O crowdfunding (angariação de fundos) da empresa IndieGoGo para expandir o dormitório de baixo custo para animadores, com o objetivo de alojar não seis animadores mas oito, encerrou. A meta era alcançar o total de 8952 euros (aproximadamente 1.03 milhões de yenes) mas apenas conseguiu alcançar o valor de 7,351 euros (aproximadamente 849,00 yenes) através de 175 donativos. Todavia, o seu objetivo é considerado “flexível”, o que significa que a empresa guardará o valor até aí arrecadado.
Dormitório para Animadores não atinge objectivo | Expansão
O dormitório é o resultado do trabalho duma organização não lucrativa, Animator Supporters, cujo objetivo principal é aliviar a carga financeira que incide sobre os animadores que acabaram de iniciar as suas carreiras no mundo da animação. A renda em Tóquio é extremamente alta, e pelo contrário o salário base para animadores novatos é de apenas 90,000 yens (795 euros), de acordo com a pesquisa da Associação de Criadores e Animadores Japoneses (Japan Animation Creators Association (JAniCA)), em 2009. Contudo, um jovem animador não espera receber mais que 60.000 yens (530 euros) – a um número de 300 ilustrações por mês. Uma “tarefa que desafia verdadeiramente um animador no início da sua profissão” de acordo com a empresa. O problema é agravado pelo elevado número de horas que os animadores trabalham, que exclui a possibilidade de conseguirem um segundo emprego.
O Animator Dormitory, que fica localizado em Asagaya, cobra por mês 30,000 yens (260 euros) de renda, incluído utilitários. O dormitório foi originalmente fundado em 2014, por outra empresa IndieGoGo. Abriu portas em 2015 com um quarto para dois animadores, e mais tarde expandiu o seu espaço através de uma campanha bem-sucedida de crowdfunding.
O dormitório também disponibiliza um meio ambiente social que encoraja os animadores a frequentarem ações de formação de modo a que progridam nas suas carreiras. O dormitório é baseado no modelo de Tokiwa-sõ o, um pouco deteriorado mas barato, complexo de apartamentos em Tóquio que alojou inúmeros mangakas importantes nos anos 60, incluindo entre eles Osamu Tezuka, Fujio Akatsuka, e Shotaro Ishinomori. A Kyoto Animation inaugurou um apartamento similar para mangakas. Entretanto, o apartamento original Tokiwa-sō dará lugar a um museu.
>Artigos Relacionados: Más Práticas estão a destruir a Indústria Anime!
Fonte: Anime News Network