Amaama to Inazuma Anime vs Vida Real

12 Janeiro, 2017  Por Raquel Cupertino
0


A Temporada de Verão de 2016 trouxe consigo maravilhosas adaptações cuja localização se encontra no mundo real! A excitação para ver os deslumbrantes cenários reais a serem reproduzidos é grande, e a rubrica Anime vs Vida Real de hoje concentra-se na definição de mundo real de Amaama to Inazuma.

 

Nota: Esta rubrica trata-se de uma tradução (com algumas adições pessoais) do artigo fonte, que se encontra em anexo no final deste artigo.

 

Amaama to Inazuma Anime vs Vida Real

 

Amaama to Inazuma Anime vs Vida Real

O que Amaama to Inazuma e Shirobako têm em comum?

Sim, as protagonistas até que possuem personalidades parecidas, mas não me refiro a isso. Refiro-me sim, à sua localização! Tanto Amaama to Inazuma como Shirobako passam-se na mesma área de Tóquio, a cidade de Musashino.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real

Amaama to Inazuma à esquerda e Shirobako à direita

 

Antes de mais, vamos introduzir um pouco da incrível e adorável série Amaama to Inazuma da temporada de verão de 2016.

Sinopse:
A história gira em torno de uma família monoparental, composta por pai e filha, resultante da morte prematura da mãe de Tsumugi. Como pai solteiro, Kouhei vê-se obrigado a desempenhar tarefas nunca antes praticadas, entre elas a culinária. Sem grandes dotes para a cozinha e com um conhecimento próximo do nulo, a alimentação da doce Tsumugi passou a ser à base de comida do supermercado. Isso muda quando, por acaso, acabam no restaurante de uma conceituada chefe de culinária e mãe de uma aluna de Kouhei!

 


Amaama to Inazuma | Análise


 

Para quem viu Kohei crescer como pai, mas também as reações de Tsumugi e Kotori durante as suas refeições caseiras, a saudade é inevitável.

Vamos por isso rever algumas imagens da série bem como comparar os cenários de Amaama to Inazuma e os locais que existem na vida real.
Uma vez que a série se desenvolve, na sua grande maioria, em torno de Kohei, Kotori, e Tsumugi, não existe uma grande variedade de diferentes cenários, em boa verdade, o cenário predominante é o restaurante da família da Kotori. Vemos a mesma rua de lojas quase todos os episódios, por isso não fiquem desiludidos por este artigo se basear numa comparação entre essa mesma rua na vida real. A rua é chamada Rua do Salto/ Skip Street (き っ ぷ 通 通 通 り – sukippu toori), e é localizada a norte da estação de Musashi-Sakai em Musashino, que é um pouco a oeste de Tóquio.

Esta Skip Street parecia terrivelmente familiar por algum motivo, e isso é porque não é a primeira vez que a rua aparece num anime – como eu mencionei antes, Shirobako também possui uma série de cenas lá. No entanto, os dois animes tomaram abordagens diferentes para recriar Skip Street (e seus outros locais em geral). Shirobako recriou a rua de uma forma notavelmente precisa, recriando as lojas e edifícios da vida real quase um a um. (Isso também é verdade para o anime em geral, até mesmo alguns elementos do elenco foram baseados em pessoas reais da indústria.) Por outro lado, Amaama to Inazuma não foi rigoroso ao recriar a rua, em suma apenas usou o nome da rua e sinal – o que não é mau.

 

Antes de começar a falar demais, vejam por vocês mesmos – este artigo irá cobrir a maioria das localizações do mundo real de Amaama to Inazuma do episódio um até ao doze. Haverá também algumas comparações entre Shirobako e Amaama to Inazuma no final deste artigo.

* Todas as fotos foram tiradas através do Google Street View.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-1

 

Começaremos com cenas do tema de abertura e encerramento deliciosos de Amaama to Inazuma. Provavelmente estamos a ver o mundo do ponto de vista de Tsugumi, em que todos os edifícios são feitos de Legos (que é provavelmente o pior pesadelo para os pais que tendem a pisar sobre essas coisas), mas as inspirações do mundo real ainda são inevitavelmente claras. A primeira imagem mostra a saída da Skip Street, e a segunda a entrada para a Estação Musashi-Sakai.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-2

 

Esse é o centro comunitário, que só aparece no opening, mas nunca no anime em si. O mesmo edifício foi também mostrado em Shirobako. (Haverá uma foto no final do artigo.)

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-3

 

Este é um bom exemplo de como Amaama to Inazuma falha na recriação da Skip Street. Há poucos pontos de referência e pistas visuais – o padrão de rua é o mesmo, o edifício com as varandas ao fundo parece semelhante, o sinal amarelo com o ponto vermelho é idêntico – mas além disso, nada se assemelha. Amaama to Inazuma não quis recriar os cenários em que se baseou no mundo real com a maior precisão possível; em vez disso, a série apenas pretendeu criar uma sensação natural e autêntica.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-4

 

Podemos afirmar que a frase em cima resume muito bem a essência da série.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-5

 

No anime, a loja de conveniência com a faixa verde e branca apenas significa uma coisa – FamilyMart. FamilyMart é a terceira maior cadeia de lojas do Japão.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-6

 

Apenas no episódio cinco podemos ver uma mudança de localização, com Kotori e Shinobu a dirigirem-se ao cinema em Shinjuku. O edifício retangular mostrado aqui é uma loja Don Quijote, uma cadeia de lojas de desconto onde podemos basicamente comprar tudo. No final de cada uma de minhas viagens ao Japão, tenho que comprar lá uma mala extra porque, de alguma forma, consigo comprar demasiado merchandise anime. Acho que posso chamar de uma tradição minha.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-7

 

Kotori e Shinobu foram ao cinema de Shinjuku Piccadilly, um dos cinemas mais recentes na área. A loja que pode ser vista aqui à direita é um Muji (eles chamaram Maji no anime), que é uma cadeia de vendas a retalho japonesa com lojas espalhadas em todo o mundo, vendendo principalmente itens domésticos. O que diferencia o Muji da sua concorrência é o seu foco no design minimalista e a sua política de “marca branca”.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-8

 

Algumas vezes o anime conseguiu ser bastante preciso, como neste caso. Desde o edifício castanho à esquerda, o prédio de vidro com seus sinais no meio, o prédio azul com o logótipo à direita, a série conseguiu retratar com bastante precisão o seu homólogo do mundo real.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-9

 

No entanto, o mesmo não aconteceu na Skip Street. Basicamente, as únicas coisas idênticas nesta foto são o sinal de Skip Street, e o sinal de Kokuyo (Kokoyo no anime) à esquerda. Como devem ter adivinhado até agora, o restaurante da família Kotori provavelmente não é real. Tentei, inclusive, seguir o mapa que foi mostrado no cartão de visita do restaurante no episódio um, mas sem sorte.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-10

 

A hamburgueria vegetariana que vemos em Amaama to Inazuma trata-se de uma representação da cadeia de fast food japonesa Mos Burger. Na minha opinião, o Mos Burger é bom, mas não é nada de especial.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-11

 

O fim da Skip Street. A loja de vegetais de Shinobu é uma loja de flores na realidade.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-12

 

Mais FamilyMart, FinaMart no anime.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-13

 

Estas lâmpadas de rua amarelas que se pode ver à direita, parecem-se com conchas do mar.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-14

 

No último episódio de Amaama to Inazuma chegamos a ter  um vislumbre da estação de Shinjuku.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-15

 

O edifício de vidro que vemos na imagem trata-se da Central de autocarros de Shinjuku. Eu e um amigo meu apanhamos o autocarro até ao Monte Fuji, onde levei algumas imagens de comparação para o anime Encouragement of Climb.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-16

 

E é tudo – se não acharem que não foi suficiente confirmem no manga, que também está disponível no Crunchyroll!

 

Bónus comparações com Shirobako: (Amaama to Inazuma à esquerda, Shirobako à direita)

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-17

 

O centro comunitário mostrado em Amaama to Inazuma e em Shirobako.

 

amaama-to-inazuma-anime-vs-vida-real-18

Musashino Animation era o nome do estúdio de animação ficcional em Shirobako, se bem me lembro. Como mencionado anteriormente, a maioria dos locais foram baseados na cidade de Musashino.

 


E vocês, que anime conhecem em que os cenários são baseados nos reais?

 

Fonte: Crunchyroll

 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
Capa Manga Magi Volume 31 revelada! A Shogakukan, editora da Weekly Shounen Sunday, já revelou aquela que será a capa do volume 31 da manga Magi. Este número...
Partilhas