Boku no Hero Academia – Shueisha emite Pedido de Desculpas pelo Nome do Vilão

por Pedro Costa
Boku no Hero Academia - Shueisha emite Pedido de Desculpas pelo Nome do Vilão

Na passada sexta-feira (7 de fevereiro de 2020), após a remoção alargada do manga e anime de Boku no Hero Academia de plataformas digitais Chinesas, o staff da Shueisha (editora da Weekly Shonen Jump) emitiu um segundo pedido de desculpas em Japonês, Inglês, Mandarim, Cantonês e Coreano.

 

Boku no Hero Academia – Shueisha emite Pedido de Desculpas pelo Nome do Vilão:

 

No comunicado pode ler-se:

Pedido formal de desculpa pelo nome usado em Boku no Hero Academia na edição 10, 2020, da Weekly Shonen Jump.

No que concerne à personagem “Maruto Shiga” – a qual apareceu no capítulo #269 de Boku no Hero Academia (Weekly Shonen Jump edição 10, 3 de fevereiro de 2020), um grande número de leitores da China e outros países apontou que o nome evoca memórias de um trágico passado. “Shiga” é parte do nome de outra personagem, e Maruta (kanji: redondo + gordo) reflecte a aparência da personagem em questão. Qualquer aparente referência a eventos históricos foi completamente não intencional. Apesar disso, o papel da personagem enquanto um médico para a organização do mal, combinado com o seu nome, acabou por ser doloroso para os leitores estrangeiros na China e em outros lugares. O departamento editorial devia ter tirado mais tempo de antemão para reflectir sobre isto. Não o fizemos e, por isso, lamentamos profundamente.

Com toda a sinceridade, apercebemos-nos da gravidade do assunto e vamos mudar o nome tanto no lançamento do volume impresso e, assim que possível, na versão digital do capítulo.

De forma que este tipo de problema não ocorra novamente daqui para a frente, pretendemos dedicar as nossas energias para aprofundar a nossa compreensão sobre uma variedade de assuntos históricos e culturais. Ao estarmos mais intimamente conscientes dos pensamentos e sentimentos de todos aqueles de todos os estilos de vida, entregaremos manga que possam ser adorados por todos.

7 de fevereiro, 2020
Shueisha

 

Kohei Horikoshi - 1º Estrangeiro a Vencer Comic Award Coreano

 

A mensagem da Shueisha incluiu também um pedido de desculpa adicional proveniente do criador do manga, Kōhei Horikoshi:

Ao usar o nome “Maruta Shiga” no capítulo #259 de Boku no Hero Academia, ofendi profundamente um grande número de leitores. Lamento verdadeiramente por isto. A personagem – com profunda reverência e querendo sentir-se mais próximo do ex-boss da League of Villains, All For one – decidiu pegar em parte do sobrenome de All For One (Shigaraki) e assumi-lo como seu (Shiga). Eu dei-lhe o primeiro nome “Maruta” porque ele é redondo e roliço. Qualquer outro significado é coincidência e eu não tinha absolutamente nenhuma intenção de magoar tantos leitores, o qual sei agora que o fiz. Peço desculpa do fundo do meu coração.

De hoje em diante, farei o meu melhor para garantir que este tipo de coisa nunca mais aconteça.

Kōhei Horikoshi

 

Boku no Hero Academia muda Nome de Personagem após Controvérsia

 

Recordamos que o verdadeiro nome inicialmente dado à personagem foi entendido por muitos como uma referência a vítimas de experimentação humana durante a Segunda Guerra Mundial. (ver acima a notícia completa)

 

 


Conhece a nossa Loja ptAnime!

T-Shirt Boku no Hero Academia – Go Beyond!

All Might Grandista Bandai Spirits – Boku no Hero Academia

Caderno A5 Mirio Togata – Boku no Hero Academia

My Hero Academia Volume 1


 

Artigos Relacionados:

 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.