ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
No Result
View All Result
ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
No Result
View All Result
ptAnime

Air Comiket – Comiket 98 substituída para Versão Digital

Mariana Marques by Mariana Marques
05/06/2020
in Comiket, Curiosidades, Em Destaque, Eventos, Notícias, Principais Categorias

A Comiket é um local para todos os fãs de anime e manga se reunirem e partilhar as suas paixões. Este evento surgiu em 1975 e é considerado um dos maiores eventos dedoujinshi (publicações independentes) no mundo. Infelizmente, o evento deveria ter ocorrido maio e que celebraria a sua 98ª edição, teve de ser cancelado devido à pandemia do coronavírus.

Este anúncio não só desapontou muitos dos artistas que queriam partilhar os seus doujinshi, como também os fãs que aguardam o ano todo para os poder comprar.

Mas a Comiket não morreu! Pela primeira vez o evento ocorreu digitalmente, intitulando-se de “Air Comiket!”. Este decorreu entre os dias 2 a 5 de maio, com a colaboração de vários empresas e organizações. Assim, foi possível reunir os fãs e que, todos juntos, pudessem partilhar e apreciar os seus doujinshi favoritos, apesar da distância física.

 

Air Comiket – Comiket 98 substituída para Versão Digital

  • Anúncio no Twitter da Comiket:

【報告】エアコミケ(コミックマーケット98)4日目が終了しました。本日の来場者数は0人、4日間合計の来場者数は0人でした。今回もご来場ありがとうございました! #C98 #StayHome #エアコミケ pic.twitter.com/LiB9FQilHh

— C98は中止★コミックマーケット準備会 (@comiketofficial) May 5, 2020

 

O quarto dia de “Air Comiket” terminou. Hoje tivemos 0 visitantes no espaço do evento com um total de 0 visitantes no fim de semana. Obrigado por virem!

 

Para poder animar a comunidade online do evento, o Comité de Preparação da Comiket organizou uma lista de hashtags que os participantes podiam usar ao participar na Air Comiket, para que todos pudessem usufruir juntos.

Começando com a básica hashtag da Air Comiket, #エアコミケ, cada subcategoria da Comiket tinha o seu conjunto de hashtags para que os fãs soubessem onde encontrar os seus temas favoritos, tal como o sistema de secções da Comiket real. A conta da Air Comiket, @comiket_air, também observou e fez retweet das melhores publicações do fim-de-semana, para facilitar a participação de todos.

 

Tudo relacionado com a Comiket ou com a cultura doujin era permitido, inclusive imagens dos eventos anteriores, discussões sobre a organização do evento e auto-promoção daqueles que tencionavam ter uma banca.

 

Retweet da Air Comiket de um participante a mostrar como seria o layout do evento:

お目当てのジャンルに迷わず行けますように願いをこめて! #エアコミケ #一般参加者 https://t.co/avtyi4BRSb

— C98は中止の代わりに★エアコミケ公式 (@comiket_air) May 5, 2020

 

Por exemplo, autores de doujinshi e clubes foram convidados a criarem tweets sobre as suas atividades, publicitarem as suas publicações e últimos trabalhos com as hashtags, #エアコミケ e #サークル.

Claro que, como em anos prévios, o catálogo online da Comiket esteve disponível, onde círculos de doujin poderiam estar atualizados sobre os projetos na duração do evento. Contudo, este ano, para além de permitir a visualização dos projetos, o catálogo online permitia também comprar os últimos exemplares dos doujinshi favoritos dos fãs, com a ajuda de lojas de livros online. Similarmente, autores também foram acolhidos para postarem links onde se pudessem adquirir os seus trabalhos.

 

Exemplos de tweets:

#エアコミケ

せっかくのコミケ期間なので、ちょうど1年前に頒布したメイドリリー本を公開します!(1/5) pic.twitter.com/RnTM3pmofl

— ばくP (@bakuPA) May 5, 2020

#エアコミケ エアスケブその6 朱鷺子ちゃんだぜ~ pic.twitter.com/qSTugmV8Kb

— 駒碧 (@k0mamid0ri) May 5, 2020

このタイミングで視察がきた… #エアブー #エアコミケ pic.twitter.com/yMQwhOwtBt

— ノノギギ (@nonogigito) May 5, 2020

 

Mas, claro que dentro do público da Comiket não nos podemos esquecer dos fantásticos cosplayers e, apesar dos fãs não terem tido a possibilidade de ver presencialmente cosplays das suas personagens favoritas, o Twitter foi também a solução.

Tal como os artistas de doujinshi, os cosplayers também tiverem direito às suas hashtags para se divulgarem (#エアコミケ #コスプレ) e foram convidados a partilhar os seus projetos mais recentes, assim como sessões fotgráficas antigas e ainda foram encorajados a praticar o hobby em casa!

 

Exemplos de cosplayers que usaram a hastag:

あっという間に最終日…!#エアコミケ pic.twitter.com/cSvIbLbigy

— シスル (@Sithle011) May 5, 2020

コミケ4日目はマリン編南ことりちゃんで参加してましたー!! いっぱいお話出来て楽しかった〜☺️☺️☺️
4日間あっという間!次は冬コミで❄#エアコミケ #コスプレ pic.twitter.com/TqepRruODl

— 白田まめ( ˙ω˙ っ)3 (@mame_0912) May 5, 2020

KINGDOM HEARTS / sora ⭐️#エアコミケ #エアコミケ98#エアコミケコスプレ pic.twitter.com/FdApusdDj1

— C:hoS s16日お菓子作り (@cos_ChoS) May 5, 2020

Stay at home!!#エアコミケ #エアコミケコスプレ #桃さんのお絵描き帳 pic.twitter.com/CzcNBqChbN

— 桃 ケチャ派だよ (@momo_sakuraWars) May 5, 2020

 

Enako, uma cosplayer muito popular no Japão, contribuiu partilhando fotos da Comiket de anos anteriores.

#エアコミケ 3日目お疲れ様でした!

今日は魔法少女まどか☆マギカのアルティメットまどかのコスプレ(過去撮影した写真)でした
羽は大きすぎるため、持ってきてません(‘ω’) pic.twitter.com/5X08G8qAaw

— えなこ (@enako_cos) May 4, 2020

 

Empresas e companhias de impressão que também estavam inscritas para terem uma banca este ano, e aquelas que tinham participado no passado, foram convidadas a participar digitalmente através da partilha de experiências e histórias.

E claro, aqueles que planeavam ir à Comiket com a intenção e comprar e participar no evento poderam, para além de comprar online os seus doujinshi favoritos, podiam usar as hashtags para conectar com os restantes fãs, fazer retweet, e partilhar experiências!

Finalmente o comité preparou um pequeno espaço no palco da Comiket, no qual gravaram atividades no local, para que os fãs pudessem experienciar uma melhor imersão no evento.

 

Despedida da Comiket:

see you next time #エアコミケ #c98 #comiket #東京ビッグサイト pic.twitter.com/dZyRTcMMTM

— [email protected] (@tumeatcat) May 5, 2020

 

Mas não pára aqui! Os fãs puderam ainda receber merchandising bónus do evento em certas compras. Entre esses bonús incluem-se sacos de papel para compras, que estavam inicialmente planeados ser vendidos e que foram oferecidos em compras superiores a 3,000 yen (cerca de 30 euros) em livros online; e a pulseira de entrada da Comiket 98 foi incluída em compras feitas em certas empresas de impressão.

Adicionalmente, foi fornecida a possibilidade de comprar a versão digital do catálogo de doujinshi do evento.

 

Air Comiket - Comiket 98 substituída para Versão Digital

 

Apesar da impossibilidade de estarem juntos este ano, graças aos organizadores e participantes, os fãs puderam manter o espírito do evento vivo e celebrar digitalmente a cultura doujin. Além disso, a julgar pelos comentários no Twitter, os fãs desfrutaram da ocasião.

Apesar de ainda não se saber o destino da Comiket de Inverno, possa ser que, caso todos façam a sua parte e fiquem em casa, os fãs possam estar juntos novamente na Comiket 99 em dezembro.

 


Artigos Relacionados:

  • Comiket 98 – Evento cancelado devido ao Coronavírus

 

Fonte: SoraNews24

 

Tags: Air ComiketComiketComiket 98CuriosidadesEventosNotícias
Mariana Marques

Mariana Marques

Artigos Recomendados

Kyuuketsuki Sugu Shinu - Anime revela Dia de Estreia
Anime

Kyuuketsuki Sugu Shinu 2ª Temporada – Revela nova Personagem

by Raquel Cupertino
07/02/2023
Seijo ni Uso wa Tsūjinai terá adaptação a Manga
Manga

Seijo ni Uso wa Tsūjinai terá adaptação a Manga

by Raquel Cupertino
07/02/2023
Trigun Stampede Episódio 4 – Opinião
Episódios Semanais

Trigun Stampede Episódio 4 – Opinião

by Beatriz Ribeiro
07/02/2023
Licenciamentos Manga Viz Media – Outono 2023
Manga

Licenciamentos Manga Viz Media – Outono 2023

by Raquel Cupertino
07/02/2023
Tensei Shitara Slime Datta Ken - 2ª Temporada revela Regresso
Anime

Tensei Shitara Slime Datta Ken vai anunciar Novo Projeto

by Raquel Cupertino
06/02/2023
Next Post
MONSTA X lançam Dance Practice para "FANTASIA"

MONSTA X lançam Dance Practice para "FANTASIA"

Nobuhiko Okamoto - Seiyuu em hiato devido a Cirurgia

Nobuhiko Okamoto - Seiyuu em hiato devido a Cirurgia

Pokémon Sword and Shield - Novos detalhes sobre Expansões

E se Pokémon Fosse um Cartoon dos Anos 50?

Discussion about this post

Segue-nos!

Discord ptAnime

Recomendamos...

No Content Available

Últimas Análises

Yofukashi no Uta – Análise Anime

Yofukashi no Uta – Análise Anime

Sirius no Densetsu – Análise do Filme

Sirius no Densetsu – Análise do Filme

17/12/2022
Kumichou Musume to Sewagakari – Análise

Kumichou Musume to Sewagakari – Análise

ptAnime

© 2023 ptAnime. Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

No Result
View All Result
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos

© 2023 ptAnime. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist