“Pain”
O segundo episódio de Atack on Titan 3, à semelhança do seu anterior, voltou a ter um pouco de tudo aquilo que caracteriza esta obra desde o seu início: ação, suspense e uma enorme onda de mistério. A única ausência notória foi mesmo a dos Titãs. Estes parecem ter perdido o protagonismo para a ameaça que vem do interior das Muralhas. Um fundamento corroborado pelas palavras de Levi, que nos chegam através de Mikasa.
Daqui em diante, também vamos combater contra Humanos, não apenas Titãs.
Attack on Titan 3 Episódio 39 – Animação
Após o desfecho do episódio de estreia, era mais do que previsível um segundo capítulo a arrancar preenchido pela ação. Um panorama que durou bastante tempo, para agrado de qualquer adepto deste tipo. Por esta altura, se ainda restavam dúvidas da qualidade da animação de Shingeki no Kyojin 3, creio que elas foram todas dissipadas.
Inevitavelmente, grande parte deste mérito advém do duelo entre Kenny The Ripper e Levi nos ares. Absolutamente fantástico! Os pormenores, a fluidez, e a gestão do ritmo dos vários momentos da cena estão brutais, como é o caso de quando Levi atira a sua espada contra Kenny.
De facto, chego a pensar que o Wit Studio até mostra trabalho a mais. Dadas as caraterísticas do vertical maneuvering, vários movimentos são tão rápidos e fluídos (como têm que ser!!!) que nem nos é possível apreciar por completo a sua qualidade. A não ser que os voltemos a ver, e a rever, e a rever, indefinidamente.
Attack on Titan 3 Episódio 39 – Levi vs Kenny
Ainda continuo sem perceber se os responsáveis por esta série fizeram bem em antecipar este duelo no anime, comparativamente ao que acontece no manga original. Provavelmente sim, dado o hype que conseguiram gerar na estreia desta terceira temporada. No entanto, o resultado final também dependerá de como fizerem a ligação mais à frente. A ver vamos.
Relativamente ao combate em si, o que mais me chamou à atenção foi a separação do duelo em duas partes distintas, ambas de grande valor. Um primeiro momento nos ares, no qual vimos um Levi, ainda que só por breves instantes, totalmente diferente do habitual. Um Levi assustado, quase em pânico, contrário ao Levi sereno e de aspeto sério que desde cedo nos habituamos a ver.
Posto isto, aquele segundo momento dentro do bar. Uma cena que acentuou o mistério em torno do relacionamento entre estas duas personagens e que culminou com uma “tirada da cartola” de Levi a fim de conseguir escapar a Kenny The Ripper.
Attack on Titan 3 Episódio 39 – A escolha de Armin
O corpo franzino e a cara insegura de Armin Arlert continuam a enganar muito bem o espectador. Se nunca esteve em questão a sua inteligência e capacidade de análise às diversas situações, já o panorama que diz respeito à sua coragem é um pouco diferente.
Todavia, este episódio foi mais uma “bofetada de luva branca” aos que lhe apontam o dedo com convicção nesse sentido. Uma chapada que fez ricochete e atingiu os fãs de Jean Kirstein.
Armin “sujou as mãos” para salvar a pele de Jean. Contudo, acho oportuno realçar que a posição das duas personagens era diferente, o que fez toda a diferença. Pessoalmente, caso Armin se visse na posição de Jean, não me acredito que seria capaz de puxar o gatilho. Armin só disparou porque a vontade de salvar Jean venceu o medo e o terror de assassinar alguém.
Esta foi uma situação inesperada que culminou naquele belo diálogo onde Levi, Armin e Jean foram os principais intervenientes. A conversa foi capaz de deixar no ar a dúvida sobre a hesitação de Jean. Apesar de ter comprometido a sua vida, não terá sido a atitude mais correta? Afinal de contas, o inimigo também hesitou.
Um tema muito interessante e propício de reflexão que agora fica a “marinar” nas nossas cabeças por culpa do Levi. Seja como for, se todos estão vivos é por mérito de Armin.
Attack on Titan 3 Episódio 39 – A conspiração do Interior
Os Survey Corps são os novos criminosos da trama. Até aqui não restam dúvidas, dados os vários planos que constituam este episódio 39. Nomeadamente, a reunião entre o Rei e os seus conselheiros, o isolamento de Erwin, a posição de Kenny, e as confissões dos membros do exército do Interior.
Posto isto, falta agora saber qual a dimensão de todo este enredo que começa a sair das sombras. Tendo em conta todos os envolvidos, a par das confissões de um dos soldados do Interior sobre a eliminação das várias ameaças à paz dentro das Muralhas, este será um assunto com “muito pano para mangas” nos próximos capítulos. Isto está a aquecer!
Enquanto o tema está no “forno” a aquecer, vamos nos divertindo com as expressões e comportamentos de Levi e Hange nos interrogatórios. Comportamentos peculiares que só poderiam pertencer a esta dupla.
Attack on Titan 3 Episódio 39 – O Ending
O final do episódio 39 apresentou-nos o ending desta terceira série. Um encerramento que foi buscar elementos a Attack on Titan 2. Digo isto porque o vídeo adopta um estilo visual muito semelhante ao ending da temporada anterior, ao mesmo tempo que a música escolhida (“Akatsuki no Chinkonka“) faz lembrar a interpretada no opening anterior. Ambas claro, da autoria dos Linked Horizon.
Attack on Titan 3 Episódio 39 – Conclusão
Por esta altura, tenho a dizer que Attack on Titan 3 está a decorrer a bom ritmo, ainda que em alguns momentos esteja a acelerar demasiado as coisas. Falo concretamente da negociação de Levi com a Reeves Company, que foi estabelecida num ápice, a par do aparecimento de Rod Reiss. O rapto de Eren e Historia foi demasiado fugaz entre o momento da sua real captura e a presença diante deste novo personagem.
Sem Titãs, a história está-se a aguentar muito bem, ainda que esta situação deixe uma dúvida no ar. Os ataques dos Titãs às Muralhas pura e simplesmente pararam assim do nada? Ou estarão relacionados com esta intervenção a partir do Interior?
Por último, a revelação do apelido de Levi foi tão rápida que pode ter escapado a quem teve a ousadia de se distrair durante o episódio. Poderá Levi ser familiar de Mikasa? Pelo menos a nível de controlo do vertical maneuvering e derrube de Titãs os dois estão num nível muito próximo um do outro.