos” da adaptação.
#7
Oshi no Ko
<> Tema Musical: “IDOL” por YOASOBI
Nota Pessoal: Segundo, temos o tema mais ouvido do ano, “IDOL”, que aterrou com tal impacto que as suas ondas se fizeram sentir por todo o mundo, mas sobretudo além mar na vizinha Coreia do Sul, onde idols após idols se juntaram à trend e responderam ao desafio e produziram tiktoks às pazadas.
Pode não parecer o mais significativo, mas o facto de que um tema assim ter tal impacto que levou os YOASOBI a atuar num music show de K-pop é só mais uma prova do poder transcontinental de anime e do seu impacto na cultura global.
Em termos de tema pelo tema, gosto mais de “Yuusha”, mas em termos do conjunto, “IDOL” é o mais possante dos dois e resulta na introdução perfeita para a outra adaptação mais esperada do ano, Oshi no Ko.
#6
Jigokuraku
<> Tema Musical: “W●RK” por millennium parade & Sheena Ringo
Nota Pessoal: A fechar a primeira metade do TOP está este soberbamente cool OP de Jigokuraku. O anime teve os seus problemas – se é que os podemos classificar como tal – e passou debaixo do radar de muita gente, quiçá injustamente.
Contudo, este opening transpira tudo menos irrelevância, talvez irreverência, isso sim. O meu co-host do GenkiCast adora o opening e com toda a razão, e esse facto ajudou a que eu o analisasse com um olhar mais cuidado e notasse o seu potencial. Se eu tivesse visto o anime, se calhar batia de outra forma, mais na alma e menos no cérebro, e estivesse uns lugares mais acima.
Contudo, o TOP 5 está reservado a OPs verdadeiramente especiais que me arrebatam o coração, onde apenas um foi exceção e entrou pela sua “perfeição” em termos de produção.
TOP 10 Openings Anime 2023 | TOP 5
#5
Kusuriya no Hitorigoto
<> Tema Musical: “Hana ni Natte” por Ryokuoushoku Shakai
Nota Pessoal: A Maomao é a rainha de 2023 e uma das maiores surpresas dos últimos 10 anos, pelo menos, em termos de escrita. Acho que a equipa de produção sentiu isso, já que o OP é um holofote apontado à tempestade que é a protagonista de Kusuriya no Hitorigoto.
Podem contra-argumentar dizendo que em termos de sequência está subprodutivo comparativo com outros, mas eu alego que está menos explosivo que alguns, já que o “diabo está nos detalhes” e este OP tem um dos melhores temas do ano, cheio de significado e está acompanhado de uma animação que está a “escutá-lo”.
#4
Tengoku Daimakyo
<> Tema Musical: “innocent arrogance” por BiSH
Nota Pessoal: Muito por causa da Maomao, a adaptação anime de Kusuriya no Hitorigoto foi quase a minha estreia do ano, não fosse pela chapada na cara que Tengoku Daimakyo me deu.
Kusuriya estava no meu radar por todos os galardões para os quais a adaptação manga esteve nomeada ou venceu ao longo dos anos, mas Tengoku apanhou-me completamente de surpresa.
Comecei a ouvir uns murmúrios pela internet e depois dou com ele “escondido” na Disney+. Incrível exemplar de anime sci-fi que desafia qualquer expectativa, e que tem à sua altura este mystifying OP, repleto de animação bizarra, altamente plástica e dinâmica, banhado pelo tema das BiSH, que deixa uma palpável sensação de nostalgia.
#3
Link Click II
<> Tema Musical: “VORTEX” por Baisha JAWS
Nota Pessoal: Chegámos à excepção que falei acima. Do ponto de vista técnico, seja na animação, seja na escolha dos estilos musicais, este é o opening mais bem concebido do ano.
A precisão de bisturi com que foi criado é tudo o que o anime precisa para se anunciar ao mundo, e se não conhecerem Link Click, vontade de conhecer não vos vai faltar depois de ver e dissecar este opening.
Não tenho palavras para descrever o twist visual e musical na segunda metade da abertura, soberbo e um regalo para a vista e ouvidos. Se eu já tivesse visto o anime, talvez estivesse ainda mais acima. Contudo…
#2
Vinland Saga 2ª Temporada (OP2)
<> Tema Musical: “PARADOX” por SURVIVE SAID THE PROPHET
Nota Pessoal: Antes sequer de falar na sequência animada tenho só que dizer isto: “PARADOX” é o tema do ano!
No final do artigo vou colocar a lista se fosse ordenada só pela música e verão a diferença. Nessa lista, o primeiro lugar é deste tema e a distância para o segundo lugar não é assim tão pequena.
Mas, voltando ao opening em si, sinto que um tema possante como este só podia estar de mão dadas com animação similarmente evocativa. A forma como a letra da música e os elementos visuais se conjugam é arrepiante.
É daqueles openings que não vos vai bater antes de verem o anime, mas sim quando estiverem vários episódios dentro, e sobretudo no final. A sequência visual tem camadas e contrastes que, aliadas a este portentoso tema, nos transportam emocional e fisicamente para a quinta.
Só algo verdadeiramente singular e parcial podia ficar à frente deste monumento.
#1
Jujutsu Kaisen 2ª Temporada (OP1)
<> Tema Musical: “Ao no Sumika” por Tatsuya Kitani
Nota Pessoal: Não há truques na manga aqui. Nunca escondi a minha parcialidade em termos das obras que gosto e se estas produzem um banger auditivo e visual, o que estas significam para mim, vai sempre dar-lhes pontos extra.
Aconteceu no passado com Mob Psycho 100 II e com Black Clover, e este ano acontece com Jujutsu Kaisen, que teve não uma, mas duas sequências opening incríveis.
Em última instância, acabei por optar pela “Ao no Sumika” por tudo o que ela faz por um arc tão pequeno, mas tão impactante na obra. Talvez a par de Zom 100, este é o OP mais divertido do ano, onde as personagens, que vivem num mundo onde o que se passa é tudo menos divertido, aparentam de facto sorrisos sinceros de alegria e divertimento.
E isso não é uma performance exclusiva do opening, já que este Hidden Inventory/Premature Death Arc nos mostra tão bem como a vida é uma moeda com duas faces, onde o mal, o horrível, o avassalador, convivem com outras emoções puras e luminosas. In the darkest dark is where the light shines the brightest.
A par do pessoal, a sequência animada funciona demasiado bem com a música, a qual, garanto, não vos vai sair da cabeça, algo que verifiquei com várias pessoas à minha volta.
E vocês caros leitores que tal o vosso TOP Openings de 2023, é parecido com o meu ou muito diferente? As minhas escolhas parecem descabidas?
Digam de vossa justiça nos comentários ou nas redes sociais do ptAnime!
Mas entretanto, e como o prometido é devido, aqui vai:
TOP 10 Canções de OP Anime 2023 | Pedro Costa
- #10 – “Anata no Soba ni.” por Riria
- #9 – “innocent arrogance” por BiSH
- #8 – “VORTEX” por Baisha JAWS
- #7 – “River” por Anonymouz
- #6 – “Yuusha” por YOASOBI
- #5 – “SPECIALZ” por King Gnu
- #4 – “Ao no Sumika” por Tatsuya Kitani
- #3 – “01” por Queen Bee
- #2 – “Hana ni Natte” por Ryokuoushoku Shakai
- #1 – “PARADOX” por SURVIVE SAID THE PROPHET
Se ainda queres ouvir mais openings…
TOP 10 Openings Anime 2022
TOP 10 Openings Anime 2021
Ou até vibrar com os openings de 2023 connosco no GenkiCast…