160 anos Relações Diplomáticas entre Japão e Portugal – Programa

por Usagi Wright
160 anos relaçoes diplomaticas entre portugal e japao festa do japao em lisboa

Foi noticiado no dia de hoje, 12 de fevereiro de 2020, que a Festa do Japão em Lisboa não irá acontecer neste ano. Tal se deve aos esforços necessários para a realização das comemorações dos 160 anos de Relações Diplomáticas entre o Japão e Portugal.

 

Não haverá Festa do Japão em Lisboa em 2020

 

160 anos Relações Diplomáticas entre Japão e Portugal – Programa

160 anos relaçoes diplomaticas entre portugal e japao exposiçao em sintra 2020

Exposição em Sintra

 

O ano 2020 assinala os 160 anos das Relações Diplomáticas entre o Japão e Portugal desde a assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio, celebrado a 3 de Agosto de 1860. No século XIX, o Japão reabriu as suas portas ao mundo e Portugal foi o sexto país com quem o Japão estabeleceu relação diplomática oficial (depois dos Estados Unidos da América, Holanda, Rússia, Inglaterra e França). Celebrando este marco histórico importante, a Embaixada do Japão, junto com a comunidade portuguesa e demais entidades, irá realizar inúmeros eventos, com o propósito de reforçar as relações existentes entre ambos os países.

 

Simbologia do Logótipo Comemorativo

O conceito que está subjacente ao processo criativo é a ideia de “tecer relações”; é por isso que o grafismo assume a simplicidade de pequenos fios (tão caraterísticos da delicadeza artística do MIZUHIKI japonês) que criam uma multiplicidade de laços, nós, enfeites, aqui sintetizados no símbolo do infinito – presente de forma implícita.

Este “entrelaçar” compõe-se com as iniciais “J” Japão e o “P” de Portugal, numa dinâmica aberta e contínua, sem barreiras, respeitando a singularidade de cada um e acolhendo a riqueza da diversidade do outro, num encontro positivo e construtivo. As relações construídas ao longo da história, que contam já com vários séculos, foram sendo pontuadas, construídas e reforçadas com o contributo contínuo de ambos os países, aqui representados na simplicidade das flores de (cerejeira) sakura japonesas e na liberdade do voo das nossas gaivotas!

160 anos relaçoes diplomaticas entre portugal e japao festa do japao em lisboa

Contudo, é nesta onda dourada – dinâmica e robusta – das relações diplomáticas, que se aproximam distâncias, se sustentam acções e se celebram 160 anos de relações! As três cores escolhidas procuram ser igualmente simbólicas e identitárias: o vermelho associado à bandeira japonesa, mas também portuguesa, símbolo de força e vida; o verde/azul turquesa, procura fundir o verde esperança com o azul do mar, elementos determinantes que tornaram possível o encontro das duas culturas. O “dourado” enquanto símbolo inequívoco de prosperidade, de algo valioso e duradouro, como estes 160 anos de relações diplomáticas que se querem celebrar.

 

 

Eventos Comemorativos dos 160 anos das Relações Diplomáticas entre o Japão e Portugal

 

  • Exposição – Património da Humanidade do Japão, no MU.SA

160 anos relaçoes diplomaticas entre portugal e japao exposiçao em sintra 2020

 

Com início no dia 17 de janeiro, até 1 de março, estará patente no Museu de Artes de Sintra, a exposição de fotografias ilustrativas do Património da Humanidade do Japão. As fotografias são da autoria do fotógrafo japonês MIYOSHI Kazuyoshi, com a curadoria da Fundação Japão de Madrid.

Organização: Fundação Japão em Madrid, em co-organização com a Câmara Municipal de Sintra, MU.SA – Museu de Artes de Sintra e Embaixada do Japão.
Datas: De 17 de Janeiro a 1 de Março | Entrada Gratuita
Local: MU.SA – Museu de Artes de Sintra – Avenida Heliodoro Salgado, Sintra
Mais informações: Website 

 

  • Exibição do Filme Documentário “Terra” – Já terminado!

 

Dos realizadores SUZUKI Hiroatsu e Rossana Torres, irá ser exibido o filme documentário Terra – ‘Algures no Alentejo, estão dois grandes fornos cobertos de terra onde um homem faz carvão. Elementos essenciais como o fogo, a água, o ar, a terra e o espaço reflectem, respiram e celebram o ritmo da Terra’

Data: 31 de Janeiro – 21h30
Local: Cine-Teatro, Castro Verde – Cine-Teatro Municipal de Castro Verde – Praça da Liberdade, 7780-134 Castro Verde | Tel: 286328193

 

  • Vamos Japonicar!

160 anos relaçoes diplomaticas entre portugal e japao vamos japonicar

 

“Vamos Japonicar!” é um evento de conversação em língua japonesa. Terá lugar no próximo dia 7 de Março, na Sala Multiuso da Embaixada. A entrada é livre, mediante registo por mail.

 

  • 16º Concurso Internacional de Haiku para Crianças – 2019/2020

160 anos relaçoes diplomaticas entre portugal e japao 16º Concurso Internacional de Haiku para Crianças

 

Cada participante poderá concorrer com apenas um haiku da sua autoria (escrito à mão ou a computador) sobre o tema: “Desporto”. A participação é gratuita.

Organização: JAL Foundation
Patrocínio: JAPAN AIRLINES
Em associação com: Associação Internacional de Haiku, Gakken e Casio
Apoio: Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Embaixada do Japão em Portugal, Agência Japonesa para os Assuntos Culturais, Comité Japonês para a UNICEF, Japan Foundation, com a colaboração da Prof.ª Leonilda Alfarrobinha e do Dr. Ernesto Matos
Mais informações: Website

 

Os restantes eventos serão atualizados neste artigo assim que forem anunciados pela Embaixada do Japão em Portugal.

 

>> Para mais notícias sobre Eventos, cliquem AQUI!

 


Artigos Relacionados

Calendário de Eventos Fevereiro 2020 – ptAnime

K-POP Cover Awards Portugal – Entrevista ptAnime

Northern Cross – Evento de Tekken 7 no Norte


 

Fonte: #1 / #2 / #3

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.