NANANANANANA! Agora tentem tirar a música da cabeça nos próximos minutos.
https://www.youtube.com/watch?v=1JoFsTDfd-8
Vê aqui todas as opiniões semanais de Yakusoko no Neverland
Yakusoku no Neverland – Episódio 5 Opinião
Tenho de iniciar esta opinião semanal com uma confissão: tive a necessidade de ver o episódio 2 vezes para conseguir escrever alguma coisa de jeito. A primeira vez que o vi parecia que não tinha acontecido muita coisa e foi necessário chegar ao fim da 2ª vez para entender que muita informação foi transmitida ao espetador sobre o passado do Ray e aquela casa.
Resumindo, este foi literalmente um episódio de exposição em que tudo aquilo que eu poderia falar aqui foi dito pelos personagens. Parece que não tenho nada sobre o que discorrer sem realizar uma sinopse alargada… Tentarei na mesma ver um pouco além disso, mas este episódio está mesmo a dificultar-me a vida.
A Confirmação do Traidor
Primeiro tivemos a confirmação de que o Ray é realmente o traidor, porém penso que esta descoberta não tenha sido acidental e sim planeada pelo próprio.
Uma vez que o Ray é um personagem extremamente inteligente e que se encontra dentro da verdade desde os cinco anos, é estranho que tenha “caído” na armadilha do Norman tão facilmente. Acredito que ele queria ser descoberto para poder “acelerar” as coisas, até porque já tinha intenção de contar tudo o que sabia desde o episódio 1, não fossem os outros dois terem esquecido do peluche da Conny no camião.
Aliás, vemos isso na forma como o Ray contou à Emma que ele era o “informador” da Mãe. O interesse dele não era esconder mas sim usar esse trunfo como uma arma para planear melhor a fuga, até porque não haveria como ele mostrar que sabia de certas coisas ou que tinha acesso a determinados objetos do exterior sem parecer suspeito.
O Ray ser o traidor foi das melhores coisas que aconteceu a todos ali naquela casa. Ele agora é a carta mais forte do Norman que pode planear a fuga ao pormenor, 10 passos à frente da Mãe. Não vá o Sasuke decidir virar as costas ao Naruto (uma vez mais) e tudo está encaminhado para correr da melhor forma.
Existe a possibilidade do Ray ter assumido o papel de um “agente triplo” e estar a enganar o Norman em detrimento da Mãe, mas acho que isso não irá acontecer. O Ray carrega há muitos anos o fardo de saber toda a verdade. Ao início era só ele que importava, mas à medida que foi fazendo amigos começou a incluir os outros dois nos seus planos.
Apesar do estilo emo, o Ray preocupa-se com o Norman e a Emma, enquanto que o Norman apenas se preocupa com a Emma.
O Ray é um dos melhores amigos do Norman, mas como ele afirmou: apenas não o usou e descartou fora porque a Emma disse que levaria o espião na fuga.
Isto leva-me ao próximo tópico:
A Evolução da Emma
Chegou finalmente o dia em que vimos mais da Emma que a criança ingénua que acredita no bem de toda a gente.
Gostei de ver um pouco mais da sua inteligência (ainda que emocional), na conversa dos 3 no meio da floresta. Ela conseguiu pensar em coisas que nem passaram pela mente do Norman, tal como as consequências dos vários testes para conseguir destruir ou desativar os localizadores. Além disso, a Emma mostrou-nos um outro lado mais negro e “sombrio” ao imaginar todas as crianças que foram para o abate por causa do Ray.
Boa Emma, espero ver mais de ti!
Tinha que Haver um Idiota
É impossível existir um anime onde não existe um idiota impulsivo que acaba sempre por estragar tudo ou só não o faz por mera sorte!
Após a descoberta da Emma e da Gilda de um espaço secreto no quarto da Mãe, o menos sensato a fazer seria ir, sem qualquer plano, descobrir onde ele se encontra. E sem pensarem primeiro que sendo uma sala secreta, obviamente ela encontra-se fechada a sete chaves e não aberta à disposição de qualquer um. Nem sei como o Don é um dos mais inteligentes – nem a Emma faria tal idiotice e esta ação só me deu vontade de o mandar para o abate.
O episódio terminou com a pergunta: quem está a abrir a porta?
Como o final do episódio não deu qualquer margem de dúvidas de que o Don e a Gilda não terão tempo de se esconder, já saberemos que eles serão apanhados por essa pessoa. Seu eu penso que é a Mãe? Acho que não. Com sorte é a Irmã Krone ou um dos miúdos.
Também não sei o que o Don queria ao fazer tanto barulho. Acharia ele que a Mãe, a Irmã ou QUALQUER OUTRA PESSOA não o ouviria a dar murros numa estante?
Alguém abate este personagem, por favor?
Anime versus Manga
Ora bem, como eu expliquei na opinião do episódio 4, não li mais nada do mangá então não sei o que aconteceu. Porém, como gosto de saber como a adaptação está a correr perguntei a um amigo meu como havia sido este episódio tendo em conta a obra original.
Fiquei estupefacta ao descobrir que esta última cena em que o Don é um idiota não ocorre no mangá! Alguém manda o Don do anime embora?!
Pelo o que ele me disse o Don e a Gilda não foram diretos ao quarto da Mãe sem qualquer preparação. Aliás, eles conseguiram obter uma chave da Mãe que abre o tal espaço secreto. Isto significa que o anime quis acelerar esta parte e dar também um sentido totalmente diferente a esta cena.
Os leitores do mangá também estão sem saber o que vai acontecer no próximo episódio, pois não sabem como o anime vai fazer com aquilo que mostrou. Bem, eu também estou curiosa.
Por último, pela primeira vez desde o primeiro episódio, pelo que ele também me disse, tivemos um episódio que fez jus ao mangá e ao sentimento que ele transmite.
As Expressões Faciais
Algo que posso destacar na animação do episódio 5 de Yakusoko no Neverland são as expressões dos personagens. Desde o Ray, o Norman e a Emma, todos os sentimentos que pretendiam ser transmitidos foram feitos na perfeição. Parabéns ao estúdio e aos animadores pelo excelente trabalho neste quesito, para além de tudo o resto, como a coloração, o uso da luz e das sombras, que também esteve impecável!
Pensamentos Finais:
- Já repararam que eles são tão pequenos em relação às camas? Isto faz-me lembrar que eles são crianças e só apetece dizer: “ohhhhhhhhh, que eles estão a brincar aos génios e aos bad guys, quem é muito mau quem é??”.
- Quando tentas tirar aquela selfie super sexy
- A cara que fazes quando alguém pega na tua comida
- O início de uma bela história de amor… Kidding.
E vocês, o que acharam deste episódio 5?
Podem ler opinião ao episódio anterior: Yakusoku no Neverland – Episódio 4