Air Comiket – Comiket 98 substituída para Versão Digital

por Mariana Marques
Air Comiket - Comiket 98 substituída para Versão Digital

A Comiket é um local para todos os fãs de anime e manga se reunirem e partilhar as suas paixões. Este evento surgiu em 1975 e é considerado um dos maiores eventos dedoujinshi (publicações independentes) no mundo. Infelizmente, o evento deveria ter ocorrido maio e que celebraria a sua 98ª edição, teve de ser cancelado devido à pandemia do coronavírus.

Este anúncio não só desapontou muitos dos artistas que queriam partilhar os seus doujinshi, como também os fãs que aguardam o ano todo para os poder comprar.

Mas a Comiket não morreu! Pela primeira vez o evento ocorreu digitalmente, intitulando-se de “Air Comiket!”. Este decorreu entre os dias 2 a 5 de maio, com a colaboração de vários empresas e organizações. Assim, foi possível reunir os fãs e que, todos juntos, pudessem partilhar e apreciar os seus doujinshi favoritos, apesar da distância física.

 

Air Comiket – Comiket 98 substituída para Versão Digital

  • Anúncio no Twitter da Comiket:

 

O quarto dia de “Air Comiket” terminou. Hoje tivemos 0 visitantes no espaço do evento com um total de 0 visitantes no fim de semana. Obrigado por virem!

 

Para poder animar a comunidade online do evento, o Comité de Preparação da Comiket organizou uma lista de hashtags que os participantes podiam usar ao participar na Air Comiket, para que todos pudessem usufruir juntos.

Começando com a básica hashtag da Air Comiket, #エアコミケ, cada subcategoria da Comiket tinha o seu conjunto de hashtags para que os fãs soubessem onde encontrar os seus temas favoritos, tal como o sistema de secções da Comiket real. A conta da Air Comiket, @comiket_air, também observou e fez retweet das melhores publicações do fim-de-semana, para facilitar a participação de todos.

 

Tudo relacionado com a Comiket ou com a cultura doujin era permitido, inclusive imagens dos eventos anteriores, discussões sobre a organização do evento e auto-promoção daqueles que tencionavam ter uma banca.

 

Retweet da Air Comiket de um participante a mostrar como seria o layout do evento:

 

Por exemplo, autores de doujinshi e clubes foram convidados a criarem tweets sobre as suas atividades, publicitarem as suas publicações e últimos trabalhos com as hashtags, #エアコミケ e #サークル.

Claro que, como em anos prévios, o catálogo online da Comiket esteve disponível, onde círculos de doujin poderiam estar atualizados sobre os projetos na duração do evento. Contudo, este ano, para além de permitir a visualização dos projetos, o catálogo online permitia também comprar os últimos exemplares dos doujinshi favoritos dos fãs, com a ajuda de lojas de livros online. Similarmente, autores também foram acolhidos para postarem links onde se pudessem adquirir os seus trabalhos.

 

Exemplos de tweets:

 

Mas, claro que dentro do público da Comiket não nos podemos esquecer dos fantásticos cosplayers e, apesar dos fãs não terem tido a possibilidade de ver presencialmente cosplays das suas personagens favoritas, o Twitter foi também a solução.

Tal como os artistas de doujinshi, os cosplayers também tiverem direito às suas hashtags para se divulgarem (#エアコミケ #コスプレ) e foram convidados a partilhar os seus projetos mais recentes, assim como sessões fotgráficas antigas e ainda foram encorajados a praticar o hobby em casa!

 

Exemplos de cosplayers que usaram a hastag:

 

Enako, uma cosplayer muito popular no Japão, contribuiu partilhando fotos da Comiket de anos anteriores.

 

Empresas e companhias de impressão que também estavam inscritas para terem uma banca este ano, e aquelas que tinham participado no passado, foram convidadas a participar digitalmente através da partilha de experiências e histórias.

E claro, aqueles que planeavam ir à Comiket com a intenção e comprar e participar no evento poderam, para além de comprar online os seus doujinshi favoritos, podiam usar as hashtags para conectar com os restantes fãs, fazer retweet, e partilhar experiências!

Finalmente o comité preparou um pequeno espaço no palco da Comiket, no qual gravaram atividades no local, para que os fãs pudessem experienciar uma melhor imersão no evento.

 

Despedida da Comiket:

 

Mas não pára aqui! Os fãs puderam ainda receber merchandising bónus do evento em certas compras. Entre esses bonús incluem-se sacos de papel para compras, que estavam inicialmente planeados ser vendidos e que foram oferecidos em compras superiores a 3,000 yen (cerca de 30 euros) em livros online; e a pulseira de entrada da Comiket 98 foi incluída em compras feitas em certas empresas de impressão.

Adicionalmente, foi fornecida a possibilidade de comprar a versão digital do catálogo de doujinshi do evento.

 

Air Comiket - Comiket 98 substituída para Versão Digital

 

Apesar da impossibilidade de estarem juntos este ano, graças aos organizadores e participantes, os fãs puderam manter o espírito do evento vivo e celebrar digitalmente a cultura doujin. Além disso, a julgar pelos comentários no Twitter, os fãs desfrutaram da ocasião.

Apesar de ainda não se saber o destino da Comiket de Inverno, possa ser que, caso todos façam a sua parte e fiquem em casa, os fãs possam estar juntos novamente na Comiket 99 em dezembro.

 


Artigos Relacionados:


 

Fonte: SoraNews24

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.