Estamos na era dos Trading Card Games. Já tinham notado?
Há cada vez mais jogos de cartas colecionáveis para todos os gostos a aparecer no mercado, e o interesse é proporcional. A existência de mais pessoas a explorar este mundo de cartão aumenta de dia para dia, devido a vários fatores, muitos dos quais abordo neste artigo que escrevi em dezembro 2023. Se quiserem saber um bocadinho mais sobre este “boom“, recomendo a leitura do mesmo.
Se as cartas são populares, há uma tendência em associá-las a franquias de renome. A Disney fez isso recentemente com o surgimento de Lorcana, um TCG que explora todos os universos da Disney, aliciando os eternos fãs dos clássicos filmes de animação. A The Pokémon Company fez o mesmo com Pokémon TCG, que é um dos jogos de cartas mais jogados e colecionados desde o seu lançamento na década de 90. E, outro exemplo, há pouco mais de um ano surgiu um TCG baseado num anime extremamente popular, One Piece Card Game, que fez as delícias de muitos fãs mundialmente falando.
E, já que mencionei o TCG de One Piece, posso aproveitar a deixa para falar da empresa responsável, a Bandai, que atualmente tem no mercado um conjunto considerável de opções, sendo uma delas Dragon Ball Super Card Game.
Dragon Ball Super Card Game saiu no mercado em 2017, para acompanhar a popularidade do anime Dragon Ball Super, que se encontrava em exibição na altura. O jogo de cartas continua ativo, sendo que a última expansão intitulada DRAGON BALL SUPER CARD GAME PERFECT COMBINATION [DBS-B23] foi lançada a 1 de Dezembro de 2023, e já se sabe a data da próxima expansão, que chegará com uma característica diferente.
A próxima expansão, intitulada DRAGON BALL SUPER CARD GAME MASTERS BEYOND GENERATIONS, iniciará uma nova era para o jogo de cartas. Se repararam, o nome “MASTERS” foi incluído no título e veio para ficar, como forma de conseguirmos fazer a separação deste jogo já estabelecido e do próximo jogo de cartas de DRAGON BALL SUPER que já… ESTÁ DISPONÍVEL! Pelo menos alguns dos produtos…
É isso mesmo! A Bandai criou um segundo jogo baseado na franquia de Goku e companhia, com regras distintas, cartas diferentes, compartilhando apenas o lore de Dragon Ball Super. Este jogo chamar-se-á DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD.
Confusos? Não fiquem! Explicaremos em que consiste este novo jogo ao longo deste artigo, como podem jogar e os produtos que estarão disponíveis durante o seu lançamento inicial!
Curiosos? Venham daí!
Tudo Sobre Dragon Ball Super Card Game Fusion World
DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD – Informações
DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD é um jogo de cartas pensado para ser jogado a dois jogadores (1 vs 1).
Cada jogador deve ter um baralho de cartas entre 50 a 60 cartas, constituído por 3 tipos distintos:
Leader Card:
Cada baralho tem obrigatoriamente uma carta Leader. O Leader é a principal carta do deck, já que é aconselhável que todas as restantes cartas sejam adicionadas para criar sinergia com as suas habilidades. Esta é também uma carta que fica sempre em campo durante todo o jogo, e tem regras específicas que a distingue das demais. A principal diferença é que a carta tem frente e verso jogável. Após determinada condição se verificar, a carta de Leader entra no estado Awaken, o que significa que entra na sua versão mais poderosa ao ser virada em campo. Enquanto se encontra no estado Awaken, o seu Power aumenta consideravelmente e ganha habilidades que dão suporte às restantes cartas em jogo.
Battle Card:
São cartas usadas para atacar o adversário e ganhar vantagem através das suas habilidades. Para além disso, as Battle Cards têm uma mecânica de criação de Combos entre estas e o Leader em campo. Quando o Leader ataca e uma Battle Card que contenha o valor numérico de Combo (lado esquerdo da carta) seja colocada na Combo Area , esse valor é somado ao valor de Power do Leader para colmatar num poderoso ataque contra o adversário.
Extra Card:
Este último tipo consiste em cartas de uso único. Isso significa que após serem jogadas e terem evocado as suas habilidades, devem sair de jogo. São cartas de suporte para as Battle Cards e Leader, e devem ser utilizadas no momento oportuno para ganhar vantagem sobre o que está a ocorrer no campo de batalha.
Num baralho válido, é possível ter até 4 repetições de uma carta com o mesmo número (canto inferior direito). Não esquecer que a quantidade limite do baralho é entre 50 e 60 cartas, sendo uma delas o Leader. Não é possível ter mais que um Leader, repetido ou não.
Em DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD, os jogadores poderão contar com um total de 4 cores diferentes que distinguem e agrupam as cartas: vermelho, azul, verde e amarelo.
Os baralhos têm que usar cartas com as mesmas cores que o Leader que escolheram. De momento, todos as cartas Leader têm apenas uma cor, podendo mudar essa característica em futuras expansões, à semelhança do que acontece no One Piece Card Game.
Os 3 tipos de cartas apresentam características que as representam dentro do seu tipo. Podem ver as diferenças nas imagens seguintes:
A Leader Card tem:
- Power – que representa o poder de ataque da carta
- Card Type – que a identifica pelo seu tipo, neste caso Leader.
- Skill – área de texto que identifica as habilidades da carta e quando é que estas são ativadas.
Para além disso, a Leader Card tem uma parte de trás que tem a sua própria mecânica – Awaken. Uma Leader Card fica no seu modo Awaken quando uma determinada condição acontece dentro do jogo. Esta é a versão mais poderosa do Leader, onde o seu Power aumenta, assim como as suas habilidades também mudam.
As Battle Cards têm:
- Power – que representa o poder de ataque da carta.
- Card Type – que a identifica pelo seu tipo, neste caso Battle.
- Skill – área de texto que identifica as habilidades da carta e quando é que estas são ativadas.
- Combo Power – que simboliza o poder que a carta atribui ao seu Leader caso seja colocada na Combo Area.
- Cost – custo que a carta exige que seja pago de energia para que possa entrar em campo.
As Extra Cards têm:
- Card Type – que a identifica pelo seu tipo, neste caso Extra.
- Skill – área de texto que identifica as habilidades da carta e quando é que estas são ativadas.
- Cost – custo que a carta exige que seja pago de energia para que possa entrar em campo.
Existe ainda mais um tipo de carta que pode ser jogada apenas num caso específico. Chama-se Energy Marker, e podem ver a imagem da mesma de seguida. As regras a si associadas, explicarei mais à frente.
DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD – Como jogar?
Então, com as informações acima, já estão prontos para construírem decks e iniciarem os combates.
Bem… mais ou menos. Têm as ferramentas necessárias, mas convém terem uma noção do que fazer com elas.
O vídeo acima tem tudo o que precisam, de forma resumida, em formato visual. Se quiserem obter todos os detalhes das regras, podem ler o documento oficial das mesmas aqui. Se quiserem uma versão escrita e resumida de tudo para que comecem já a soltar todo o vosso Ki, têm tudo o que precisam já de seguida. Vamos a isso? Vamos então ver como tudo isto funciona.
Assim que cada jogador tiver o seu baralho construído em concordância com as regras, o jogo poderá iniciar.
Cada jogador deve revelar a sua Leader Card e colocá-la no campo de batalha na respetiva zona a si alocada. Devem também colocar na respetiva área o baralho, assim que procederem ao ato de baralhar de forma aleatória todas as cartas.
Assim que os jogadores estiverem prontos, devem decidir de forma aleatória o jogador que iniciará a partida. Normalmente faz-se uso de lançamento de dados ou, até mesmo, pedra-papel-tesoura.
O jogador que vai jogar em segundo, pode colocar uma carta chamada Energy Marker em campo, na Energy Area. Esta carta permite dar uma energia extra ao jogador num único turno. Assim que a energia for usada, ela deve ser descartada e colocada na Drop Area.
As regras também diferem para a primeira ronda do primeiro jogador.
Antes disso, cada jogador deve retirar do baralho 6 cartas. Esta será a Mão que ambos os jogadores poderão levar a jogo, caso assim o decidam. Se as cartas não forem do agrado, cada jogador poderá escolher fazer Mulligan. Esta ação permite que os jogadores coloquem novamente as cartas que sacaram no baralho, embaralhem o deck e voltem a sacar 6 cartas. A ação de Mulligan só é permitida uma única vez.
O passo seguinte consiste em colocar as 8 cartas de cima do baralho na área de vida do campo de batalha (Life Area). Estas cartas simbolizam uma das condições de vitória do jogo.
Antes de prosseguirmos, vamos já definir o end game. O jogo pode terminar de duas maneiras:
- com um empate, onde uma condição de derrota é alcançada ao mesmo tempo pelos dois jogadores;
- com um jogador a ser derrotado.
E há duas formas de um jogador ser derrotado, quando não tem mais cartas no baralho ou na Life Area.
Agora que já sabemos como é possível vencer, vamos continuar com os passos para jogar o jogo. Existem 3 fases pelas quais cada jogador tem que passar em cada turno.
Charge Phase:
Esta fase tem também ela 3 passos.
O primeiro passo consiste em colocar todas as cartas em Active Mode. Isto só acontece num turno mais avançado onde já existem cartas em campo. Active Mode consistem em posicionar a carta verticalmente, indicando que ela está pronta a ser usada. Assim que uma carta é usada, seja para atacar ou para utilizar uma habilidade que especificamente diz para tal, a carta deve ser colocada na horizontal, indicando que se encontra em Rest Mode e não pode voltar a ser usada até ao próximo turno ou até que uma outra habilidade diga em contrário.
O segundo passo consiste em fazer Draw a uma carta. Ou seja, o jogador que está atualmente no seu turno deve retirar uma carta de cima do seu baralho e juntá-la à sua mão. Este passo não pode ser executado no primeiro turno do jogador que inicia o jogo.
O terceiro e último passo desta fase consiste em jogar uma carta da mão para a Energy Area, a fim de poder ser usada como custo para jogar Battle Cards ou Extra Cards. Cada carta colocada na área de energia vale como 1 de custo. A cor da carta usada influencia o tipo de custo que representa. Há Battle Cards e Extra Cards que podem exigir que sejam pagos custos de energia de uma cor específica, como já vimos acima.
Main Phase:
Vamos agora para a fase principal do turno, a Main Phase. A Main Phase tem 4 passos que podem ser executados em qualquer ordem.
Seguindo a ordem da imagem, vamos ao primeiro passo que é jogar uma Battle Card da mão. Se a carta em questão tiver um custo no seu canto superior esquerdo, significa que esse valor precisa de ser pago em Energy para que a carta possa entrar em campo. Para isso, é necessário virar na horizontal esse mesmo número de cartas na Energy Area, tendo sempre em atenção às cores presentes. Esta primeira expansão, os baralhos terão todos apenas uma cor, por isso não será problema. Assim que a Battle Card entrar em jogo, há que ter atenção às suas habilidades e se estas são executadas quando a carta entra em jogo. Se forem, devem ser tidas em conta pelo jogador.
O segundo passo é a ativação de uma Extra Card. Estas cartas também precisam do mesmo processo de ativação que as Battle Cards, onde é necessário pagar o custo de Energia consoante a cor necessária, e só depois podem ser colocadas em campo. Estas cartas não são permanentes, o que significa que após serem jogadas e ativadas uma vez, as mesmas devem ser retiradas de jogo e colocadas na pilha Drop Area.
O terceiro passo consiste na ativação de habilidades, que já tem sido falado ao longo do artigo. Cartas contêm habilidades que podem ser ativadas no momento indicado no texto da carta.
Por fim, o quarto e último passo que consiste no combate. Este momento pode ser executado pela primeira vez apenas no primeiro turno do segundo jogador. Para iniciar combate, o jogador deve colocar na horizontal as Battle Cards e/ou Leader Card com as quais pretende atacar e deve declarar os alvos. Só é possível atacar Battle Cards do adversário que já se encontrem em Rest Mode. É possível atacar sempre o Leader do adversário, sendo assim a forma possível para retirar vida do jogador (cartas que se encontram na Life Area do oponente). Assim que um ataque ao Leader adversário for bem-sucedido, este último pode retirar uma carta da pilha da Life Area e colocá-la na sua mão.
Um ataque ao Leader adversário é bem-sucedido quando o dano do atacante é igual ou superior ao dano do Leader. Um ataque a uma Battle Card tem a mesma regra, é medido de igual forma pelos valores de Power, sendo que se o ataque for bem-sucedido, o adversário irá perder a Battle Card que foi alvo do ataque, necessitando assim de a colocar na Drop Area. Se o ataque não for bem-sucedido, nada acontece. A carta que declarou o ataque mantém-se em jogo, apesar de agora se encontrar em Rest Mode.
Para garantir que um ataque é bem sucedido, é possível recorrer a Combos. Esta mecânica já foi mencionada acima, durante a descrição das Battle Cards. Se o Leader atacar o adversário, é possível usar Battle Cards que se encontram em campo ou até mesmo da mão para aumentar o poder de ataque do Leader, para melhorar as hipóteses de vantagem sobre o adversário. Acontece que o adversário que está a defender o ataque, poderá também recorrer a Combos para se defender e anular o ataque. As cartas usadas em Combos devem depois do combate ser colocadas na Drop Area.
End Phase:
Esta é a fase após a Main Phase onde qualquer habilidade que diga algo como: “until the end of the turn” (até ao final do turno) ou “for the turn” (durante o turno) perde o efeito. Efeitos também podem ser ativados nesta fase caso a carta diga algo como “at the end of the turn” (no final do turno).
DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD – Produtos disponíveis
DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD vai ter disponível 4 decks iniciais para venda. Cada deck terá características que o distinguem dos demais a nível de jogabilidade e sinergia entre cartas.
Cada deck contém:
- 1x Baralho de 51 cartas, pronto a jogar;
- 1x Marcador de Energia;
- 1x Playsheet com o manual de regras do jogo;
- 1x Booster Pack bonús;
- 1x Código para colocar o deck na versão digital do jogo;
E os 4 decks são:
STARTER DECK -SON GOKU-[FS01]
STARTER DECK -VEGETA-[FS02]
STARTER DECK -BROLY-[FS03]
STARTER DECK -FRIEZA-[FS04]
Para além dos Starter Decks, não podem faltar os booster packs.
Aproveitando para dizer que este primeiro set de DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD tem o nome de – AWAKENED PULSE –.
Esta expansão tem um total de 140 cartas, sendo que 8 delas são Leaders.
Os Booster Packs terão um total de 12 cartas em cada pacote e poderão ser adquiridos individualmente ou em Box Sets.
As Box Sets têm um total de 24 pacotes.
Os Booster Packs e Box Set só ficarão disponíveis a partir de 23 de fevereiro 2024, exceto em ocasiões especiais como os torneios de introdução que terão lugar em algumas LGS (Local Game Stores) por todo o país.
E, para todas estas cartas, é necessário proteção! Não é por albergarem os guerreiros mais fortes de vários universos que as cartas não se estragam! Dito isto, a Bandai também disponibilizou 4 sleeves diferentes:
Todos estes itens poderão ser adquiridos nas LGS (Local Game Stores) e outras lojas aderentes. Os preços poderão variar.
DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD – Videojogo
Para além da versão física, DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD terá uma versão digital onde os jogadores poderão ter toda a experiência de jogo através da aplicação exclusiva para PC.
Os jogadores de PC poderão conectar-se à aplicação utilizando o Bandai ID que também serve para se inscreverem nos torneios oficiais físicos de DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD.
Os jogadores que também jogarem o formato físico terão vantagens na compra de produtos como, por exemplo, os Starter Decks. Estes trazem um código que pode ser utilizado na aplicação para obtenção do mesmo produto na versão digital.
O jogo de PC ainda não tem data de lançamento prevista mas está para muito em breve, tendo já passado por uma fase beta aberta recentemente. Podem fazer o registo para o jogo aqui.
Estão agora prontos para enfrentar o poder dos deuses e outros guerreiros de outros universos e planetas!
Sejam Bem-vindos a DRAGON BALL SUPER CARD GAME FUSION WORLD!
Mais alguem nao consegui jogar? ele fica no automatico, nao da pra tirar, so no modo treino…se vai jogar com player, fica pulando minhas ações, alguem ajuda?