Por incrível que pareça já estamos a meio do ano! Sinto que 2020, apesar do estado caótico do mundo, está a passar muito depressa. E a verdade é que o K-pop não parou e tivemos muitos lançamentos incríveis nestes seis meses.
Neste artigo vou contar-vos quais foram as dez músicas de girl groups (ou artistas femininas solo) que mais gostei! Confesso que foi particularmente difícil escolhê-las, já que meses como fevereiro e junho foram incríveis para quem é girl group stan.
Antes de começar a lista, gostava de salientar que não me regi apenas pelas title tracks. Eu sei que no K-pop as músicas-principais são as que causam mais impacto, mas penso que devemos ouvir algumas b-sides também. Posto isto, vamos conhecer as melhores músicas kpop de girl groups de 2020, até agora.
A lista não está em ordem de preferência, mas sim de acordo com a data a que as músicas foram lançadas.
As Melhores Músicas KPOP de Girl Groups de 2020 (até agora)
GFRIEND – Labyrinth
Não sou particularmente próxima de GFRIEND, apesar de conhecer praticamente todas as titles tracks. Labyrinth foi lançada em fevereiro no mini-álbum com o mesmo nome, no entanto o single principal foi Crossroads. Acabei por descobrir esta b-side quando me deparei com uma atuação delas no Youtube e vi o cabelo rosa da Eunha… e acabei rendida.
Rocket Punch – Bouncy
Já fiz um artigo onde vos apresentei o rookie group da Woolim Ent. e enumerei as minhas músicas favoritas delas. Apesar de não terem chamado muito à atenção do público internacional, sou apaixonada por Rocket Punch desde o debut. E Bouncy só acentuou o meu carinho por elas. A música remete-me a lançamentos mais antigos da música coreana: as cores, a dança, o vídeo com um tom cómico.
Dreamcatcher – Scream
Os fãs ficaram de coração apertado quando foi anunciado que a integrante Handong iria concorrer num survival show chinês. Assim, Dreamcatcher lançou o seu primeiro álbum completo com apenas seis integrantes. Ainda assim, Scream superou todas as nossas expectativas. E foi muito fofo o facto de terem colocado uma sétima dançarina para representar a Handong.
ITZY – WANNABE
Sem dúvida, um dos comebacks mais esperados do ano. Wannabe tornou-se a minha música favorita do grupo. Concordo que a mensagem de amor próprio do ITZY está a ficar um pouco saturada, mas a sonoridade delas continua a ser algo exclusivo no K-pop. E não podemos deixar de lado a coreografia super complexa e que as meninas executaram na perfeição durante as promoções.
(G)I-DLE – Oh my god
É praticamente unânime que este grupo é a maior promessa da quarta geração e o diamante da Cube. No entanto, era muito difícil superar Lion e deixar os fãs estupefactos de novo. Bem, mais uma vez a Soyeon produziu uma música impecável e que se tornou o maior sucesso das (G)I-DLE, rendendo-lhes várias wins em programas musicais e mais de 80 mil cópias vendidas.
Apink – Drumhdurum
O único problema de Apink é demorar tanto tempo para regressar. Este ano as meninas completaram nove anos juntas, sendo dos poucos grupos femininos a conseguir tal proeza. E a verdade é que ano após ano, elas continuam a trazer músicas fantásticas. Drumhdurum traz um conceito semelhante a I’m so sick e Eung Eung, mostrando a classe das integrantes e o poder vocal delas.
TWICE – Shadow
https://youtu.be/vThevKMD7CA
More & More foi um retorno especial para os fãs, uma vez que voltamos a ter as nove integrantes reunidas. E concordo que a música mereceu a repercussão super positiva que teve, mas Shadow conquistou-me completamente. É um trabalho mais maduro em relação aos vários lançamentos de TWICE, não deixando de ser um refrão que nos fica na cabeça.
IZ*ONE – Secret Story of the Swan
Quando SSOS saiu eu não fiquei muito convencida. Fiesta foi uma das músicas que mais ouvi este ano e este comeback pareceu-me morno em comparação aos anteriores lançamentos do grupo. Mas conforme fui ouvindo mais vezes, a música foi crescendo em mim. A verdade é que Iz*One nos habituou a uma certa sonoridade e SSOS tem uma construção diferente.
NATURE – Girls
Apesar de conhecer praticamente todos os lançamentos de NATURE, o facto da line-up mudar constantemente mantém-me afastada do grupo. Quando Girls saiu, a Internet foi à loucura. O conceito deste comeback é completamente diferente do último lançamento delas. No entanto, penso que elas acertaram. O tom mórbido e a coreografia que nos conta uma história encaixaram-se muito bem com as integrantes – que têm um talento ímpar diga-se.
Hwasa – Maria
Como assídua Moomoo, é óbvio que o retorno da Hwasa – desta vez com um mini-álbum – era muito aguardado. Felizmente este retorno veio a tempo de entrar nesta listinha. A maknae das Mamamoo brindou-nos com uma obra de arte e com um vídeo muito profundo.
As melhores músicas KPOP de Girl Groups de 2020 (até agora)
E estes foram os lançamentos de 2020 que eu mais gostei. Claro que isto é só a minha opinião e aposto que vocês também têm recomendações para me dar! Por isso, contem-me com que músicas concordam e quais as que acrescentariam.
Artigos relacionados
Top 10 Músicas de Girl Groups de 2019 – KPOP
Top 12 Melhores Músicas das TWICE -Escolha do Baltas
TWICE no topo das Tabelas com MORE & MORE