Esta é a sexta curta do evento Japan Animator Expo. Mais uma bela relíquia para maravilhar os amantes de animação!
20min Walk From Nishi-Ogikubo Station | História
E se um dia acordassem com o tamanho proporcional ao de uma barata? É isso mesmo que esta bonita curta-metragem explora. Com uma leveza agradável, que com certeza vos irá obrigar a clicar no botão do repeat!
20min Walk From Nishi-Ogikubo Station | Enredo
Esta curta-metragem decide abordar um pouco a realidade transtornante de um pesadelo. A forma como nos afeta enquanto inconsciente, e como isso se propaga até atingirmos o estado de consciência. O desenvolvimento está muito bem encadeado, conduzindo o público de tal forma, que quando terminamos de ver, apercebemo-nos que fomos completamente absorvidos. De tal modo, que ficamos tensos com as adversidades e aliviados quando a personagem principal acorda do sonho. Seria um terror se um dia acordássemos na forma de um insecto, não?
As inspirações para abordagem narrativa desta obra podem vir dos mais diversos locais. Pode-nos estar a retratar apenas um sonho na sua forma mais básica, e a forma como este afeta a nossa perspetiva quando acordamos. Ou até pode estar a realizar uma abordagem mais profunda em forma de tributo Kafkiano ao livro “The Metamorphosis”, que aborda precisamente esta temática. Ou até mostrar-nos um pouco do valor de uma vida, na medida em que o ser humano consegue facilmente retirar a vida de um insecto, pois na nossa perspetiva é um ser claramente inferior, logo a vida do mesmo vale muito menos que a nossa.
20min Walk From Nishi-Ogikubo Station | Ambiente
O visual cru e de certa forma “inacabado”, acaba por dar uma sensação mais credível de sonho. A componente de desenho relembra-nos os storyboards e os desenhos das key-animation antes de serem transformados no produto final ao qual estamos mais habituados. Porém, não considero isto um aspeto negativo, bem pelo contrário, considero-o um dos aspetos mais positivos de toda a obra, uma vez que se deram ao trabalho de polir estes “desenhos inacabados” com materiais como o aguarela e o carvão.
A animação é claramente profissional e carregada de experiência no que diz respeito à linguagem visual e à forma como ela deve ser concebida e transmitida. Isto deu origem a uma cinematografia real, nos movimentos, nas ações, e naquilo que era mais importante demarcar a nível de imagem nesta obra: as proporções.
A música orquestrada, foi o ponto crucial para que a nossa atenção fosse completamente absorvida, ajudando a diluir as nossas emoções com as da personagem.
20min Walk From Nishi-Ogikubo Station | Juízo Final
Depois do que foi dito, não existem margens para dúvidas. É um must-see para qualquer tipo de gosto, e que pode ser visto em qualquer altura!
Análises
20min Walk From Nishi-Ogikubo Station
Depois do que foi dito, não existem margens para dúvidas.
Os Pros
- Um must-see para qualquer tipo de gosto, e que pode ser visto em qualquer altura!
Os Contras
- Nada de relevante a apontar.