A Pressa | Bakuten!! Episódio 2 – Opinião

por Cátia Coelho
bakuten anime episodio 2 shotaro futaba treino animação resenha

Cá estou eu para analisar o segundo episódio! Como é óbvio o nível de visualizações nas opiniões de Bakuten!! não tem nada a ver com as dos restantes anime que já fiz, no entanto até fiquei surpreendida que o artigo do episódio 1 teve várias pessoas a ler e durante um tempo médio de mais de 3 minutos. Espero é não ter assustado ninguém.

Vamos lá a mais uma análise!

 


Ler aqui todas as análises semanais a Bakuten!!


 

A Pressa | Bakuten!! Episódio 2 – Opinião

 

É uma pena o enredo acelerado


bakuten personagens review

 

Como disse na análise ao episódio 1 não vejo muitos anime de desporto, mas aqueles que vi entendi que o predominante na narrativa, que me fez gostar e continuar a ver (às vezes várias temporadas) foi o facto de conseguirmos acompanhar a evolução do protagonista na sua mestria da actividade em questão. Achei que Bakuten!! iria seguir esse caminho à risca, só que me esqueci completamente que se trata de um anime original, que terá apenas 12 episódios no total e que é ainda um projecto de promoção. Não posso esperar que façam mais uma temporada, portanto a história terá de ser contada nos meros 12 capítulos disponíveis, fazendo com que várias partes do desenvolvimento da mesma tenham de ser cortadas.

 

bakuten anime treino review

 

Bakuten!! está a fazê-lo, só não da forma que eu gostaria. No primeiro episódio tivemos a apresentação do desporto de ginástica rítmica masculina ao Futaba, que nem sabia que existia e logo depois a sua junção ao clube da escola. Vimos que ele até podia ter jeito para a coisa pelo seu passado desportivo, o que faz sentido. Neste segundo episódio, que deveria ser apenas uma continuação da sua introdução à ginástica rítmica, já ultrapassámos várias etapas. Entendemos que ele tem treinado mas pouco é mostrado, dando até a impressão que passaram dois dias e já está. Fosse assim no mundo do desporto e eu não estaria aqui. Ainda me lembro bem das 3h a 4h de treino seguidas que tinha e mesmo assim não aprendi a fazer muitos exercícios em condições.

 

bakuten anime episodio 2 shotaro futaba treino

 

Mas a culpa neste caso não é do anime, é minha que queria ver mais da jornada. Ele está a entregar aquilo que se poderia esperar, não se pode exigir mais. Só que sou eu que estou a analisá-lo e claro que deixo aqui as minhas reticências.

O segundo episódio foi bom, mas se existissem mais episódios disponíveis tenho a certeza que poderia ter sido melhor com um desenvolvimento mais lento. Bem, vejamos o que os próximos episódios me reservam.

 

Melhor animação que o primeiro episódio!


bakuten anime episodio 2 shotaro futaba treino animação resenha

 

A animação desta anime é uma coisa linda de se ver, um regalo para uns olhos cansados ao final da noite. Ainda por cima foi bastante superior ao primeiro episódio e a parte dos backflips ficou extremamente bem feita, notando-se o cuidado da produção nestas cenas.

Também é facto que sentimos isto pelo não uso de CGI como nas performances de grupo do episódio anterior. Realmente ver um backflip feito em 2D tem todo outro sentimento e a forma como animaram elevou ainda mais a cena. Sei que quando tivermos performances de grupos iremos ver o 3D de novo em acção, o que é sempre triste, mas “tem de ser”.

Aqui ficam algumas cenas muito bonitas. Podem clicar nas setas para verem mais.

 

 

Companheirismo


bakuten anime episodio 2 grupo amizade

 

Algo interessante em Bakuten!! é que ninguém é um enjoadinho que quer ser melhor que os outros e estragar a vida ao protagonista. Existe uma aliança entre os elementos da agora equipa que até é refrescante de ver. O “enjoadinho” aqui serão as equipas das outras escolas com quem irão competir, de certeza absoluta, sendo eles contra o mundo como uma linda família.

Aliás a parte em que eles estão a interagir no dormitório também é muito boa, pois quebra as cenas sistemáticas de treino – e qualquer pessoa “normal” tem mais da vida além do desporto que pratica, né.

 

 

O uso do pássaro ou das penas


bakuten anime episodio 2 pássaro penas analisar

 

Já entendemos desde o episódio 1 que os pássaros e as penas são uma metáfora para os sentimentos do Futaba nesta nova fase da sua vida, como a ginástica o permitiu sentir-se livre, entusiasmado e a fazer algo que gosta, ter soltado as amarras e voado em direcção aos seus sonhos. Gostei do uso e acho que faz bastante sentido. Todavia, tem de haver um controlo sobre quando utilizar esta comparação no anime, para não saturar.

Felizmente o episódio controlou-se bem nesse quesito. Logo no início quando ele pisa pela primeira vez no tapete e apareceu a cena das penas, logo pensei “mas agora vamos estar sempre a ver isto?“. Felizmente só mais para o final voltou a aparecer. Espero que não abusem deste artefacto, visto que poderá ficar saturado e perder o seu significado muito rapidamente, o que seria uma pena.

A escolha de um pássaro para expressar os sentimentos também está presente no nome do protagonista, já que “Shotaro” se escreve com o kanji de voar ou planar, sendo perfeito, como eles dizem, para a ginástica rítmica. Tudo é um jogo bem enlinhado e pensado.

Já agora, como curiosidade, o pássaro abordado parece ser um pega-azul ou rabilongo (cyanopica cyanus) que é nativo do sul da Península Ibérica (Portugal e Espanha) e também da China, Coreia, Japão, norte da Mongólia e sul da Rússia. Não consegui encontrar mais informações sobre se o pássaro possui alguma simbologia no Japão, mas se alguém souber que me diga nos comentários sff para acrescentar aqui.

 

Imagem da Pega-Azul por J. Patrick Fischer – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17983797

 

 


Pensamentos Finais:

 

  • O ending é tão melhor que o opening!

 

  • O que será que se passa com o “cara de tacho”? Façam apostas. Mau ambiente familiar, pais abusivos, trabalho infantil, parente doente…?
Protect this file

Bakuten Episódio 2 – Opinião

 

  • Esta cena no opening dá assim a entender que eles farão parte das Olímpiadas de Tóquio

bakuten opening olimpiadas análise

 

  • Quando estás cercado por vendedores da Oriflame

bakuten equipa ginástica review

 

  • Este loiro cujo nome ainda não sei é tãoooo engraçado!
bakuten equipa ginástica loiro comentário

Bakuten Episódio 2 – Opinião

 

  • Mais material de boa qualidade

bakuten dormitorio anime

 

  • Eu quando sou confrontada com as responsabilidades da vida
bakuten episodio 2 resenha

Bakuten Episódio 2 – Opinião

 

  • Devia ser pecado mostrar isto…

bakuten episodio 2 comida opinião analise

 

E vocês, o que acharam deste segundo episódio de Bakuten!!?

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.