Há cerca de dois meses, o ilustrador do light novel Boogiepop and Others (Boogiepop wa Warawanai), Kouji Ogata, tweetou a sua insatisfação relativamente aos designs de personagens que foram criados para a adaptação anime. A Kadokawa colocou online um comunicado oficial em resposta a esta situação.
Se não estás a par passa por aqui primeiro:
Ilustrador de Boogiepop descontente com os novos Designs
Boogiepop Anime – Kadokawa pede Desculpa ao Ilustrador
A companhia confirmou que a Madhouse está a produzir o anime de acordo com os planos e instruções da Kadokawa. A empresa após ver o tweets de Ogata deu início a uma investigação de modo a compreender o sucedido. Devido a uma falha de comunicação dentro da Kadokawa, apenas uma parte do material que continha os designs do Ogata foram enviados para aprovação. Apesar de Ogata ter comunicado diretamente com a Madhouse, o estúdio não pôde responder devido a ter que seguir os protocolos de hierarquia de comunicação estabelecidos pela Kadokawa.
Em meados de abril a Kadokawa reuniu-se com Ogata para esclarecer todos os problemas que estavam a surgir relativos aos designs das personagens. O desentendimento ficou resolvido e Ogata deu “luz verde” para que a produção pudesse continuar. Após o sucedido a Kadokawa iniciou o processo de rever todas as políticas relativas à forma como é realizada a comunicação entre empresas.
A Kadokawa reiterou que ninguém na Madhouse, nem o diretor Shingo Natsume, nem o designer de personagens Hidehiko Sawada, tomaram decisões unilaterais no que diz respeito ao progresso da produção da adaptação anime. A companhia afirmou que os rumores sobre a rescisão de contrato do diretor são falsos. Terminou o comunicado a pedir desculpas à Madhouse, à equipa técnica de produção e ao Ogata pelas falhas de comunicação e pelas falhas que existem na forma como a informação é partilhada entre empresas.
Após o comunicado da Kadokawa, Ogata comentou a desculpar-se pela forma como abordou a situação e entende que a forma como a tratou poderia ter levado a “mal-entendidos por parte da equipa técnica de produção”. Confirmou que se reuniu com o departamento editorial e de animação da Kadokawa, em abril, onde reconheceram que as ilustrações foram utilizadas sem o consentimento, sem a revisão e sem a aprovação dele. Acrescentou que a situação está resolvida e que vai “suportar este projeto como o ilustrador original da obra”.
Terminou a agradecer toda gente que o apoiou durante o processo.
Boogiepop and Others Light Novel – Análise
Sinopse
Existe uma lenda urbana, que as crianças contam umas às outras, que diz que existe um Shinigami com o poder de curar todos os males que alguém possa estar a sofrer. Este “Anjo da Morte” tem um nome: Boogiepop. Estas lendas são mais que lendas, são uma realidade. O Boogiepop é real.
A certo momento decorre uma série de desaparecimentos que envolvem jovens estudantes da Shinyo Academy. A polícia e a faculdade assumem que são apenas atos rebeldes da juventude. Mas Nagi Kirima consegue ver a verdade. Algo misterioso está a acontecer. Será o Boogiepop ou algo ainda mais sinistro?
A Madhouse já tinha adaptado Boogiepop a série anime, em 2000.
Fonte: Anime News Network