Detective Pikachu Filme – Análise

por Bruno Sales
Detective Pikachu Filme - Análise

Esta quinta-feira estreou a esperada primeira adaptação live-action da franquia Pokémon intitulada de Detective Pikachu. O filme é baseado na história do jogo Detective Pikachu para a 3DS  e foi produzido pela Legendary Pictures e Warner Bros.

Conta com Ryan Reynolds a dar a voz a Pikachu, Justice Smith a interpretar Tim Goodman e Kathryn Newton a interpretar Lucy Stevens.

 

Detective Pikachu Filme – Análise

Pokémon sempre esteve comigo desde pequeno e foi uma surpresa gigante saber que estava em produção um filme live-action baseado na minha franquia de jogos favorita. Mas como qualquer fã da franquia várias questões sobre o filme foram levantadas tais como:

  • Como seria a aparência dos Pokémon num filme real?
  • Como iriam adaptar a história dos jogos Pokémon num filme?
  • Que jogo iriam escolher para adaptar?
  • O quão fiel seria o filme ao universo Pokémon?

Várias destas perguntas foram respondidas com o lançamento do primeiro trailer que deixou a comunidade dividida devido à escolha da aparência dos Pokémon e a escolha de adaptar um jogo que é desconhecido por grande parte dos fãs que levou a pensarem que seria uma história original.

 

Detective Pikachu Filme – Adaptação

Como referido anteriormente o filme baseia-se num jogo spin-off para a 3DS, Detective Pikachu, de 2018 (2016 no Japão). O jogo teve um lançamento fraco e passou ao lado da maioria dos fãs da franquia tornando-se um jogo sem relevância na comunidade.

Com a chegada do primeiro trailer do filme e ser revelado que o filme iria adaptar este jogo para a 3DS decidi experimentá-lo para saber o que esperar do primeiro live-action da franquia.

 

Detective Pikachu Filme - Análise

 

Ao experimentar o jogo percebi o porquê de este ser desconhecido por grande parte da comunidade e ter tido vendas péssimas, em comparação com os outros jogos da franquia. A jogabilidade do jogo era repetitiva e demasiado fácil o que tornou jogar o jogo durante os seus nove capítulos secante e maçador.

Detective Pikachu Filme - Análise

 

A adaptação para filme seguiu o enredo original do jogo mas sofreu diversas alterações que tornaram um jogo desinteressante num filme divertido e entusiasmante. Na minha opinião o filme ser uma adaptação demasiado fiel ao jogo conseguiu desmitificar o tabu de que as adaptações devem ser sempre fies ao seu material original.

 

Detective Pikachu Filme – Design dos Pokémon

Para a adaptação live-action do filme foi escolhida uma abordagem realista para o design dos famosos monstros de bolso. Com a chegada do primeiro trailer houve um grande choque por parte dos fãs ao verem os pokémon com um design realista pela primeira vez num produto oficial do Pokémon o que dividiu a comunidade em discussões sobre o design escolhido.

 

Detective Pikachu Filme - Análise

 

Embora seja uma novidade esta abordagem realista aos Pokémon em produtos oficiais, sempre foi uma abordagem popular entre fãs que partilhavam desenhos de como seriam certos Pokémon na vida real.

Na minha opinião o design escolhido para os Pokémon conseguiu tornar-los reais dentro do universo do filme. O que faz com que o espectador pense neles como seres vivos e criem afeto por estes que numa abordagem menos realista não é possível.

 

Detective Pikachu Filme – Fidelidade Com os Jogos

Embora o filme não seja uma adaptação completamente fiel ao jogo do qual a história é adaptada, o filme é fiel até aos pequenos detalhes do universo Pokémon.

Tanto o Design como o comportamento dos Pokémon corresponde ao seu registo na Pokédex dos jogos principais da franquia, como por exemplo o Mr. mime ser feito de brinquedos e encontrar-se dentro de um espelho invisível ou o Psyduck rebentar ao ficar com stress.

 

Detective Pikachu Filme - Análise

 

O ambiente encontra-se cheio de referências e os acontecimentos e falas fazem sentido perante o enredo das sete gerações dos jogos principais. Um dos detalhes que me marcou foi a utilização da expressão “Oh my Arceus” invés de “Oh my god” (Oh meu deus), que referencia o criador do universo Pokémon, Arceus.

 

 

Conseguiria Ver o Filme Sem Conhecer Pokémon? 

Mesmo sendo fiel e tendo muitas referências ao universo da franquia o enredo é acessível a quem desconheça a franquia. O filme começa com uma breve introdução sobre como funciona o universo Pokémon para quem não tem conhecimento de como funciona, ao mesmo tempo que explica o enredo inicial do filme para entusiasmar tanto os fãs como os não fãs.

Porém acredito que quem conheça a série desfrutará mais da experiência.

 

Juízo final

Embora o filme seja fiel ao universo Pokémon e a adaptação uma melhoria perante o jogo original, a história é demasiado simples e previsível, sendo este um ponto negativo do filme. Embora o enredo seja escrito a pensar num público mais novo as piadas presentes no filme e referências tornam o filme divertido também para o público mais velho.

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.